No dia 13 de maio de 2024, conseguimos fazer a nossa primeira viagem a sós desde 2017. Foram quase 7 anos de espera por este momento, já que o Patrick nasceu no início de 2018 e nunca tivemos coragem de nos separar dele e da Ju ao mesmo tempo. Fizemos viagens bem curtas sozinhos, nos revezando nos cuidados com os pequenos, mas agora finalmente o momento de reviver nossas viagens em casal chegou. Só tenho a agradecer aos que cuidaram tão bem dos nossos tesouros e a Deus por este roteiro gostoso passando por Coimbra, Luso, Bussaco e Penacova. Curtimos muito!
Agora vamos aos detalhes. 🙂
O Planejamento
Saímos de Cascais no dia 13/05/204 (segunda-feira) e voltamos no dia 16/05/2024 (quinta-feira). Fomos durante a semana pois queríamos que as crianças dessem pouco trabalho ficando boa parte dos dias na escola. Deu certo! As datas foram pensadas com carinho para coincidirem com a estadia da minha sogra e da Tia Silvia em Cascais.
Reservamos o carro com antecedência mas com cancelamento gratuito até 48h antes e fomos pegá-lo depois de deixarmos as crianças na escola. Partimos para explorar sem nenhum hotel ou passeio reservado/planejado e foi libertador! A real é que nem estávamos acreditando que esta viagem ia acontecer, mas no final das contas, foi muito bom viajar sem rumo e ir resolvendo tudo conforme nossas vontades. A gente sempre viajou com muito planejamento, principalmente depois que as crianças nasceram, mas viajar desta forma foi tão legal que tô até repensando minhas futuras viagens…rs.
O Carro
Alugamos um carro conversível na Europcar pela Rentcars, depois deste site mostrar que era uma das melhores opções para Cascais. Sempre tive vontade de andar de carro conversível – o Celo já havia andado – então quando começamos a pensar no que queríamos fazer nesta viagem, eu falei de cara que queria um.
Tivemos um pequeno desgaste inicial na hora que nos entregaram o carro, porque a capota não abria de jeito nenhum. Descobrimos que era porque tínhamos nossas duas malinhas de cabine na mala do Mini branco e para abrir todo o teto, não pode ter nada lá dentro. Viajamos todo o tempo com as malinhas no banco de trás, o que não foi problema algum porque éramos só os 2 na frente, mas achei que a Europcar podia ter nos avisado antes que não poderíamos usar a mala do carro. Talvez as pessoas que já tenham andado de conversível saibam disso, mas eu não sabia e fiquei chateada na hora. Imagina se eu fosse tivesse levado malas enormes que não coubessem no banco de trás? Teríamos que cancelar, provavelmente. Enfim… o que importa é que deu certo!
O clima infelizmente não estava dos melhores, com vários momentos de chuva, mas fizemos questão de ficar 95% do tempo com a capota aberta e por causa da alta velocidade, a chuva nem molhava dentro. Colocamos nossas músicas favoritas bem altas e ficamos com os cabelos ao vento e braços pro ar durante os 4 dias. Uma delícia que recomendo para todos e que eu com certeza quero repetir muitas vezes, quem sabe até comprando um descapotado – como se diz em Portugal – um dia. 🙂
Dica para a próxima viagem de conversível: amarrar um lenço no cabelo para evitar os nós! Bem filme de Hollywood de antigamente, sabe?
O Roteiro Resumido
Acabamos fazendo o seguinte roteiro nestes 4 dias/3 noites que viajamos sozinhos:
Dia 1 – Cascais, Santarém e Mata do Bussaco
Saímos de Cascais por volta das 10h e fomos direto para Santarém porque queríamos visitar umas casas com um corretor. Depois das visitas, almoçamos em Santarém no recomendado Taberna da Quinzena e seguimos para a Mata do Bussaco, onde nos hospedamos no Palace Hotel Bussaco. Não quisemos jantar no hotel pois os preços eram extorsivos e acabamos jantando super bem no #1 de Luso, o Pedra de Sal. Recomendo!
Dia 2 – Mata do Bussaco, Luso, Mealhada (almoço) e Aguieira
Acordamos no palácio e saímos para explorar a Mata do Bussaco. Seguimos para Luso novamente, desta vez para visitar as Termas de Luso, mas desistimos depois que vimos as opções de tratamentos e seus preços. Seguimos para almoçar o famoso Leitão da Bairrada em Mealhada, e dessa vez escolhemos o restaurante Pedro dos Leitões.
Ps. Já tínhamos ido no outro restaurante famoso da região, o Rei dos Leitões, em outra viagem e contei tudo neste post aqui:
Saímos muito satisfeitos de lá e fomos para nosso hotel, o Hotel Rural Quinta da Conchada, que foi um achado com bungalow bem fofo com vista para o rio Mondego.
Dia 3 – Conchada, Penacova, Lorvão e Coimbra
Tomamos café da manhã e fomos até o Miradouro da Livraria do Mondego e os Moinhos da Serra da Atalhada, recomendados no blog que adoramos (Vagamundos). Depois fomos conhecer Penacova, onde acabamos almoçando no carro bifanas bem saborosas do Jo Bifanas, e seguimos para visitar o Mosteiro do Lorvão, que foi uma bela surpresa para nós.
Saímos de lá por volta das 16h e fomos direto para Coimbra, pois havíamos agendado o tour das 19h do Fado ao Centro, recomendado por minha sogra. Fomos para o nosso hotel – escolhemos o Hotel Oslo por causa da vista da cidade do rooftop, localização central e por ter estacionamento – e depois fomos turistar. Conseguimos entrar na Sé Velha e depois na Sé Nova – nós amamos igrejas! – e depois paramos para beliscar alguma coisa no restaurante ao lado do Fado ao Centro, o Tapas nas Costas. Assistimos ao famoso Fado de Coimbra – simplesmente ma-ra-vi-lho-so – e depois fomos jantar no Fangas Maior, também ali perto.
Dia 4 – Coimbra e retorno para Cascais
Tomamos café da manhã com vista para a cidade, fizemos checkout, deixamos nossas malas no carro e saímos a pé para visitar o resto das atrações da cidade. Tínhamos agendado no dia anterior o tour da Biblioteca Joanina (13.50 por pessoa no site oficial) para 11h20 e foi o tempo certinho de passearmos a pé por tudo. Quanta subida!
Visitamos a lindíssima Biblioteca Joanina, a Capela de São Miguel e o Palácio Real – não fomos no Museu Académico e Laboratório Chimico – e adoramos tudo! Paramos para almoçar depois no restaurante indicado por minha sogra, o Boutique Tapas e Petiscos, e gostamos muito da comida e do ambiente pequeno e acolhedor.
Saímos de Coimbra satisfeitos com a rápida visita e com planos de voltarmos com as crianças para visitarmos outras atrações – Portugal dos Pequenitos, a Quinta das Lágrimas e o Parque Mondego.
Dirigimos direto para Cascais para dar tempo de buscar os pequenos na escola às 16h com o carro conversível e foi maravilhoso reencontrá-los! Passeamos com o carro conversível, paramos na praia para brincar na areia e fechamos a viagem com nossa chave de ouro: eles. Que saudade que deu!
Os Roteiros dentro de Coimbra, Luso, Bussaco e Penacova
Se quiser saber mais sobre os passeios que fizemos neste roteiro por Coimbra, Luso, Bussaco e Penacova, acesse os links abaixo:
As Hospedagens
Como já disse acima, não reservamos nada com antecedência. Fomos dirigindo e vendo o que queríamos fazer e em paralelo abríamos o aplicativo do Booking para ver as opções mais legais pra gente. Funcionou muito bem, principalmente porque achávamos os hoteis de nossa preferência e eu ligava pouco antes de chegarmos para pedir desconto e para nossa surpresa conseguimos em todos eles.
As nossas opções para este roteiro por Coimbra, Luso, Bussaco e Penacova foram:
- Palace Hotel Bussaco (nota 8.1) na Mata de Bussaco
Pagamos 130 euros a diária com café da manhã e ganhamos um upgrade para um quarto com varanda e vista do jardim. O hotel é absolutamente LINDO e está mesmo dentro da Mata do Bussaco, que é um lugar especial com centenas de espécies de plantas de diversos lugares do mundo. Tomamos um belo café da manhã, mas não quisemos jantar porque achamos o preço salgado para o que oferecia. Visitamos o Convento de Santa Cruz do Bussaco, fizemos algumas trilhas pela Mata e amamos a paz do lugar. Vale a pena conhecer.
- Hotel Rural Quinta da Conchada (nota 8.9) em Aguieira
Conseguimos ficar hospedados no último bungalow do hotel, separado do prédio principal, com uma baita vista do Rio Mondego por 76 euros com café da manhã. Que delícia de lugar! Tomamos nosso vinho sossegados na nossa varandinha quando a chuva deu uma trégua e quando deu 19:30, fomos aproveitar a nossa reserva na piscina aquecida/jacuzzi do hotel com apenas mais um casal. Descansamos bastante e depois fomos nos arrumar para jantar no restaurante do hotel, com vista para o rio. Comida boa, atendimento bom também. No café da manhã servido neste mesmo restaurante, pudemos apreciar melhor a vista e fazer mais planos para o resto da viagem.
- Hotel Oslo (nota 8.3) em Coimbra
Nosso hotel ficava na baixa Coimbra, bem perto ao Rio Mondego e tinha como pontos fortes estacionamento gratuito e rooftop com vista da cidade. Definitivamente a fachada do hotel precisa de uma modernizada, porque eu detestei quando o vi de perto e quis ir embora, confesso, mas o que importa é que dentro ele é arrumadinho e não tenho nada para reclamar do quarto. O café da manhã foi servido no penúltimo andar e portanto, tinha uma bela vista, mas quando chegamos as mesas boas já estavam cheias e tivemos que nos contentar com uma vista não tão boa assim.
Os Restaurantes em Coimbra, Luso, Bussaco e Penacova
Comemos tão bem nessa viagem! Afff….acho que engordei uns 2kg de tanta comida e vinho bons que experimentamos. Os nossos restaurantes favoritos com certeza foram o Pedra de Sal, em Luso, Pedro dos Leitões na Mealhada e o Boutique Tapas e Petiscos, em Coimbra. Recomendo fortemente os 3!
Se quiser saber mais detalhes dos lugares e das comidas que pedimos, veja os posts mais detalhados da nossa viagem por Coimbra, Luso, Bussaco e Penacova:
Fotos em Coimbra, Luso, Bussaco e Penacova
Outras viagens pelo Centro de Portugal
Se você está interessado em passear por essa região deliciosa de Portugal, dê uma olhada nossos passeios através deste link.
Essas foram algumas delas:
3 dias em Fátima, Batalha, Alcobaça, Tomar e Nazaré
3 dias em Figueira da Foz, Óbidos, Buddha Eden e Lourinhã
9 dias pelo Centro e Norte de Portugal
4 dias pelo Centro de Portugal
Reserve Passeios com a Civitatis
Se você está em busca de passeios pela região de Coimbra, Luso, Bussaco e Penacova, dê uma olhada nestas opções do nosso parceiro Civitatis: