Decidi passar dois dias sozinha em Sintra no dia 15 de novembro para recarregar as energias. Queria basicamente dormir, ler meus livros, ouvir música e podcast, caminhar e fazer refeições sem marido e filhos, para me reconectar comigo mesma. Procurei no Booking um lugar central e não muito caro e acabei escolhendo novamente o Guesthouse Sintra 1012, onde fiquei há dois anos na minha primeira viagem sem as crianças – veja mais detalhes neste post 2 dias em Sintra. Foi bom demais!
Passei o sábado de manhã com a família montando a árvore de natal e decidimos almoçar juntos em Sintra, no restaurante Volta e Meia. Ele fica numa rua de grande movimento, mas está escondido em um canto e você precisa descer uma escada para acessá-lo. Comemos pratos deliciosos, entre eles o queijo gratinado com mel e orégãos, peixinhos da horta e camarão ao alhinho, e fomos muito bem atendidos. Não há muitas opções de pratos principais, mas deu para pedir muitos petiscos e ficamos bem satisfeitos. Recomendo.






Depois de lá, eles me deixaram perto do hotel e caminhei sem pressa apreciando a beleza de Sintra. Essa vila parece de contos de fadas de tão linda, ainda mais no outono (veja algumas fotos no final do post). Fiz o checkin e fui para meu quarto esperando que fosse o mesmo de 2023, mas não foi. O dessa vez foi bem menor e estava em outra casa no final da rua, mas era muito aconchegante e fui muito feliz ali….rs. Algumas fotos:







Começou a chover e achei que era um sinal para descansar, então foi isso que eu fiz o resto da tarde até começar a ter fome a noite. Tomei banho e saí a pé para escolher um restaurante descomplicado e optei por ir no Romaria de Baco, que fica na mesma rua do Guesthouse. Ambiente pequeno, acolhedor, comida gostosa, mas para variar, muitos clientes curiosos com a minha pessoa a jantar feliz. Faz parte de viajar sozinha… A minha amiga do Canadá me ligou nesta hora e passei quase 1h a falar da vida sem ver o tempo passar. Voltei a pé para o quarto e dormi super bem na cama de casal só para mim. O que mais uma mulher/mãe cansada pode querer? 🙂

Acordei na hora que quis no domingo e me arrumei para tomar café da manhã na casa principal. Apesar de ser um guesthouse pequeno, eles têm uma boa variedade para o café, com pães, bolos, frutas, panquecas, cereais, ovos e salsichas, além de muitas bebidas. Eu me senti em casa, super acolhida pela atendente de Cabo Verde, e ainda tive o prazer de conversar com uma americana cuja filha estudou em Minnesota, bem pertinho do meu chefe. Achei uma grande coincidência!
Voltei para o quarto e como estava um dia bonito, coloquei roupas confortáveis e saí para passear. Achei Sintra bem cheia de turistas, principalmente americanos, então descartei passear na Quinta da Regaleira e no Palácio Monserrate, pois não queria pegar filas. Escolhei conhecer um lugar novo para mim, o Vila Sassetti – veja mais informações aqui, e foi uma linda surpresa gratuita.
O jardim é simplesmente maravilhoso e passear pelos seus caminhos vazios de turistas era tudo o que eu precisava. Fiquei horas ali em contato com a natureza, ouvindo a água do córrego e os passarinhos, admirei a casa terracota que estava fechada, e quando achei que já tinha visto tudo o que eu queria, saí de lá.















Entrei no portão ao lado e fui passear pelo Parque das Merendas – mais informações aqui. Este já não me encantou muito, mas encontrei um banco confortável em um local com sol e fiquei ali por quase 1h escutando música e pensando na vida. Foi muito relaxante.



Fui conhecer o restaurante de uns amigos ali perto, o Pizzeria do Carmo, e comi uma pizza de burrata deliciosa com uma taça bem servida de vinho tinto. Voltei para descansar no hotel e aproveitei a chuva lá fora para colocar meu sono, meus livros e podcasts em dia e como eu ainda estava cheia do almoço, achei melhor não sair para jantar e só comer uns lanches que trouxe na mala. Foi um domingo em paz.





Na segunda, acordei novamente sem pressa, tomei o café da manhã completo, arrumei minhas coisas e esperei o Celo ir me buscar. Recarreguei as minhas baterias e voltei pra casa uma mãe/esposa/mulher melhor. Todos saíram ganhando. 🙂
Sintra em fotos

















