O que falar deste lugar? Um dos meus favoritos…

Fim de tarde
Fim de tarde

Este município delicioso da Bahia, localizado a 70km de Salvador, é tudo de bom.Passei a minha infância e boa parte da minha adolescência indo a Guarajuba nos finais de semana e nos verões. Tudo começou com minha família alugando uma casa em um verão desses aí. Vários parentes e conhecidos queridos passavam tardes deliciosas conosco, até que decidiram alugar suas próprias casas. Depois de alguns veraneios e casas alugadas, decidimos comprar uma para que pudéssemos ter essas reuniões com mais frequência. E assim, fomos acompanhando amigos e parentes comprando suas casas e deixando o lugar cada vez mais familiar e agradável.

 Acompanhamos o crescimento do Bar do Prefeitinho, da Telma do queijo Coalho, de Dona Felipa do Acarajé… Vimos os terrenos virarem casas e pousadas, as ruas sendo asfaltadas e as praças ganhando cara de praças. As praias continuaram lindas, graças a Deus, e sempre que dá, voltamos para recarregar as energias. Descemos no aeroporto de Salvador, pegamos o carro alugado e pegamos no máximo 1 hora de estrada para lá. Rapidinho, rapidinho…

Bar visto do mar
Bar visto do mar
Vista da mesa do bar
Vista da mesa do bar

Hoje, ainda posso dizer que Guarajuba é um lugar de pouca balada e torço para que continue assim. Com pouquíssima infra, Guarajuba é um lugar de casa de veraneio mesmo, com bares na beira da praia  para passar o dia. Se tiver 5 restaurantes abertos durante a noite é muito…

Abriram o resort Vila Galés Marés lá, que inclusive é no final do município, bem perto de Itacimirim, e até existem outras pousadas também, mas o povo que vai, fica nas casas espalhadas em diversos condomínios. As pessoas passam o dia nas praias ou em suas piscinas e a noite, ficam em casa.  No verão, é comum a praça principal da cidade ficar bem cheia de pessoas e carros tocando todo tipo de música, principalmente axé. Ao redor da praça estão algumas lojinhas, supermercado, restaurantes e sorveterias. Mais perto da entrada da cidade, tem um mini shopping com outros restaurantes e lojinhas, mas muitas vezes, você encontra estes estabelecimentos fechados. Na praça, durante o verão, rola uma feirinha de artesanato bacaninha também.

Se você estiver entediado e quiser comer em um restaurante bacana ou ver gente bonita, você pode ir até Praia do Forte em 30 minutos. Lá, você vai encontrar muitos restaurantes, festas, pousadas, lojas e turistas. Tem o Projeto Tamar também que é maneiro. Vale a visita!

Mas, se quiser ficar de bobeira, nem precisa sair de Guará. As praias são ótimas, algumas com mar agitado e outras com piscininhas naturais, mas sempre com água gostosa, quentinha. Eu adoro caminhar pela areia até Itacimirim, tomar banho nas piscininhas e depois sentar no Bar de Prefeitinho, com os pés na areia e atendimento diferenciado. Talvez seja diferenciado para mim porque as pessoas me conhecem, mas nunca ouvi ninguém reclamar de lá…

Caminhando para Itacimirim
Caminhando para Itacimirim
Piscininhas cobertas com a maré cheia
Piscininhas cobertas com a maré cheia
Piscininhas aparecendo com a maré baixa
Piscininhas aparecendo com a maré baixa

DSCN0169

A busca pela piscina perfeita...
A busca pela piscina perfeita…maré baixando…
Achamos!
Achamos!
:-)
🙂

Cerveja gelada, dúzias de lambreta, muitos caranguejos e moqueca de camarão sempre. Para completar, o acarajé completo de Dona Felipa (ela tem uma barraquinha bem colada ao Bar do Prefeitinho) e o queijo coalho derretido de Telminha, morena retada que não pára quieta que está aí embaixo. Telminha agora está empreendendo e colocando outras delícias em seus queijos, como calabresa, goiabada, abacaxi…tudo muito gostoso! Depois, nada melhor do que as cocadas vendidas pelas crianças que vão até a sua mesa…são ótimas. Ou quem sabe os picolés de amendoim e côco da marca Capelinha…

Perfeição da natureza
Perfeição da natureza
Outra...
Outra…
Melhor moqueca de camarão do mundo!!!
Melhor moqueca de camarão do mundo!!!
Acarajé delicioso..
Acarajé delicioso..
Queijo coalho rebuscado...
Queijo coalho rebuscado…
A responsável pela minha paixão por queijo coalho...Telminha.
A responsável pela minha paixão por queijo coalho…Telminha.

Enfim, para nós, Guará = praia  deliciosa+ comida boa + gente do bem. Acho que é a mistura perfeita para um lugar de praia. Espero que você sinta o mesmo quando for também!

Paraíso =D
Paraíso =D

***********************************************************************

Quer ajudar o blog sem gastar nada por isso?:)

Nós ganhamos uma pequena comissão se você fizer reservas e compras pelos links abaixo:

Agradecemos de coração!❤