Search
Search
Close this search box.
Mochilões e Mochilinhas

9 dias em Matosinhos, Porto e Chaves com as crianças

Índice

Nossos amigos do Brasil vieram passar uma temporada em Portugal e nós aproveitamos a semana do feriado de Corpus Christi para encontrá-los no Norte, onde ficaram hospedados. Passeamos com as crianças pelo Porto, Matosinhos e Chaves e foi uma semana bem interessante.

Reservei com antecedência um apartamento na cidade de Matosinhos, bem ao lado do Porto, e fiquei a espera da família deles decidir o que faríamos durante a semana. No final, eles acabaram reservando uma quinta perto da cidade de Chaves, na região de Trás-os-Montes, e nos convidaram para irmos por 3 noites, e foi um passeio muito gostoso.

Vamos aos detalhes!

Roteiro Resumido

  • Sábado – Saímos de Cascais, almoçamos no meio do caminho (Bairrada) e chegamos em Matosinhos no final do dia.
  • Domingo – Ficamos em Matosinhos curtindo a festa da cidade, repleta de atrações para adultos e crianças. Fomos no Parque da Cidade do Porto e depois jantamos em uma Marisqueira deliciosa, o Dom Peixe.
  • Segunda-feira – Passeamos na praia de Matosinhos, depois fomos ao Parque Infantil Basílio Teles e ao Norte Shopping com nossos amigos, onde almoçamos e passamos o resto da tarde.
  • Terça-feira – Viajamos com os amigos para Redondelo, onde eles alugaram uma quinta muito agradável e ficamos matando a saudade.
  • Quarta-feira – Passamos o dia na quinta, fazendo churrasco e curtindo a piscina.
  • Quinta-feira – Fomos conhecer a cidade de Chaves e depois fomos na vila onde a avó da minha amiga nasceu.
  • Sexta-feira – Saímos de Redondelo, paramos em Guimarães para almoçar e explorar o Castelo e depois voltamos para Matosinhos.
  • Sábado – Fomos passear pelo Porto e fomos na Livraria Lello, nos Jardins do Palácio de Cristal e depois no World of Discoveries com nossos amigos. Passeamos depois até a Ribeira, onde jantamos e depois voltamos para Matosinhos.
  • Domingo – Fizemos o check-out do apartamento de Matosinhos e dirigimos até a Bairrada, para mais um almoço no restaurante que o Celo gosta. Depois seguimos para Cascais e chegamos no final da tarde em casa.

Roteiro Detalhado

Vou escrever dois posts separados para contar os detalhes e este aqui não ficar tão grande:

  1. 5 dias em Matosinhos e no Porto
  2. Um passeio por Chaves e Guimarães

Hospedagem em Matosinhos e Chaves

Alugamos o apartamento em Matosinhos e o pai da minha amiga alugou a quinta em Redondelo, perto de Chaves.

O apartamento que pegamos tinha 2 quartos e ficava na região de Brito Capelo, que eu particularmente não gostei muito. É um lugar com muito comércio na rua, mas muita coisa está fechada ou abandonada. Não sei se está assim por causa da pandemia ou se já estava decadente antes porque agora as pessoas estão preferindo ir ao shopping ou comprar online. Fato é que a vibe do lugar ficou estranha, mas pelo menos tem o metrô, um Pingo Doce, o Mercado do Peixe e as marisqueiras por perto, então não é tão mal assim. O apê era bem clean e prático, mas infelizmente não tinha vaga pro carro e tivemos que pagar 15 euros por dia no Saba Marisqueiras, o estacionamento mais perto dali.

O link do nosso Airbnb é este aqui : GuestReady – Retiro perto da praia de Matosinhos

O link da quinta que eles alugaram em Redondelo é este aqui: Nature & Pool – Countryside Villa

Restaurantes em Matosinhos, Chaves, Porto e Guimarães

Visitamos alguns restaurantes nesta viagem, sendo eles:

  • Pedro Dos Leitões (Bairrada, Mealhada) – paramos neste restaurante no meio do caminho entre Cascais e Matosinhos tanto na ida quanto na volta. O Celo gostou muito do leitão à bairrada quando visitamos em nossa viagem a sós e pediu para voltarmos. Comida, ambiente e atendimento muito bons!
  • Dom Peixe Marisqueira (Matosinhos) – jantamos no domingo nesta marisqueira porque estávamos em busca de um restaurante com boas avaliações e com televisão para assistir a um jogo importante de futebol. Achei o atendimento muito bom e o nosso risoto de camarão e sardinhas estavam deliciosos.
  • Taberna Lusitana (Matosinhos) – este restaurante fica dentro do Mercado de Peixe de Matosinhos e deixa você escolher o seu peixe no mercado e eles cobram uma taxa de 7.50 euros para preparar e servir. Vi que outros lugares lá fazem isso também, mas este é o que tinha melhor avalição e tinha mesas disponíveis na hora que fomos. Comemos um robalo maravilhoso (quase 30 euros), pimientos padrón e camarões ao alho e adoramos tudo! O atendimento foi meio complicado e não gostei de no final ter que pagar em dinheiro.
  • Burguesia Food Experience (Chaves) – Depois de uma manhã conhecendo a cidade encantadora de Chaves, paramos para almoçar neste lugar descolado que fica de frente para o rio Tâmega. Ele tem esplanada mas como estava muito quente e estávamos em 13 pessoas, só conseguimos mesa dentro. O atendimento no início foi bem ruim, mas depois melhorou. Comemos hamburguers e sorvetes e saímos para passear felizes, mesmo com o sol a pino.
  • Casa Florêncio (Guimarães) – este lugar foi escolhido a dedo pelo pai da minha amiga depois de ler no guia Boa Cama Boa Mesa que valia a pena. Pegamos uma mesa para 13 pessoas e pedimos pratos de arroz de polvo, cabrito, peixe e carne e todos gostaram bastante. O atendimento foi impecável e ambiente era bastante agradável também. Quando saímos, tivemos a surpresa de encontrar uma lamborguini parada no estacionamento do restaurante e meu filhote ficou encantado.
  • Dona Porto (Porto) – este pequeno e simples estabelecimento fica em frente ao Jardim da Cordoaria e tem mesas na esplanada, que são perfeitas em dias como o que fomos. Fomos muito bem atendidos por uma senhora simpática e comemos pratos com bacalhau e camarão bem saborosos.
  • Adega São Nicolau (Porto) – Este restaurante em uma travessa na Ribeira tem vista do rio Douro de suas varandas e portanto as mesas de fora são bastante disputadas. Demos a sorte de chegar lá antes do restaurante encher para o jantar e conseguimos sentar na melhor mesa de fora e tivemos uma refeição bem agradável com camarões e carninha ensopada, apesar de sentados em bancos não muito confortáveis.

Transporte

Viajamos desde Cascais com o nosso carro, então não tivemos custo com aluguel. Pagamos uma grana de pedágio, mas ainda não sei ao certo quanto, mas acho que deve ter girado em torno de 100 euros para todos os dias.

O estacionamento que pagamos em Matosinhos custou 15 euros por dia, porque eu fui no balcão de atendimento e me disseram que tinha opção de diária. Se fosse pagar por hora usando o Via Verde, acho que a hora era entre 1 e 2 euros, então faça a conta…rs. Sei que dava para ter reservado os dias de estacionamento no site para conseguir desconto, mas tentamos fazer e não conseguimos, então o jeito foi pagar 15 euros mesmo.

Passeios que fizemos

  • Praia de Matosinhos (Matosinhos)
  • Parque Infantil do Jardim Basílio Teles (Matosinhos)
  • Parque da Cidade do Porto (Matosinhos)
  • Castelo de Chaves (Chaves)
  • Castelo de Guimarães (Guimarães)
  • Jardins do Palácio de Cristal (Porto)
  • Livraria Lello (Porto)
  • World of Discoveries (Porto)

Nossa viagem em fotos

Alguns dos nossos passeios pelo Norte

Se quiser saber por onde já passamos no Norte de Portugal, veja os links abaixo:

Reserve tours por Portugal

Índice

Parceiros
Recentes
Newsletter
Facebook
Planeje sua viagem
Booking.com

Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Ao usar os links abaixo para organizar sua viagem, você ajudará este blog a continuar existindo, já que os nossos parceiros nos repassarão uma pequena comissão. Você não pagará nada mais por isso e nós ficaremos muito felizes! :)

Conteúdo Relacionado

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter