Search
Search
Close this search box.
Mochilões e Mochilinhas

3 dias em San José

Índice

Dia 1 – quinta (14/03/2013)

Saímos de Puerto Viejo com a empresa Exploradores Outdoorsque organiza diversos passeios de aventura pela Costa Rica, para fazer o rafting super recomendado no Rio Pacuare. O bacana de fazer o rafting com esta empresa é que você pode sair de Puerto Viejo e ser deixado na volta em San José, ou vice e versa, e não vai pagar mais por isso.

Se quiser saber mais sobre nossa estadia em Puerto Viejo, clique neste post.

Achei isso ótimo porque economizamos no transporte e o transporte público nos país é bem caro, para nossos padrões. 

Rafting no Rio Pacuare

Depois de algumas horas de viagem dentro do micro ônibus, com direito a um guia bem animado explicando histórias dos locais por onde passamos, chegamos à base da empresa, perto do Rio Pacuare. Neste lugar tem lockers enormes, onde pudemos guardar nossas mochilonas com segurança. Tivemos direito a um café da manhã bem caprichado, e ficamos esperando o outro grupo vindo de San Jose chegou para juntar-se a nós.

Saímos em direção ao rio na maior animação. Em pouco tempo, já estávamos nos botes, prontos para começar a nossa aventura no Rio Pacuare. O trajeto feito por esta empresa tem quedas de classe II, III e IV, sendo a classe V a mais “tensa” no ranking de quedas.  Todo o passeio foi incrível. O visual é lindo, o guia era engraçado e os companheiros de bote eram bastante animados.

Ah, informação interessante: neste rio gravaram o filme Jurassic Park. Bacana, né?

Ficamos umas 4 horas dentro do bote, mas pareceu muito menos, porque adoramos tudo. Recomendo demais!

Saímos do rio e voltamos para a base da empresa, onde almoçamos uma comida maravilhosa. Compramos uns souvenirs, pegamos nossas mochilonas e fomos para o micro ônibus que ia para San José.  Que viagem gostosa…. a estrada tem muitas curvas, mas o motorista foi bem devagar e deu para curtir bastante a paisagem e depois, o soninho. rs

Nosso albergue em San José

Chegamos em San José depois de algumas horas e fomos deixados no nosso albergue, como prometido. Descobrimos que o nosso albergue, o Hostel Urbano não fica em San Jose, mas em uma cidade colada nela, perto da Universidade mais importante do país. É uma região de jovens, repleta de bares e restaurantes, bem bacana mesmo. Como chegamos mortos de cansaço no quarto, só deu tempo de tomarmos banho para dormir.

Dia 2 – sexta (15/03/2013)

Acordamos sem pressa, comemos o café da manhã disponível (panquecas com manteiga) e saímos para conhecer a cidade. Deixamos as roupas na lavanderia e depois pegamos um ônibus para a cidade de San José.  De acordo com o mapa que pegamos no albergue, há um caminho que eles indicam para turistas passando pelos pontos principais da cidade, e lá fomos nós.

Conhecendo San José

Descemos do ônibus no ponto inicial da caminhada e seguimos o mapa passando por vários pontos turísticos, entre eles a Biblioteca Nacional, o Parque Nacional, a Igreja Santa Teresita, o Prédio dos Correios, o Parque Espanha, o Teatro Municipal, a Catedral Metropolitana, etc.

Depois de um tempo, me dei conta que San Jose é uma cidade silenciosa. Sim, silenciosa. Por causa dos terremotos, a cidade quase não tem prédios, apenas casas e prédios baixos. Com isso, o barulho dos carros e ônibus não fica abafado nas ruas, sabe? O barulho consegue se dispersar por cima das casas, então a sensação é de cidade muito mais silenciosa que o normal.

Almoço em San José

Comemos no MC Donalds (saudades!) e continuamos passeando, até quase anoitecer. Pegamos o ônibus de volta para o albergue, passamos na lavanderia para pegar as roupas e voltamos para o albergue. Nos arrumamos e fomos conhecer um bar perto, bem bacana por sinal, o Jazz Cafe Club. Fizemos hora lá e depois encontramos uma amiga de uma amiga, que acabei conhecendo via Facebook.

Fomos com ela em um lugar do outro lado da cidade, muito bacana mesmo, o La Oveja Negra. Comemos uns quitutes deliciosos e provamos cervejas nacionais que também estavam ótimas. Foi uma noite muito agradável!

Curiosidades da Costa Rica

Ela comentou conosco que na Costa Rica todas as escolas ensinam espanhol e inglês e que a faculdade federal é excelente e nem é tão difícil de entrar. Disse que a Costa Rica não tem exército (!!!!) e que é a segunda casa dos americanos (por isso a enorme quantidade de lojas americanas em San José).  O sistema de saúde funciona perfeitamente e a qualidade de vida lá é ótima. Além disso, eles não possuem zoológico, mas apenas santuários como aquele que visitamos em Puerto Viejo. Só informação legal, né? Faz a gente morrer de amores pelo país!

Dia 3 – sábado (16/03/2013)

Acordamos, tomamos café da manhã e fomos até a recepção perguntar sobre transporte até o Vulcão Poás ou Irazu. Tivemos a infeliz surpresa de ouvir que os ônibus que fazem o trajeto saem super cedo de San Jose e portanto, tínhamos perdido essas opções. Parece que demora um pouco para chegar até eles e eles fecham cedo, então tínhamos que ter nos planejado para acordar mais cedo.

Alugando carro na Costa Rica

Depois da frustração passada, tivemos a ideia de alugar um carro e fazermos o trajeto por nossa conta. Aliás, nós faríamos todos os trajetos por nossa conta, ou seja, rodaríamos a Costa Rica de carro, plano que não estávamos querendo executar quando ainda estávamos no Brasil. Ficamos com preguiça de alugar quando ainda estávamos no Rio, porque lemos que os transportes públicos eram ótimos. Só que, chegando a San José e perguntando para os funcionários do hostel, tivemos a confirmação que os transportes são muito caros. Saía mais em conta alugar um carro.

Assim fizemos. Nos arrumamos correndo e pegamos um taxi para a loja de aluguel de carros, que fechava em pouco tempo. Conseguimos pegar o carro e fomos direto para o Vulcão Irazu, sem GPS, somente com mapa em papel. Que tenso, viu..Sabíamos que o parque do vulcão fecharia cedo e que ainda tínhamos uma demorada estrada pela frente, mas algo me dizia que ia dar certo. E deu! =D

Parque do Vulcão Irazu

Depois de algumas horas numa estr ada bastante curvilínea, com casas floridas e motoristas educados, chegamos ao Parque do Vulcão Irazu, que é bem interessante.

O único problema é que tanto eu quanto o Celo começamos a passar um pouco mal. Talvez pelo stress, pela altitude ou pela comida do dia anterior…não sei. Sei que quando estávamos lá em cima, não víamos a hora de voltar para a cama. Pegamos a estrada todinha de novo e quando chegamos perto do albergue, achamos um estacionamento privativo e deixamos o carro. Só depois descobrimos que podíamos parar no próprio albergue.

Deitamos na cama e desmaiamos. Acho que eram umas 16h. Acordei a noite para comer algo, mas o Celo não. Só foi acordar no dia seguinte, se sentindo bem melhor, graças a Deus.

Dia 4 – domingo (17/03/2013)


Acordamos, fizemos checkout do albergue e fomos pegar o carro do estacionamento que deixamos. By the way, recomendo o nosso albergue. A equipe é bem amigável, o ambiente é limpo e o preço é justíssimo.

De carro, passeamos pela cidade com calma e depois paramos no restaurante Applebee’s para comer. Que delícia relembrar os EUA! rs

Indo para La Fortuna

Depois passamos no Walmart e compramos uns quitutes para nossa estadia em La Fortuna, nosso próximo destino. Viagem ótima, com calma, sem GPS e com direito a alguns momentos perdidos…rs…mas chegamos bem!

Se quiser saber mais sobre a nossa estadia em La Fortuna, leia este post aqui.

Dia 5 – sexta-feira (22/03/2013)

Vulcão Poás

No dia 22 de março, no caminho de La Fortuna para Manuel Antonio, paramos no Vulcão Poás , que fica nos arredores de San Jose para uma rápida visita. Que lugar lindo, gente!

DETALHE – o parque fecha cedo!!! Reserve no mínimo 2 horas para a visita e tenha em mente que a estrada é bastante sinuosa, então vá com calma.


Para saber mais sobre a nossa viagem de 30 dias pela América Central (Jamaica, Costa Rica e Panamá), clique nos links abaixo:

Índice

Parceiros
Recentes
Newsletter
Instagram
Facebook
Planeje sua viagem
Booking.com

Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Ao usar os links abaixo para organizar sua viagem, você ajudará este blog a continuar existindo, já que os nossos parceiros nos repassarão uma pequena comissão. Você não pagará nada mais por isso e nós ficaremos muito felizes! :)

Conteúdo Relacionado

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter