Esta é uma dúvida bem frequente, né? Para mim também, por mais simplista que eu seja. Dá uma agonia saber que você esqueceu alguma coisa quando sai de casa rumo ao destino, né? Pois é… eu aprendi com o tempo a fazer as minhas mochilas (e de outras pessoas também), mas acho que o que me ajudou a tornar este processo mais agradável foi desencanar com o fato de esquecer alguma coisa. Pô, cartão de crédito existe para quê, né? É sempre bom se presentear… Hahaha. Até parece que sou bem mão aberta…

Mas é sério… Acho que depois que desencanei um pouco, o processo de fazer mala/mochila se tornou muito mais tranquilo, sem agonia. Faço hoje com uma rapidez e atenção que até me surpreendo. Acho que o fato de viajar bastante ajudou a ganhar esta prática também, então acho que esta é a principal dica! 🙂

De qualquer jeito, listei todos os itens que eu me imagino colocando em minhas mochilas (tem o print logo embaixo, mas se você quiser baixar o arquivo em Excel para imprimir ou usar no computador, clique neste linkChecklist para viagens. Já está formatado para você imprimir em uma só página!)

A quantidade de coisa varia de acordo com a quantidade de dias, claro, mas não é proporcional não… Quando viajei por 30 dias, acho que roupa para 10 dias seria mais que suficiente, porque dá para lavar durante a viagem, mas fica a critério de cada um, né? Eu acho melhor ficar com a mochila não tão pesada e ter espaço para colocar as recordações.

Algumas dicas que me ajudam sempre:

  • Prefira sabonetes líquidos, para não correr o risco de seu sabonete cair no chão do albergue/hotel. Nunca se sabe o nível de limpeza daquele chão…
  • Lenços umedecidos devem ficar sempre à disposição, porque muitos lugares não possuem papel higiênico ou guardanapo, então eles são uma mão na roda.
  • Álcool em gel é sempre bem vindo em viagens, mas ele precisa ser despachado, por mais minúsculo que seja. Não pague mico na segurança do aeroporto.
  • Tome banho com havaianas em albergues e campings, sempre. Acho exagero usar em hoteis também, mas vai que…
  • Leve toalhas de viagem com aquele material especial (da Nasa, eu acho) para albergues e campings, porque elas ocupam pouco espaço e realmente enxugam.
  • Se for ficar em albergues e campings, tente levar uma necessaire que seja pendurável. Muitas vezes, não rola bancada e o ganchinho é um salvador.
  • Prefira levar os produtos em pequenos potes, principalmente se as viagens forem realmente curtas. Hoje em dia você encontra esses recipientes em miniatura em qualquer lugar. Ninguém quer levar peso a toa, né?
  • Sempre use protetor solar, não importa se faça sol ou não.
  • Repelente realmente faz diferença, viu? Antes de viajar, procure saber se alguém já foi para este lugar e recomenda o uso.
  • Em viagens internacionais, todos os recipientes com mais de 100 ml devem ser despachados. Aqui na Europa, os líquidos que você levar na sua bagagem de mão devem caber em um saco plástico mini. Já tive que jogar coisa fora porque não coube neste saquinho, mesmo tudo tendo menos de 100 ml. Fica a dica!
  • Feche bem os recipientes, para não ter uma surpresa quando abrir a mala/mochila.

Acho que é isso, gente! Façam bom proveito das listas! 🙂

As listas:

Listas