5 dias em Matosinhos e no Porto

Passamos 9 dias explorando o Norte de Portugal e contamos tudo aqui. Neste post, você vai saber o que fizemos apenas em Matosinhos e no Porto.

Dia 1 – 25/05/2024 (sábado)

Saímos de Cascais por volta das 12h e no meio do caminho até Matosinhos, paramos para almoçar no restaurante Pedro dos Leitões.

Visitamos pela primeira vez na viagem que fizemos sozinhos e ele fez questão de voltar com as crianças. Comemos super bem, brincamos com as estátuas dos porcos do lado de fora e seguimos viagem até Matosinhos com os pequenos cochilando.

Seguimos direto para nosso Airbnb, descarregamos as malas e depois paramos o carro no estacionamento SABA Marisqueiras, que foi indicado pelo dono do nosso apartamento. Achei a nossa rua, Brito Capelo, bem estranha com muitas lojas fechadas e abandonadas mas felizmente não tivemos maiores problemas.

Como estávamos cansados da viagem de quase 4h de carro, acabamos ficando no apartamento e jantando por lá mesmo, pois levei comidas fáceis de preparar para não precisar ir no mercado quando chegasse. Nem tinha visto que tinha um Pingo Doce logo em frente a nossa casa. 🙂

As crianças ficaram eufóricas com o beliche do quarto delas, mas como não tinha proteção lateral, acabamos colocando os dois colchões na sala e eles dormiram por lá.

Resumo do apê: achei bem arrumadinho e prático, mas senti falta de alguns utensílios de cozinha. A vista não era lá das melhores, porque dava para os fundos dos prédios da rua de trás, mas pelo menos havia cortinas blackout boas e janelas do tipo oscilobatente (que abre para o lado e para baixo). O nosso prédio tinha um elevador velhinho que não tinha portas, que foi um experiência interessante, e apesar de não ter garagem, era bem fácil de estacionar na frente. Como a casa era de fundos e no terceiro andar, não tivemos problemas com barulho. O checkin foi super fácil, pois a chave estava em um locker do lado de fora do prédio.

Dia 2 – 26/05/2024 (domingo)

Acordamos cedo, tomamos café da manhã e nos arrumamos para conhecer Matosinhos com calma. Já tínhamos visitado rapidamente a cidade na viagem que fizemos com meu irmão em 2021, mas agora íamos conseguir explorá-la.

Estava acontecendo a Festa Senhor de Matosinhos e a cidade estava bem cheia por causa disso, mas como como saímos cedo, conseguimos estacionar perto da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, onde estava começando a abrir os estabelecimentos e brinquedos da festa.

Entramos na igreja rapidamente para agradecermos e achei lindíssima toda enfeitada, olha só:

A praça em frente estava cheia de árvores enfeitadas com tricôs e a Juju adorou.

Fomos em direção aos brinquedos e muita coisa ainda estava fechada, mas o carrossel na água estava funcionando e lá foi a Ju toda feliz. O legal é que esta festa é para todos mesmo, porque você não paga nada para entrar e paga apenas o que quiser consumir (brinquedo ou comida). Brincamos um pouco no parque infantil que tinha ali na praça e depois eles quiseram ir no carrinho bate bate e no insuflável gigante que tinha lá. O carrinho bate bate infelizmente não tinha cinto de segurança e a Ju acabou caindo e se machucando, mas por sorte, não tinha mais nenhum carro além do deles porque o parque estava vazio. Atenção aos cintos de segurança!

Paramos para comer Bifanas em um restaurante com mesa do lado de fora no sol e depois deixamos as crianças irem em mais alguns brinquedos apropriados para a idade deles. O que o Paddy mais gostou foi o de jogar dardos nos balões (acertou 2 de 3 em cada vez que jogou) e a Ju adorou os carrosseis de carrinhos rosa. Tomaram sorvete voltando para o carro e saíram de lá saltitantes. Adoro quando consigo proporcionar um dia diferente e feliz para eles, e claro, para nós pais também. ! 🙂 Mission accomplished.

Passeamos de carro pela orla de Matosinhos e fomos conhecer o Parque da Cidade do Porto. Foi uma bela surpresa porque o dia estava bem agradável e o lugar realmente é gostoso de passear, mas infelizmente não conseguimos ficar muito tempo ali porque as bifanas não seguraram muito a nossa fome. Já estava começando um jogo de futebol que os meninos queriam ver, então procurei um restaurante com boas avaliações que tivesse TV e achei fotos da Marisqueira Mariquesira Dom Peixe no TripAdvisor. Liguei para fazer uma reserva pra cima da hora e lá fomos nós jantar e ver o jogo.

Ambiente, comida e atendimento muito bons! Pedimos sardinhas e risoto de camarão e saímos satisfeitos de lá. Paramos o carro no SABA Marisqueira e voltamos a pé pela rua Brito Capelo com suas lojas fechadas até o Pingo Doce, onde compramos algumas coisitas para o café do dia seguinte.

Dormimos super bem! 🙂

Dia 3 – 27/05/2024 (Segunda-feira)

Tomamos café da manhã sem pressa e como o Celo tinha que trabalhar – ele não tirou férias nessa semana – me arrumei para sair com as crianças. O dia estava lindo, então achei que seria uma boa ideia irmos para o parque ou para praia, e quando dei as opções, eles escolheram praia. Eba!

Parei o carro em um estacionamento subterrâneo bem em frente a Praia de Matosinhos e assim que avistei o Lais de Guia, foi para lá que fomos (sempre gosto de ter banheiro e comida por perto…rs). Eles andaram um pouco de patinete no calçadão, mas quando eu disse que podíamos ir para a areia, os dois não pensaram duas vezes e largaram os patinetes. Fomos caminhando até o restaurante, consegui deixar os patinetes guardados lá depois de consumir algumas bebidas, e fomos brincar na areia perto do mar. A praia estava vazia porque tinha um vento gelado, mas como eles estavam bem agasalhados, não foi problema para nós. Aproveitamos bastante o sol e a paz do lugar e quando a fome apertou, voltamos para o restaurante para um lanche matinal de croissants e tostas. Até deixei sorvete antes do almoço! kkk Férias são férias…

Quando nossos amigos disseram que podiam nos encontrar, fomos pegar o carro e dirigir até o parque perto da casa deles. Tive problemas para pagar o estacionamento, que só aceitava dinheiro – why????? – e eu havia acabado de bloquear meu cartão por causa de tentativas erradas de senha, mas no final das contas deu certo e eu achei moedas.

Encontramos eles no Jardim Basílio Teles e as crianças se esbaldaram no parquinho e pudemos matar um pouco a saudade. Quando o cansaço e a fome começaram a bater, decidimos ir almoçar no Norte Shopping e fomos de carro até lá. Os meus até dormiram no caminho, coitados.

Almoçamos e depois eles aproveitaram bastante o parque infantil que tinha lá dentro. Adorei o shopping, porque tinha várias lojas diferentes e mais interessantes do que as lojas do meu querido Cascais Shopping. Lanchamos depois do parque para recarregar as energias e quando deu umas 18h, voltamos para casa.

Preparei uma comida rapidinha para nós e cama!

Dia 4 – 28/05/2004 (terça-feira)

Tomamos café, arrumamos nossas malas e Celo ficou trabalhando enquanto eu levei as crianças para o Parque da Cidade do Porto novamente.

Fomos direto no lago para dar comidas para os patos e peixes, e foi uma diversão só! Acabamos encontrando gansos famintos lá e eles saíram correndo atrás de nós, então imagine meu pânico com esses dois pirralhos. Demos muita risada, mas no final a Ju falou bem claramente: “não quero voltar no parque dos gansos”. Trauma para uma vida inteira? Talvez. kkk

Pegamos o Celo e fomos almoçar no Mercado Municipal de Matosinhos, que é uma graça. Rodamos por ele e quando encontramos o Taberna Lusitana no TripAdvisor com boas avaliações e mesas disponíveis, lá fomos nós. Pedimos pimientos padrón, camarões ao alho e um robalo maravilhoso, que o garçom recomendou que comprássemos de um feirante do mercado. Como não conhecíamos ninguém, ele perguntou se ele podia comprar por nós e nós aceitamos. Eles prepararam o peixe comprado e cobraram uma taxa de 7.50 por isso. No final o peixe preparado ficou em torno de 40 euros, mas estava divino e achamos que valeu a pena! Deu para todos nós e saímos felizes de lá.

Voltamos para casa, Celo trabalhou mais um pouco e saímos logo depois para encontrar nossos amigos em uma quinta que eles alugaram em Redondelo, perto de Chaves.

Contei sobre nossos dias por lá neste post:

Voltando para Matosinhos – 31/05/2024

Voltamos do passeio por Chaves/Redondelo na sexta-feira a noite e fomos direto para o apartamento em Matosinhos que havíamos alugado para toda a semana. Reservamos o passeio da Livraria Lello e World of Discoveries para o dia seguinte, jantamos e dormimos cedo para aproveitar o dia seguinte.

Dia 4 – 01/06/2004 (sábado)

Tomamos café e nos arrumamos para ir conhecer a livraria mais bonita do mundo. Que animação!!! Marcamos para 10h30 e chegamos 10 minutinhos atrasados porque a cidade do Porto estava repleta de obras do metrô e o trânsito estava caótico. Paramos o carro no estacionamento SABA Praça de Lisboa que está no shopping em frente sem stress.

PS. Se você tiver interesse em visitar a Lello, não deixe de reservar com antecedência no site oficial deles. Eles deixam entrar até 30 minutos depois do horário reservado, então atenção!

Nós pagamos o ingresso de 8 euros dedutíveis na compra de um livro – a Ju não pagou – e valeu cada centavo. O lugar é realmente incrível com seus detalhes de madeira nas prateleiras, tetos e com uma escadaria central maravilhosa. Tiramos muitas fotos e no final compramos 3 livros para usar os 3 vouchers que havíamos comprado (só vale 1 voucher por livro).

Passamos no shopping que tem logo em frente e compramos bebidas em uma cafeteria fofa e usamos o banheiro também. Seguimos depois para o parque infantil na praça ao lado que havíamos visto quando estávamos chegando de carro e as crianças puderam curtir o espaço.

Decidimos almoçar no Restaurante Dona Porto que tinha boa avaliação e mesas do lado de fora disponíveis e fomos muito bem atendidos. Pedimos pratos de camarão e bacalhau e as crianças brincaram um pouco de desenhar para aproveitarmos o sol.

Fomos a pé até os Jardins do Palácio de Cristal, pois eu tinha visto que valia a pena ir lá com crianças, e fomos surpreendidos por um grande evento em homenagem ao dia da criança. O parque estava bem animado, com música e muitas atrações para a criançada, mas o que fizemos mesmo foi comer sorvete, sentar na grama, jogar xadrez, brincar no parque infantil e usar o balando todo enfeitado para a festa. Adoramos os bichos soltos pelo parque e o principal, a vista para o Douro. Olha que demais:

Paddy jogou xadrez com um garoto federado de 16 anos e empatou!!! Quanto orgulho do meu pequeno de 6 anos. 🙂

Saímos de lá quando nossos amigos disseram que estavam chegando no World of Discoveries e pegamos um Uber Tesla até lá. Que divertido e diferente andar num Tesla, né? Todos adoraram…rs.

Chegamos no parque temático e alguns minutos depois, entramos todos juntos. Foi uma farra boa ver o museu interativo dos descobrimentos, com exemplos dos barcos usados pelos portugueses nos séculos 15 e 16, cenários dos lugares que eles encontraram, comidas que comiam nos barcos, etc. Chegamos até a atração principal do parque, que é um barco que vai imitando o caminho percorrido pelos portugueses e nem precisamos pegar fila porque a minha amiga tinha uma bebê e por isso tinha prioridade. Era melhor ter pego a fila…rs… já explico.

Sentamos os 9 em 2 barcos seguidos e fomos navegando pelos cenários dos descobrimentos. Quando chegamos em um túnel que tinha imagens e sons de tempestade, a Juju ficou com um pouco de medo, mas depois conseguimos acalmá-la. Para nosso azar, houve uma pane no brinquedo e todos os barcos ficaram travados em seus lugares, e adivinha quem ficou no pior lugar? Nós. 🙁

Só percebemos que havia tido algum problema quando começamos a ver e ouvir as mesmas imagens e sons e depois de 10 minutos ainda estávamos lá. Apareceu depois um senhor para avisar da pane, pedir desculpas por estarmos em um lugar tão desconfortável com duas crianças pequenas e dizer que não havia nada que ele podia fazer por nós porque não era possível desligar os sons e imagens e não conseguia nos tirar dali. O jeito era esperar. Acho que ficamos uns 30-40 minutos ali dentro no escuro com um barulho de tempestade que era muito desagradável, mas felizmente meus pequenos ficaram bem aconchegados com a gente. Quando pudemos sair, nos levaram até a cena sequinte e descemos do barco para uma porta de saída de emergência. Achei uma falha de segurança enorme e obviamente fui reclamar na recepção. Eles me disseram para mandar e-mail para o BOL – comprei os tickets online – para pedir o reembolso e quando eu perguntei se eles dariam alguma recompensa pelo menos para as crianças que ficaram presas, eles ofereceram pedrinhas da loja de baixo. Achei o fim da picada e não pretendo voltar lá. Foi uma grande pena, mas felizmente

Saímos do parque, nos despedimos dos nossos amigos e fomos a pé andando pela Ribeira para encontrar um restaurante gostoso que compensasse a experiência surreal que tínhamos acabado de vivenciar. Celo encontrou o Adega São Nicolau (Porto) no TripAdvisor e como ainda estava vazio e conseguiríamos sentar em uma mesa com vista para o Douro, foi lá mesmo que fomos. Comemos camarão e carne ensopada e depois pegamos um taxi até nosso estacionamento.

Voltamos para casa, tomamos nossos banhos e cama!

No dia seguinte, fizemos o checkout do apartamento e dirigimos até Cascais, parando mais uma vez no Pedro dos Leitões para deixar o maridão feliz.