Este post de Penacova e Lorvão faz parte de uma série de posts de uma mesma viagem. Veja o resumo desse passeio clicando no artigo abaixo:
Dia 14/05/2024 – terça-feira
Para saber sobre o que fizemos durante o dia, veja este post.
Terminamos o dia fazendo o check-in em um hotel que escolhemos enquanto almoçávamos, o Hotel Rural Quinta da Conchada. Ele fica na margem do Rio Mondego, tem ótimas avaliações e vistas lindas por um preço acessível. Foi fácil escolhermos ele…rs
Liguei no caminho para ver se conseguíamos desconto por causa da reserva em cima da hora e a resposta foi positiva. Pagamos 76 euros para ficar em mini bangalô de frente para o rio e apesar do box apertado para banho, achei todo o resto bem ajeitadinho. O auge foi sentar na varanda e tomar nosso vinho sem ninguém ao nosso redor, apenas ouvindo os pássaros.
Reservamos a piscina aquecida/jacuzzi para 19h30 e quando deu a hora, nos arrumamos para aproveitar o momento relax. Dividimos o espaço com mais um casal e quando acabou o tempo, voltamos para o quarto para nos arrumarmos para jantar no restaurante do hotel.
O restaurante também tem vista para o rio e tinha vários pratos interessantes, mas ainda estávamos cheios do almoço do leitão, então comemos relativamente pouco. Tudo estava bom, mas o melhor mesmo foi voltar a pé pro nosso quarto sem precisar dirigir…rs Praticidade é vida!
Dia 15/05/2024 – quarta-feira
Tomamos café da manhã com vista no mesmo lugar onde jantamos no dia anterior e fizemos check-out do hotel para conhecer a região tendo como base este post do Vagamundos.
Livraria do Mondego
Paramos primeiro no miradouro Livraria do Mondego, que tem a vista de uma parede de rocha com rachaduras que lembram livros verticais.
Moinhos de Gavinhos
Depois fomos até os Moinhos de Gavinhos, que ficam no topo de um morro com vista incrível da região. Achei uma pena a maioria dos moinhos estarem abandonados, mas gostei de ver pelo menos um renovado e aqui está ele:
Vila de Penacova
Seguimos para a vila de Penacova e fomos direto para o Mirante Emydgio da Silva e gostamos da vista e do fato de ele estar vazio.
Depois paramos no centrinho da vila e fomos conhecer a varanda da romântica Pérgola Raúl Lino, com suas flores e van para fotos belas. É claro que este lugar estava bem mais cheio que o anterior…
Dei um pulo rápido na Igreja Matriz de Penacova, comprei meu imã de geladeira ali perto e depois compramos um almoço takeaway no Jó Bifanas. Fiquei impressionada com a quantidade de gente que eles atenderam no pouco tempo que eu estive ali a espera das nossas bifanas. Dava para sentar nas mesas ou então pegar as comidas para levar, mas achamos melhor não perder muito tempo sentados para aproveitar as outras atrações da região.
Mosteiro de Lorvão
Comemos as bifanas no conforto do nosso carro e quando acabamos, fomos para o Mosteiro de Lorvão, que ficava perto dali. Ele foi fundado no século IX como um mosteiro beneditino masculino e, em 1206, tornou-se um convento feminino cisterciense. Conhecido pela sua arquitetura barroca e acervo de manuscritos, foi hospital psiquiátrico até o ano de 2012 e parece que agora foi comprado por uma rede de hoteis.
Pagamos 4.50 por pessoa para fazer o tour completo e demos o azar de pegar um guia com sotaque difícil de entender, mas que era uma enciclopédia ambulante. Sabia todas as datas e nomes das pessoas das histórias que contava e juro que saí do tour meio tonta de tanta informação – isso porque eu não consegui entender 90% do que ele falava…imagina se eu tivesse entendido. Rodamos pelo museu do mosteiro e depois fomos ver a igreja que é lindíssima!
Depois dirigimos até Coimbra, pois havíamos agendado um espetáculo do Fado ao Centro às 19h e ainda tínhamos que fazer o check-in.
Vou falar sobre nosso passeio por Coimbra em outro post. 🙂
Resumo deste passeio
Outras viagens pelo Centro de Portugal
Se você está interessado em passear por essa região deliciosa de Portugal, dê uma olhada nossos passeios através deste link.
Essas foram algumas delas:
- 3 dias em Fátima, Batalha, Alcobaça, Tomar e Nazaré
- 3 dias em Figueira da Foz, Óbidos, Buddha Eden e Lourinhã
- 9 dias pelo Centro e Norte de Portugal
- 4 dias pelo Centro de Portugal