Search
Search
Close this search box.
Mochilões e Mochilinhas

2 dias e meio na Alsácia

Índice

Dia 1  – terça (05/07/2016)

Saímos de Dijon, capital da Borgonha, no final da tarde e pegamos estrada rumo a região da Alsácia. A nossa primeira parada foi na vila de Eguisheim, considerada uma das mais belas da França (veja aqui a relação com todas). Ela parece ter saído de um conto de fadas, assim como muitas outras da região, mas por ter sido a primeira que vimos, foi a que mais nos encantou.

DSC03919

Andamos pelas ruelas floridas e encontramos alguns ninhos de cegonhas bem grandes nos topos das casas. Elas fazem um barulho retado e suas asas são enormes!!! Ficamos algum tempo admirando essas aves lindíssimas e “mágicas” e até pensei em adiantar o plano dos filhos, mas o Celo logo logo cortou minha onda.

Escolhemos jantar no restaurante Auberge du Rempart, que tinha boa avaliação e só servia pratos típicos da região. Escolhemos  dois deles e já digo que eram bem sem graça (típicos da culinária alemã). Pedi uma espécia de pizza sem molho de tomate mixuruca e o Celo pediu umas salsichas com bacon nada demais também…as outras opções eram chucrute (prato com repolho). Que saudade da culinária francesa!

Dirigimos até a cidade de Colmar, pois o hotel que escolhemos para a explorarmos a região ficava lá. Ficamos hospedados no Hôtel Roi Soleil Prestige (80 euros sem café da manhã), que tem quartos super modernos e confortáveis (o vaso é separado do box!), mas fica bem fora do centrinho da cidade. As outras opções que eu tinha visto na região eram mais caras ou não tinham estacionamento/ar condicionado, então foi o melhor custo benefício para a gente. Para ir para o centrinho de Colmar, tem que ir de carro, mas quem vai rodar a Alsácia com calma tem que estar de carro, porque as vilas mais fofas são muito pequenas e não possuem estação de trem.  Algumas fotos do hotel:

Dia 2  – quarta (06/07/2016)

Comemos os nossos lanches de café da manhã no quarto e saímos para conhecer as vilas mais fofas da região, de acordo com meus guias e minha sogra. A nossa primeira parada foi indicação de minha sogra: Niedermorshwihr

DSC04013

É nessa vila fofíssima que a chef Christine Ferber prepara deliciosas geleias artesanais. Nós fomos na loja Au relais des Trois Epis, experimentamos uma de morango e outra de laranja, e fizemos questão de comprar a de morango (5 euros o pote). Divina, realmente! Vale a pena a visita.

Passamos depois na vila de Kaysersberg, que tem as casinhas coloridas e floridas com um canal bem charmoso entre elas. Esta cidade é a gêmea de Lambaréné, no Gabão, devido a vínculos com o dr. Albert Schweitzer, que nasceu aqui em 1875 e passou a maior parte da sua vida profissional em um hospital na África Ocidental.

Já estávamos pensando no almoço e por isso seguimos para Riquewihr. Esta é uma das maiores e mais turísticas vilas da região, com muitos restaurantes tradicionais, muitas lojas de souvenirs, muros e torres medievais e claro, muitas casas coloridas e ruas floridas. Paramos em um estacionamento pago do lado de fora do centro e caminhamos menos de 5 minutos até a rua principal.

Sentamos em um restaurante chamado Winstub La Taverne Alsacienne e provamos outros pratos da região, dessa vez melhores que os do dia anterior. Comi um frango gratinado gostoso e o Celo provou um prato bem tradicional, o baeckeoffeque leva carne de vaca, carne de porco, cebola,  batatas, vinho e outras coisas mais. Ele gostou! Experimentamos um dos vinhos da região, o Gewurztraminer Grand Cru, e não fiquei muito fã não, porque achei forte e frisante. Ah! Além dessa uva, a região é famosa pelas uvas  Moscatel, Tokay e Riesling, sendo que essa última nós provamos e gostamos. 

A nossa próxima parada foi na vila de Hunawihruma fofurice com uma igreja no topo:

Passamos depois em Ribeauvilléque tem uma rua principal cheia de lojas e boulangeries, uma fonte em uma praça florida e um castelo imponente em uma montanha ali perto. Provamos o Kougelhopf, um bolo/pão de amêndoas delicioso típico da região. Recomendo!

Deixamos para passear por último em Colmar, que apesar de bem maior que as suas vizinhas, consegue encantar da mesma forma com seus canais, ruas estreitas, casas coloridas e muitas praças. Como chegamos um pouco tarde na cidade, não conseguimos entrar nas igrejas e em outras atrações, então ficamos apenas passeando sem pressa. A região da Petite Venise é uma lindeza só… dá para entender porque a vila do desenho A BELA E A FORA foi inspirada nas vilas dessa região! <3

Uma informação importante é que o criador da Estátua da Liberdade nasceu aqui e por isso no meio da estrada há uma mini estátua em sua homenagem. Super brega, mas é importante explicar o porquê de ela estar ali, né?

DSC04369

No final do dia, estávamos exaustos e acabamos passando no mercado para comprar lanches gostosos para nosso jantar. Compramos um vinho do tipo Riesling e adoramos a combinação com os queijos e torradinhas. Bem mais em conta  do que sair para jantar …e bem mais gostoso do que as comidas típicas da região. 🙂

Dia 3  – quinta (07/07/2016)

Tomamos café da manhã no quarto novamente e pegamos estrada para conhecer uma vinícola indicada pela minha sogra, a Koeberlé Kreyer. Eles produzem vinhos desde 1760 e estão em Rodernmas quando chegamos lá, a dona tinha dentista e não podia fazer o tour com a gente. Pediu para voltarmos depois, mas acabou não dando tempo…

Seguimos para o que dizem ser a principal atração da Alsácia, o Château de Haut-Koenigsbourg (9 euros por pessoa – podia ser mais barato para o que oferece). Este castelo foi restaurado no início do século XX sob ordens do Kaiser Guilherme II, mas foi construído no século XII para ser uma fortaleza. Adoramos o passeio por ele e também a vista que ele tem da região. Vale muito a pena!

DSC04240

DSC04230

Dirigimos um pouco mais e finalmente fomos conhecer a cidade de Estrasburgo, que atualmente é o lar do Parlamento Europeu e sede do Conselho da Europa. Além de ter esta importância política, a cidade é famosa por sua categral gótica m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a, construída no século XII e finalizada em 1439. A sua torre tem 142m de altura e é a construção medieval mais alta do mundo. Seus vitrais são do século XII e seu relógio é do século XVI, e se você estiver lá dentro às 12:31, vai ver as figuras do relógio encenarem a Paixão de Cristo. Não conseguimos ver…

Paramos para almoçar no restaurante Aux P’tits Crocsbem avaliado no TripAdvisor e para variar um pouco, pedimos uma cerveja local e uma carne com salada para duas pessoas, além de um cheesecake. Tudo delicioso!

Passeamos pelas ruas sem pressa com o sol em nossas cabeças e por isso tivemos que parar em alguns lugares para nos refrescar. Tentamos fazer o passeio de batorama pelos canais, mas quando fomos comprar, só existiam lugares nos barcos fechados, como esse da foto abaixo:

DSC04313

Consegui me ver passando mal de calor e de mau humor com as paisagens mais feias por causa dos vidros e metais sujos. Não deu para encarar. Se eu soubesse que esgotavam assim, teria comprado assim que chegamos na cidade, portanto fica a dica! O jeito foi fazer tudo a pé mesmo, que também foi bem gostoso, mas certamente mais cansativo. Algumas fotos da cidade:

Passamos em um supermercado para garantirmos o nosso jantar e depois pegamos estrada para nosso hotel em Colmar. Nada como brioches, queijos e vinhos em um quarto com ar condicionado para fechar o dia. Faltou um chandelle de chocolate branco pra completar a gordice. <3

No dia seguinte, saímos da região e fomos até Luxemburgo. Falei mais sobre o nosso passeio por lá neste post. Esse foi o resumo da Alsácia. Gostou? Quer compartilhar alguma dica? Manda mensagem para a gente ou deixa um comentário aqui embaixo.:)

 **********************************************************************

Leia o resumo da nossa viagem aqui: 9 dias  viajando pela França e Luxemburgo.

Leia sobre nossa viagem pela Borgonha: 3 dias e meio na Borgonha

Leia sobre nossa viagem por Luxemburgo: 1 tarde em Luxemburgo.

Leia sobre a nossa viagem por Verdun: Uma manhã em Verdun

Leia sobre a nossa viagem por Champanhe: 1 dia e meio em Champanhe

 **********************************************************************

Quer ajudar o blog sem gastar nada por isso?:)

Nós ganhamos uma pequena comissão se você fizer reservas e compras pelos links abaixo:

Agradecemos de coração! <3

 

Índice

Parceiros
Recentes
Newsletter
Instagram
Facebook
Planeje sua viagem
Booking.com

Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Ao usar os links abaixo para organizar sua viagem, você ajudará este blog a continuar existindo, já que os nossos parceiros nos repassarão uma pequena comissão. Você não pagará nada mais por isso e nós ficaremos muito felizes! :)

Conteúdo Relacionado

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter