Localização
O Aquário Vasco da Gama está localizado em Dafundo, no município de Oeiras, no distrito de Lisboa, e é um passeio super agradável para crianças e adultos. Está dentro de um casarão amarelo com um estacionamento ao lado, e fica perto do Passeio Marítimo de Algés e estação de trem Algés.
Um resumo
Com cinco salas, cerca de 90 aquários e tanques, um vasto espólio oceanográfico do rei Carlos I de Portugal, mais de 300 espécies marinhas vivas e outros milhares em museu, o aquário regista uma média de 70 mil visitantes por ano.
Desde 1901 o aquário pertence à Marinha Portuguesa, que disponibiliza uma verba do orçamento para a manutenção do equipamento, sendo a restante despesa de funcionamento coberta pelas receitas próprias que advêm da bilheteira.
O Aquário Vasco da Gama é constituído por duas partes. Uma delas é a coleção oceanográfica do rei e a outra é o aquário em si, com animais provenientes da costa portuguesa, além de tartarugas e aves aquáticas.
Nosso passeio
Fomos em maio de 2023 – eu, as crianças e 3 avós – enquanto o Marcelo estava na Holanda. Compramos os ingressos na hora e pagamos 5 euros (adulto), 2.50 para cada avô, 2.50 euros para o Patrick e a Ju foi de graça. Zero fila, zero stress, e lá dentro estava relativamente vazio.
Vimos muitos aquários com peixes, cavalo marinho, polvo, e outros bichos interessantes e depois ainda brincamos na área interativa, pisando em bichos do mar e desenhando um peixe que apareceria depois nadando no filme projetado na parede.
As crianças amaram e nós amamos vê-los felizes, claro! É bem menor e mais simples que o Oceanário, mas é um passeio tão fácil e tão barato de fazer, que acho que vale muito a pena.
Depois de lá, fomos comer pastel brasileiro no restaurante mesmo ao lado e nos deliciamos!