Seguindo o roteiro da nossa viagem de uma semana em Malta, hoje fomos conhecer a Mosta Rotunda, o Popeye Village, a Torre Vermelha e curtimos a praia em Gahdira Bay antes de irmos para a ilha de Gozo.
Quarta-feira – 21/06/2023
Tomamos nosso último café da manhã no hotel 115 The Strand Hotel by NEU Collective e fizemos o checkout. Hoje foi o dia que saímos da ilha principal de Malta e fomos para a ilha de Gozo.
Aproveitamos o dia para explorar mais um pouco a maior ilha do país e fomos primeiro ver um lugar impressionante chamado Mosta Rotunda/Dome.
Mosta Rotunda
Esta igreja tem a terceira maior cúpula sem suporte do mundo, com 37 metros de diâmetro. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma bomba atravessou a cúpula mas felizmente não chegou a detonar.
Nós estacionamos o carro nos arredores, compramos os ingressos para conhecê-la, e fomos direto subir as escadas para vê-la de perto. Escadas difíceis, porque estava bastante calor, mas conseguimos!
Depois descemos para a igreja, passeamos com calma, e fomos nos abrigos usados pela população durante a guerra bem em frente a entrada da igreja. Lá embaixo tem vários objetos usados, muitos túneis, é interessante. O ingresso para fazer isso tudo custou 5 euros. Você pode ler mais informações aqui.
Popeye Village de cima
Saímos de lá, dirigimos por 10 minutos e as crianças dormiram no carro. Nós tínhamos planejado levá-los no Malta National Aquarium, mas mudamos o roteiro e fomos ver o Popeye Village. Paramos em um miradouro com vista para o parque, vimos e como não morremos de amores, achamos melhor nem acordar as crianças.
The Red Tower
Continuamos dirigindo e passamos em frente a Torre Vermelha, que fica bem perto da praia onde eu tinha combinado de me encontrar com meu irmão e o namorado. Ela estava encerrada para visitas, então só passamos em frente mesmo.
Almoçando em Ghadira Bay
Seguimos depois para o restaurante onde meu irmão conseguiu reservar uma mesa com vista mar. Estacionamos o carro perto bem perto da praia e fomos andando até o Amami. Comida asiática bem apresentada, gostosa, ambiente agradável, vazio, com vista mar. Um achado! Comemos super bem e fomos para a praia logo em seguida.
Curtindo a praia em Ghadira Bay
Andamos menos de 5 minutos desde o restaurante até a praia, o que foi perfeito. Alugamos cadeiras e sombreiro bem na entrada, compramos boia e arminha de água para os pequenos, e ficamos algumas horas curtindo a água transparente sem ondas. É um paraíso para quem tem filhos pequenos. Todos amaram!
Ferryboat até Gozo
Quando cansamos da praia, andamos até o carro e cruzamos de ferryboat até a ilha de Gozo. Já tinha lido no guia que comprei que não precisávamos comprar ingressos na ida, apenas na volta, então foi super tranquilo embarcar.
Achamos o passeio bem agradável. com o visual das 3 ilhas, Malta, Gozo e Comino. As crianças brincaram bastante nos bancos vazios do lado de fora e nós conseguimos apreciar a travessia. Recomendo!
Nosso hotel em Gozo
Depois de meia hora de travessia, chegamos na ilha de Gozo. Dirigimos por uns 10 minutos e chegamos no nosso hotel super fofo, o Villa Dei Venti.
Fiquei impressionada com o tamanho do nosso quarto. Se comparado ao quarto do hotel anterior, este era um palácio! Amei a decoração e o fato de terem deixado toalhas novas para todos os dias que ficaríamos ali. Sei que é bobagem, mas senti um alívio ao saber que eu me enxugaria todos os dias com toalhas limpas e secas…rs.
Fomos direto para a jacuzzi do quarto do meu irmão e depois arrumamos nossas coisas no quarto e nos arrumamos para jantar. Como o hotel tem restaurante dentro, achamos que seria mais fácil comer por ali mesmo, e fomos surpreendidos positivamente pelos pratos que pedimos.
Um dia repleto de atividades e ambientes diferentes, fechado com chave de ouro!