Carnaval tranquilo no Alentejo e Beira Baixa

Índice

O carnaval deste ano foi um pouco diferente, pois pela primeira vez não tínhamos nada planejado. Eu comecei a procurar trabalho no início do ano e não sabíamos se eu já estaria realocada, então achamos melhor não comprar nada para nos prender. Como as crianças estavam bem na sexta-feira pré-carnaval, o Celo tinha marcado férias até quarta e eu ainda não estou trabalhando, concordamos em fazer uma viagem despretensiosa pelo interior de Portugal com o nosso carro, como já estamos acostumados a fazer. Dessa vez escolhemos ir conhecer Monsanto, Marvão e Nisa, vilas fofas no Alentejo e na Beira Baixa que estavam na minha wishlist há algum tempo, e também passamos por Castelo Branco, Castelo de Vide, Penha Garcia, Foz do Cobrão e Vila Velha de Rodão.

Nossa Hospedagem

Olhamos no sábado de manhã as hospedagens disponíveis no Booking e optamos por ficar todos os dias em um lugar apenas, bem central em relação às vilas que queríamos conhecer.

Escolhemos as Casas do Almourão, em Foz do Cobrão, que conta com 4 casas de 2 quartos bem equipadas, tinha nota 9.3 no Booking e o valor de 400 euros para as 4 noites.

Veja mais detalhes no Booking aqui.

Algumas fotos do nosso cantinho:

Roteiro Resumido

Montamos o roteiro na sexta a noite/ sábado de manhã com a ajuda do blog Vagamundos, CHATGPT e meus livros de viagem. Fizemos:

  • Sábado – saímos de Cascais no final da manhã, almoçamos no Mosteiro do Leitão e no final do dia ficamos em Foz do Cobrão e Vila Velha de Rodão.
  • Domingo – Fomos à Nisa, Marvão – mas nem descemos do carro por causa da neblina e chuva – e depois Castelo de Vide.
  • Segunda-feira – Como a previsão era de chuva intensa em todos os lugares desejados, optamos por conhecer vilas menores de dentro do carro e passar a tarde em um hotel com piscina indoor em Castelo Branco. Foi sucesso!
  • Terça-feira – O dia com menos chuva de toda a viagem foi o dia que escolhemos para conhecer a vila mais portuguesa de todas, Monsanto, e depois a Praia Fluvial de Penha Garcia.
  • Quarta-feira – Saímos da nossa casa por volta do meio dia, paramos para almoçar em um restaurante delicioso em Abrantes e seguimos direto para Cascais com as crianças tirando soneca no carro.

Agora vamos aos queridos detalhes de sempre! 🙂

Roteiro Detalhado

Dia 1 – Sábado (01/03/2025)

Saímos de Cascais no final da manhã e paramos para almoçar no restaurante Mosteiro do Leitão, no meio do caminho até o hotel.

Demos sorte de conseguir uma mesa, porque logo depois que sentamos, começou a chegar muita gente e a formar fila.

Achamos a comida boa, mas os restaurantes de leitão da região da Bairrada que conhecemos em viagens anteriores são melhores. Vou deixar aqui alguns posts em que os mencionei:

Dirigimos depois até a nossa hospedagem com as crianças tirando a soneca, e quando chegamos em Foz do Cobrão, achamos melhor passear um pouco de carro antes de acordá-las. Eu tinha lido este post do Vagamundos sobre a região e partimos animados para conhecer tudo!

Foz do Cobrão

Fomos primeiro no Miradouro do Vale do Almourão, que fica super perto da nossa hospedagem, e adoramos as vistas. Dá para ver as Portas do Almourão lá de cima e fazer trilhas até lá embaixo, mas como eles estavam dormindo gostoso, achamos melhor continuar o passeio de carro.

Fomos depois na Zona de Lazer da Foz do Cobrão – Penedo dos Cágados esperando ver a praia como nas imagens do site oficial, mas o que encontramos foi isso:

Depois conversei com o dono da nossa hospedagem e ele disse que no inverno eles não cuidam muito do espaço e também abrem a torneira da piscina, então por isso que fica vazia e feia. Como não achamos que valia a pena as crianças serem acordadas para jogarem pedrinhas num riacho mínimo, voltamos para o carro e dirigimos até cruzar uma ponte para ver a Praia de Ocreza, mas como o terreno parecia muito irregular, só vimos por fora.

Vila Velha de Rodão

Seguimos dirigindo até Vila Velha de Rodão pois queríamos conhecer o Castelo do Rei Vamba e ver as Portas de Rodão. Quando chegamos no castelo, acordamos as crianças e fomos andar para a torre e para o miradouro. Um visual incrível, pena que estava muito vento e frio.

Depois descemos de carro até a vila, onde paramos o carro perto dos barcos e pudemos ver as Portas de Rodão. Lindas!

Jogamos pedras no rio Ocreza e andamos pelo Passadiço da Ribeira de Enxarrique até cansarmos. Passamos depois no Auchan e compramos algumas coisas para a nossa estadia de 5 dias.

Seguimos para nossa hospedagem, descansamos, tomamos banho e jantamos um belo macarrão com croquetes de carne. Sucesso de primeiro dia!

Dia 2 – Domingo (02/03/2025)

Tomamos nosso café da manhã sem pressa em nossa casa e saímos para conhecer Nisa, Marvão e Castelo de Vide.

Nisa

Fomos primeiro a Nisa, pois queríamos andar no Trilho da Barca D´Amieira e o tempo estava bom. Estacionamos o carro e logo começaram os passadiços para o trilho.

Fomos primeiro no Miradouro Skywalk, que tem a vista para a Barragem de Fratel:

Depois seguimos andando até os Baloiços Instagramáveis roxos:

Cruzamos a ponte suspensa que balançou mais do que eu gostaria e fomos até o Carril andar com as crianças. Fizemos uma volta eu e Ju em um carril e Paddy e Celo em outro, e depois mais uma volta só deles 3 em um mesmo carril. Muito divertido, com belo visual e o melhor: de graça! Leia mais sobre essa atração aqui.

Vimos algumas pessoas andando para além do carril mas achamos que ia ficar cansativo andar mais um pouco e voltar tudo aquilo com as crianças, então regressamos para o carro. Dirigimos até a vila de Nisa e paramos o carro para passear um pouco a pé e conhecer a famosa Rua de Santa Maria, que é vermelha com desenhos em pedras de tijolo e mármore, imitando as peças de olaria típicas da região. Uma fofura que só!

Fomos para o restaurante o Tarro, onde tínhamos feito reserva, e comemos queijo de Nisa e carnes bem servidas e saborosas com uma jarra de vinho da casa. O restaurante é do tipo tasca, com espaço um pouco apertado, televisão ligada, móveis escuros e atendimento impecável. Saímos muito satisfeitos e as crianças rapidamente dormiram no carro.

Marvão

Dirigimos uns 40 minutos até Marvão embaixo de chuva e quando chegamos na vila que estávamos loucos para conhecer, nos deparamos com uma neblina desanimadora. Ficamos no carro esperando ver se a chuva passada e a neblina melhorava enquanto as crianças ainda dormiam, mas foi em vão. Acabamos desistindo de conhecer a vila e seguimos para Castelo de Vide. Vamos precisar voltar a Marvão!

Castelo de Vide

Chegamos meia hora depois com as crianças ainda dormindo e estacionamos o carro perto da Igreja Matriz de Castelo de Vide. Eles acordaram e fomos caminhar até o castelo, mesmo com alguns pingos de chuva, e depois descemos pela Judiaria, que é uma das mais bem preservadas de Portugal, até novamente a igreja.

Vimos muitas pessoas fantasiadas para o Carnaval, um carrossel na praça e alguns food trucks com doces e só. Meio deprê, não sei se porque estava um tempo chuvoso. Andamos em direção ao Pavilhão Desportivo pois alguém disse que teria algo de carnaval ali, mas desistimos no meio do caminho quando vimos que não tinha muita movimentação.

Deixamos as crianças brincarem no parquinho da praça e voltamos passeando por algumas ruas diferentes. Pegamos o carro e voltamos para nossa hospedagem, onde jantamos lanches pois ainda estávamos abarrotados do almoço.

Dia 3 – Segunda-feira (03/03/2025)

Tomamos café da manhã e pensamos no que fazer com chuva, mas só conseguia pensar em uma coisa: quero ficar em um lugar protegido quentinho e divertido. Olhamos alguns parques indoor para crianças em Castelo Branco, mas optamos por passar a tarde no Meliá Castelo Branco a usar a piscina interna aquecida.

As crianças adoraram a ideia e nos arrumamos com calma para fazermos isso a tarde. Ligamos para alguns restaurantes para fazermos reserva e o que deu certo foi o Retiro do Caçador, em Castelo Branco. Fomos direto almoçar lá e tudo estava delicioso. De novo uma tasquinha, comida saborosa e bem servida, só que este com atendimento um pouco mais confuso. Comi uma dourada divina!

Saímos e fomos direto na Decathlon comprar algumas coisas que faltavam – óculos de piscina e toucas – e fomos para o hotel. Eu tinha entrado em contato com este hotel e com o Alambique e este tinha um valor mais em conta e flexibilidade de horário, exatamente o que estávamos buscando. Pagamos 25 euros por cada adulto,15 euros para o Patrick e nada para a Ju, porque ela ainda tem 3 anos. Usamos os vestiários para nos trocar e deixar as nossas coisas em lockers e ficamos umas 3-4h na piscina super quentinha aproveitando os miúdos. Foi uma farra boa!

Voltamos depois para a nossa hospedagem já na hora do jantar e fiz hamburgueres para fechar o dia com chave de ouro.

Dia 4 – Terça-feira (04/03/2025)

O dia com mais sol de toda a viagem e portanto, o dia que separamos para conhecer Monsanto, conhecida como “a vila mais portuguesa de Portugal” e também a vila onde foi gravada recentemente a série The House of the Dragon.

Tomamos nosso café da manhã com calma e dirigimos 1h10 até o nosso destino.

Monsanto

Chegamos à vila no final da manhã e como o mini estacionamento para visitantes já estava cheio, paramos atrás de uns carros na estrada. Fomos logo no Miradouro de Monsanto e amamos a vista! Olha só:

Começamos a andar em direção ao Castelo e ficamos completamente encantados com as ruas repletas de casas de pedra. Há algumas pintadas de branco, o que na minha opinião estraga um pouco o clima medieval, mas felizmente são bem poucas.

Como as crianças começaram a dizer que estavam com fome e já cansadas com as subidas, tratamos de comprar uns doces em uma cafeteria e seguimos subindo. Paramos na Gruta e em alguns miradouros para descansar, apreciar o visual impressionante e tirar fotos, claro, e depois de quase 1h, conseguimos chegar no castelo!

Fiquei muito orgulhosa dos meus pequenos, que com certeza eram os mais jovens de todo o caminho!!!

Vou deixar algumas fotos aqui para você se encantar também:

Aqui vai um resumo do ChatGPT sobre o lugar:

O Castelo de Monsanto, situado no topo da vila de Monsanto, em Portugal, é uma fortificação medieval com origens que remontam ao século XII. Construído sob ordens de D. Afonso Henriques e associado à Ordem dos Templários, o castelo teve grande importância defensiva devido à sua localização estratégica.

Atualmente, restam ruínas das muralhas, torres e uma cisterna, que oferecem vistas panorâmicas sobre a região. O castelo foi parcialmente destruído por uma explosão de paiol no século XIX, mas continua sendo um dos marcos históricos mais impressionantes da vila.

—–//—

Ficamos um tempo descansando no Castelo e curtindo as vistas, até que a fome apertou e começamos a descer em busca de restaurante para almoçarmos. Como não sabíamos quanto tempo levaríamos para fazer todo o passeio, não chegamos a reservar nenhum lugar, mas felizmente conseguimos uma mesa no Casa da Gruta e por lá ficamos.

Comemos lasanha e guisado de carne bem gostosos acompanhados do vinho da casa e por fim provei o pastel de cereja deliciosos. Saímos de lá muito satisfeitos e depois passamos na mesma cafeteria da ida para comprar sorvetes para as crianças. Sim, sorvete em pleno inverno… sorry, bad parenting por aqui, mas achamos que eles mereciam depois de tanto caminharem sem reclamar.

Passeamos um pouco mais pela vila, dessa vez explorando ruas e miradouros ainda novos para nós, e descemos até onde estava o nosso carro.

Amamos Monsanto e recomendo para todo mundo que estiver em Portugal! 🙂

Praia Fluvial de Penha Garcia

Saímos de Monsanto e dirigimos por uns 20 minutos até esta praia fluvial que é bastante recomendada. Que acerto! O lugar é lindo, estava vazio e ainda pudemos ver de perto uma barragem que foi sucesso com as crianças. Fizemos uma trilha bem grandinha por entre algumas casas de xisto, eles jogaram infinitas pedrinhas na água e nós pudemos aproveitar o sol em um lugar praticamente só pra gente. Foi bom demais!

Olha só que coisa linda:

Acho que ficamos umas 2h ali e depois voltamos para nossa casa hotel, como fala a Juju, com os pequenos tirando soneca e a gente podendo conversar em paz.

Jantarzinho despretensioso, banho e cama!

Dia 5 – Quarta-feira (05/03/2025)

Nosso último dia foi bem calmo, com café da manhã completo, arrumação de malas, crianças na TV, Paddy praticando bafo com as figurinhas do seu primeiro álbum de futebol, arrumação da casa e uma entrevista frustrante para fechar a viagem.

Saímos de lá depois de falarmos com o dono da hospedagem, o senhor Rogério Lourenço, que é muito simpático e atencioso e pegamos estrada rumo a Cascais.

Queríamos parar em um lugar novo no meio do caminho para almoçar e escolhemos o Restaurante Michelin A VELHA, em Abrantes. Ligamos para reservar nossa mesa e fomos muito bem recebidos. Pedimos o tártaro de carne – Celo, claro – , Bife da Vazia com Ovo a Cavalo, Bochecha de Vitela cozinhada por 33 horas e o menu do dia para as crianças.

Adorei a comida, o ambiente no andar térreo e o atendimento, mas quando descemos para o banheiro, fiquei surpresa ao ver tanto mofo nas paredes do andar de baixo. Acho que eles precisam tratar disso o quanto antes para não afetar a experiência das pessoas.

Saímos de lá e até pensamos em passear um pouco por Abrantes, mas começou a chover e estávamos cansados, então fomos direto para Cascais.

Mais uma viagem deliciosa com meus amores!

Obrigada, papai do céu.

Índice

Parceiros
Recentes
Planeje sua viagem
Booking.com
Instagram
Facebook

Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Ao usar os links abaixo para organizar sua viagem, você ajudará este blog a continuar existindo, já que os nossos parceiros nos repassarão uma pequena comissão. Você não pagará nada mais por isso e nós ficaremos muito felizes! :)

Conteúdo Relacionado

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter