2 semanas de camping em Portugal e Espanha

Índice

Nas férias de verão desse ano, decidimos fazer uma viagem diferente. Ao invés de ficarmos uma semana eu um local de praia badalado como fizemos nos últimos anos, achamos melhor passar duas semanas viajando pelo Norte de Portugal e Galícia, na Espanha. Escolhemos acampar durante esse período, pois já tínhamos planejado outras viagens para este ano e não queríamos gastar muito mais do que o nosso orçamento, e felizmente foi uma viagem inesquecível para todos. Não vou mentir dizendo que foi uma viagem relaxante, mas valeu cada perrengue e centavo investido. Quero acampar novamente, mas certamente não por duas semanas! 🙂

Nosso Equipamento de Camping

Nós aproveitamos uma promoção da Decathlon em maio e compramos algumas coisas de camping pois é algo que queremos fazer com as crianças pelo menos uma vez por ano. Eu e Celo começamos a namorar em 2011 e back then nós acampávamos e gostávamos, então já tínhamos uma ideia de que gostaríamos de fazer isso com as crianças. Agora chegou a hora e por isso achamos que valia a pena investir em coisas essenciais de qualidade, e nenhum lugar melhor do que a Decathlon para isso, né? Não é publi não, só acho que é uma loja bem completa que oferece coisas de boa qualidade a preços justos, principalmente se você estiver inseguro da compra e quiser trocar depois.

Essa é a lista das nossas tralhas:

Nosso Roteiro Resumido

Saímos de Cascais em um sábado e voltamos para casa dois domingos depois, ou seja, foram 2 semanas inteiras de viagem. Escolhemos acampar em 3 lugares diferentes, sendo eles o Parque Nacional da Peneda Gerês (Portugal), um camping perto de Santiago de Compostela, na Galícia, e um camping nas Islas Cies, também na Galícia. Foram 3 experiências bem diferentes e cada camping teve seus pontos positivos e negativos, mas vou deixar para falar deles nos posts de cada trecho da viagem. Além desses campings, ficamos 3 noites em hoteis, sendo a primeira noite da viagem em Pegrodão Grande e as últimas duas noites em Amarante, pois eram lugares de passagem e queríamos aproveitar parques aquáticos nesses locais.

Resumindo, assim ficou o nosso roteiro dessa viagem:

Esses foram os lugares por onde passamos:

E aqui está o resumo do que fizemos cada dia:

  • Dia 1- Saímos de Cascais para Pedrogão, em Leiria, onde está o parque aquático Mariparque. Infelizmente a Ju ficou doente e acabamos não indo conhecê-lo, mas ainda bem que não tínhamos comprado ingressos ainda.
  • Dia 2 – Saímos de Pedrogão, pescamos pela primeira vez com a nossa vara em uma lagoa, comemos o Leitão da Bairrada e chegamos no camping Parque Cerdeira no Gerês no final do dia.
  • Dia 3- Como a Ju ainda estava doente, passeamos por miradouros, andamos à cavalo e as crianças também fizeram uma tirolesa para completar o dia.
  • Dia 4 – Com todos bem, fomos na Cascata da Portela do Homem, passamos pela Mata da Albergaria, mergulhamos e fizemos passeio radical na praia Fluvial de Alqueirão.
  • Dia 5 – Celo deu um jeito nas costas e tivemos um dia mais devagar, parando apenas na Praia Fluvial do Rio do Homem, hospital de Lanhoso e vimos o eclipse solar com os óculos especiais.
  • Dia 6 – Saímos do camping do Gerês, paramos em Ourense na Espanha para aproveitar as termas e seguimos para o nosso camping novo da Galícia.
  • Dia 7 – Passamos o dia no camping.
  • Dia 8 – Fomos conhecer La Coruna.
  • Dia 9 – Fomos conhecer Santiago de Compostela.
  • Dia 10 – Saímos do camping da Galícia e fomos até Cangas, de onde pegamos o ferry para as Islas Ciés.
  • Dia 11 – Aproveitamos as praias de Bólos e Vinos, uma do lado da outra bem perto do camping.
  • Dia 12 – Fomos conhecer as praias de Areina e Figueiras, mais perto do porto.
  • Dia 13 – Fizemos a trilha até o Observatório de Aves e depois aproveitamos a Praia de Nosa Senora.
  • Dia 14 – Saímos da ilha e dirigimos até Amarante, onde dormimos em um hotel bem central.
  • Dia 15 – Dia de aproveitar o Parque Aquático de Amarante.
  • Dia 16 – Andamos de pedalinho e saímos de Amarante perto da hora do almoço, parando para comer na Bairrada. Chegamos em Cascais no final do dia.

Infelizmente a Ju estava doente no primeiro dia da viagem, e nossos planos de irmos ao Mariparque no primeiro sábado tiveram que ser cancelados, mas pelo menos conseguimos ir ao Parque Aquático de Amarante no último sábado da viagem. Nós adoramos um parque de diversão, aquático ou não, então agora com as crianças um pouco maiores, estamos sempre tentando encaixá-los nos nossos roteiros.

De tudo o que fizemos e vimos nessa viagem, os meus top 3 foram a Cascata da Portela do Homem, no Gerês, a Catedral de Santiago de Compostela e as Islas Cies. Lugares completamente diferentes um do outro, que deixaram a nossa viagem bem diversificada como a gente gosta. Aqui algumas fotos deles:

Nossos Campings e Hoteis

Ficamos hospedados nos seguintes lugares durante a viagem:

  • Pedrogão Guesthouse – hotelzinho simples, mas bem arrumadinho, com quarto com cama de casal e beliche para as crianças. Tínhamos vista mar do quarto e por ser bem perto da praia, deu para irmos a pé até lá. Café da manhã gostosinho, mas bem simples.
  • Camping Parque Cerdeira – O meu camping favorito da viagem. Dentro do Gerês, esse camping tem espaço para barracas e também vários bangalôs/casinhas para quem não quer acampar. Fica mesmo dentro da floresta, e as instalações são excelentes. Pagamos para ter nosso banheiro privativo, compramos nossos suprimentos no mercadinho, jantamos no restaurante com preços justos, brincamos no parquinho e tomamos banho de piscina pagando uma taxa simbólica. Achei tudo maravilhoso e voltaria feliz.
  • Camping Huttopia – esse camping tem uma proposta diferente do anterior. Ocupa um terreno gigante, que é muito mal aproveitado. Há poucos banheiros para quem não tem caravana, mas não sei se é porque a maioria das pessoas está de caravana mesmo… Fato é que achei os banheiros longe e não gostei de ter apenas uma máquina de lavar roupa e uma máquina de secar. Em compensação, a piscina é uma delícia, o espaço do restaurante é bem legal e há muitos jogos e atrações para todos. Achei uma pena não oferecerem mais comidas no restaurante, porque eu teria tomado café ali alguns dias só para mudar um pouco.
  • Camping Islas Ciés – camping bem organizado e que ocupa uma boa parte da ilha. Há muitas barracas próprias do camping, mas nós fomos com a nossa. Encontramos um lugar com ótima vista e perto do banheiro e restaurante, então foi bem legal. Gostamos do restaurante que tinha no andar de cima e do bar no térreo apesar deste não ter tantos petiscos assim. O mercadinho podia ter mais opções, mas atendeu OK a gente. Pegamos fila para tomar banho e tivemos que usar moedas para ter água quente. Cada moeda de 10 centavos dava para 2 minutos e meio, e o pessoal da recepção que deu para a gente. Adorei o espaço da grama onde as crianças podiam brincar enquanto a gente tomava um vinho e apreciava a vista da praia e lagoa com as aves voando. É um lugar certamente especial.
  • Hotel Navarra – hotel muito bom, com café da manhã bem completo e localização excelente em Amarante. Deixamos o carro no estacionamento atrás e fizemos tudo a pé do hotel. Adorei o quarto espaçoso silencioso.

Nosso Roteiro Detalhado

Fizemos muita coisa nesses dias e como gosto de registrar todos os detalhes, achei melhor criar posts separados para cada parte da viagem. Em breve coloco eles aqui.

Nossas Fotos

Agora algumas fotos dessa viagem deliciosa:

Índice

Parceiros
Recentes
Booking.com

Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Ao usar os links abaixo para organizar sua viagem, você ajudará este blog a continuar existindo, já que os nossos parceiros nos repassarão uma pequena comissão. Você não pagará nada mais por isso e nós ficaremos muito felizes! :)

Conteúdo Relacionado

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *