Um final de semana em Cork com amigos

Sábado (09/05/2015)

Minha melhor amiga e o marido decidiram viajar pela Irlanda de carro e em um dos finais de semana eles estariam em Cork, cidade que fica a apenas 2h30 de Dublin, então é claro que fomos encontrá-los lá. Compramos as passagens de trem com antecedência no site da IrishRail (90 euros ida e volta para nós dois), mas já adianto que de ônibus é mais barato.

No dia da viagem, pedalamos de casa até a estação Heuston por uns 20 minutos e pegamos o trem que partiu pontualmente às 7h da manhã. Achei o trem bem limpo e confortável, mas o melhor foi ver os preços não absurdos do bar (principalmente das cervejas!) e nossos nomes em cima dos assentos que reservamos. Me senti importante 🙂 A ideia era ficar acordada para ver todo o trajeto e poder tirar fotos bacaninhas, mas depois de ver tanta paisagem verde – afinal, é a Ilha Esmeralda – , dormir foi inevitável.

Andamos uns 5 minutos desde a estação de trem até o nosso albergue, o Brú Bar Hostel, e passamos por edifícios lindos, como a St Patrick’s Church e a Trinity Presbiterian Church.

Brú Bar Hostel

O nosso albergue estava super bem avaliado em todos os sites de reserva de hospedagem e fica em uma localização bem bacana, entre o centro de Cork e a estação de trem. Como o nome mesmo diz, ele é um albergue e um bar ao mesmo tempo, ou seja, se você quiser paz, lá não é seu lugar. Os quartos privativos estavam lotados, então ficamos em um quarto com 4 camas por 40 euros para nós dois. Não gostei de subir os 3 lances de escada para chegarmos ao nosso quarto, mas depois agradeci por não ter ouvido nenhum barulho fda festa no bar durante a noite.

A cidade de Cork

Cork possui apenas 120 mil habitantes e pode-se dizer que foi erguida sobre a água. O seu nome em irlandês, Corcaigh, significa “pântano” e foi a partir de uma ilha entre dois braços do rio Lee que ela começou a ser erguida. A cidade é praticamente toda plana e as atrações são relativamente perto umas das outras, então dá para passear de bike ou a pé mesmo. Repleta de ruas estreitas, canais e casas de arquitetura georgiana, ela é extremamente agradável e acolhedora, mesmo com o tempo chuvoso constante que pegamos no final de semana. Nos impressionamos com a quantidade de pubs e artistas de ruas, e apesar de termos tido dificuldade para escolher restaurantes, achamos todos os pratos que comemos deliciosos. A fama que a cidade tem pela boa culinária não deve ser por acaso, né…

Nós conhecemos boa parte das atrações em uma tarde, usando como base o mapa abaixo que pegamos no albergue:

Agora algumas fotos do nosso passeio pela cidade, separadas por região/atração turística:

Centro da cidade de Cork

English Market

A principal atração da cidade é um mercado de 1610 que vende várias coisas deliciosas prontas para comer ou para levar para casa. A rainha Elizabeth visitou o mercado recentemente e a foto dela no mercado é praticamente um ponto turístico.

Bishop Lucey Park

Red Abbey

Holy Trinity Church

Cork Opera House

Existem outras atrações na cidade também, como a St Anne’s Shandon, o Cork Butter Museum e o Cork City Gaol, mas elas tiveram que ficar para uma próxima visita. Nós aproveitamos boa parte do tempo na cidade para curtirmos nossos amigos, enquanto bebíamos cervejas de qualidade e comíamos comidinhas deliciosas.

Restaurantes e Bares

Olhem os lugares onde fomos:

1. Pub sensacional na esquina da Caroline Street com a rua que dá nome ao bar

2. Restaurante Elbow Lane com Ribs maravilhoso!

Domingo (10/05/2015)

THE JAMESON EXPERIENCE

Saímos do albergue com eles para conhecermos a antiga fábrica da Jameson, que fica na cidade de Midleton, a 20 minutos de carro de Cork. Pagamos 15 euros pelo tour THE JAMESON EXPERIENCE de quase 1 hora, que tem bastante explicação sobre os ingredientes e processos. No final do tour, tivemos uma degustação comparativa de 3 whiskeys famosos (Jack Daniels, Black Label e o Jameson, claro) e confesso que gostei mais do irlandês…rs. Assim que o tour acabou, ainda tivemos direito a uma dose de Jameson, sendo que eu pedi misturado com gengibre e limão. Uma delícia…desceu super bem!

Restaurante de despedida

Voltamos para Cork e eles seguiram viagem para Kilkenny. Em Cork, nós passeamos um pouco mais pelo centro da cidade e paramos para almoçar no restaurante Market Lane, que fica ao lado do restaurante do dia anterior, o  Elbow Lane. Ambos são nota 4.5 no TripAdvisor e o primeiro é ganhador de vários prêmios. Nós pedimos um menu que dava direito a entrada + prato principal + sobremesa por 23 euros.

Valeu cada centavo! Fica a dica 🙂

Passeamos um pouco mais e depois paramos no bar/restaurante Gallagher’s, que fica na rua do nosso albergue e é bem aconchegante. Aproveitamos que estava chovendo e ficamos fazendo hora ali mesmo, bebendo algumas cervejas boas…ótimo jeito de passar o tempo, né? 🙂 Voltamos depois sem problemas para nossa casita em Dublin.