Passamos 3 dias no Algarve com as crianças no final de julho e os destinos escolhidos foram o parque aquático Zoomarine e a praia paradísiaca de Odeceixe, que fica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O primeiro era uma novidade para nós e o segundo já conhecíamos da nossa primeira viagem por Portugal em 2016. (Se quiser saber mais sobre o nosso primeiro passeio, veja https://mochiloesemochilinhas.com/4-dias-na-regiao-de-algarve/). Foi uma viagem curta, descomplicada e deliciosa!
Mapa da viagem

Hospedagem
Fechamos a hospedagem em cima da hora e como estava tudo bem caro, optamos por uma das opções mais baratas do Booking, já que sabíamos que passaríamos o sábado e o domingo inteiros no Zoomarine. O lugar foi o Quinta Das Figueirinhas & Quintinha Village (nota 8.5 na altura), que é um grande conjunto de prédios pequenos de apartamentos simples e um pouco outdated de 1 quarto, com piscinas e parquinho, mas que confesso que nem tivemos tempo de aproveitar. Pagamos 474 euros para 3 noites sem café da manhã, já que achamos melhor ir na sexta a noite e sair na segunda de manhã para podermos aproveitar ao máximo o parque aquático nos dois dias de ingressos. Tomamos café no apartamento no sábado e domingo, já que eu tinha levado algumas coisas de casa, e na segunda optamos por pagar pelo café da Quinta, mas não achei que valeu muito a pena. No geral, achei o apartamento pouco preparado para receber hóspedes – poucos utensílios na cozinha, toalhas ásperas e travesseiros desconfortáveis e em pouca quantidade -, e achei que o condomínio podia ter uma jardim mais bem cuidado para dar uma sensação melhor, então por esses motivos, não voltaria a ficar lá. Aqui vão algumas fotos:









O parque Zoomarine
Que parque, minha gente! Que parque!
Eu já tinha ouvido falar que este parque era um MUST SEE em Portugal, mas estávamos esperando a Juju ficar um pouco mais velha para aproveitar mais. Ela com 104cm conseguiu ir em muitas atrações e o Paddy com seus 134cm foi em todas. Foi sucesso absoluto!

Compramos ingressos para os 2 dias de parque no site oficial deles – https://www.zoomarine.pt/pt/ – e pagamos 37.50 para cada criança e 46.50 para cada adulto, ou seja, o total de 168 euros para os dois dias. É caro, é, mas vale cada centavo. O parque é extremamente bem cuidado, com jardim e limpeza impecáveis, infraestrutura completa e bem pensada, diversas atrações com animais exóticos, uma equipe bem treinada e simpática, além de muitas atrações sem animais que fazem a alegria de adultos e crianças. Há espaço para todos, e olha que nós fomos no alto verão! Eu fiquei com medo de ir no final de semana e ser muito cheio, mas li em algum lugar que os dias mais cheios costumam ser terça, quarta e quinta-feira, porque é quando os turistas do Algarve cansam-se das praias nas suas férias semanais no Algarve. O parque estava cheio? Claro, mas nada absurdo. Conseguimos ir em todas as atrações desejadas por diversas vezes, vimos os shows dos golfinhos, das focas, dos piratas, das araras e das aves de rapina, assistimos ao filme em 4D, conseguimos almoçar sem pegar muita fila, ou seja, tivemos 2 dias MUITO agradáveis em família. Saí de lá querendo recomendar o passeio para todo mundo!
Ah, dicas muito importantes:
- Baixe o aplicativo do Zoomarine no celular para ter uma ideia dos horários dos shows, a altura mínima permitida nos brinquedos e saber também a localização das atrações. No início ficamos um pouco perdidos, mas depois de umas horas, já estávamos familiarizados com o local.
- Chegue meia hora antes do horário que dizem que o parque abre, porque tenho a impressão que já vai dar para entrar e se organizar lá dentro. Acho que os brinquedos só abrem às 10h, mas se você já estiver noção do tamanho do lugar, das distâncias e do que quer conhecer, vai ter uma certa vantagem e pegar filas menores pela manhã.
- Alugue um locker logo ao lado dos restaurantes para deixar suas coisas de valor e fique andando apenas com uma bolsa com lanches, toalhas e protetor solar. Assim vai ficar mais tranquilo de ir nas atrações e deixar as bolsas em algum lugar perto da atração que estiver
- Leve lanches e bebidas se quiser economizar. Muita gente faz picnic nos jardins do parque e levam inclusive cadeiras de praia, guarda-sol, cooler entre outras coisas para ficarem mais confortáveis na relva. As espreguiçaadeiras perto das piscinas precisam ser alugadas e não são baratas.
- Não se esqueça do protetor solar, chapéu, toalhas e sandálias de praia. Tenha os mesmos cuidados que teria se passasse um dia inteiro na praia. Não deixe a empolgação das atrações te fazer esquecer de cuidar da proteção da pele.
- Entenda bem a localização dos banheiros para você estar seguro e não entrar em pânico quando seus filhos falarem que precisam ir com urgência.
Aqui estão alguns preços dos almoços por lá:


Nossas impressões das atrações
- Show das araras – simplesmente demais!!!
- Show dos golfinhos – eu, a mãe, até chorei.
- Show das focas e leões marinhos – muito legal até o momento em que o leão marinho mordeu a mão do treinador e todo mundo ficou tenso
- Show dos piratas – meu filhote de 7 anos se amarrou!
- Show das aves de rapina – eu fiquei impressionada do início ao fim
- Filme 4D – sucesso absoluto!
- Borboletário – A Juju amou, mas Paddy achou muito quente e abafado o ambiente – e é mesmo.
- Piscina de ondas – acho que foi onde mais ficamos com as crianças
- Piscina com correnteza (Rio dos Cocos) – legal, mas não pode sair da boia. Usamos o colete deles para a Juju.
- Ilha do Tesouro e da Fantasia – área para crianças menores que curtimos muito, principalmente na hora da virada do balde com água
- Quetzal e Iguaçu – São os mais radicais e Celo e Paddy curtiram bastante
- Aquasplash – não achamos que valeu muito a pena, pois ficamos um certo tempo na fila e alguns barcos e armas estavam quebrados
- Buffalo – montanha russa sem loop mas bem rápida que deu para nós 4 irmos
- Farol – elevador que deu para Juju ir também e para minha surpresa ela adorou
- Manta – um brinquedo voador que não deu pra Juju ir por causa de 1cm, mas que Paddy curtiu com o Celo
- Jurassic River – fomos os 4 e saímos encharcados, mas a Ju ficou com algum medo
Agora algumas fotos do parque:






































Restaurantes perto do Zoomarine
Nos dois dias de parque, almoçamos burguers e hot dogs nos restaurantes disponíveis lá dentro, e saímos de lá precisando de comida de verdade. No sábado, fomos no Cantinho do Almareado e no domingo fomos no Ribeirinho, ambos com comida deliciosa e ambiente agradável. No primeiro, o serviço demorou um pouco mais e nós comemos frutos do mar, e no segundo nós comemos o famoso Franguinho a Guia e estava delicioso! É um restaurante tradicional e estava com uma fila enorme quando saímos de lá. Ainda bem que fomos na hora certa! 🙂
Fotos do Cantinho do Almareado:





Fotos do Ribeirinho:





Odeceixe
Na segunda, fizemos o checkout e dirigimos por 1h até Odeceixe, pois lembrávamos que era uma praia muito agradável por ter o encontro do rio e do mar. Ficamos surpresos com a quantidade de carros já estacionados na estrada e por lá paramos também, assim que encontramos uma vaga boa. Passamos em uma cafeteria para comprar lanches e bebidas e descemos com as crianças e nossas tralhas para passarmos algumas horas na praia. Optamos por ficar mais perto do mar e não do rio, porque estava com várias piscinas, e foi uma delícia o tempo que lá passamos.





Restaurante em Odeceixe
Quando a fome apertou, arrumamos nossas coisas e subimos para procurar algum restaurante para almoçar. Conseguimos mesa no primeiro que vimos, o Esplanada do Mar, que tinha uma nota boa no Google mas não no TripAdvisor, e lá ficamos apreciando a vista do rio. Pedimos pratos com bacalhau e gambas e bebidas refrescantes, e saímos muito felizes com essas horas bem passadas na minha querida Odeceixe. Cogitamos ficar um pouco curtindo a água do rio depois do nosso almoço tardio, mas como o Celo precisava trabalhar quando chegasse em casa, achamos melhor pegar a estrada direto para Cascais. As crianças obviamente dormiram a viagem inteira até em casa e nós tivemos um tempinho para nós dois em silêncio (ou ao som de músicas das nossas bandas favoritas).






Só um detalhe que acho que vale a pena mencionar: quando chegamos em Odeceixe e paramos o carro na estrada, tirei uma foto da vista com o rio ainda não cheio. Depois quando voltamos para o carro para ir embora, tirei outra foto da vista agora com o rio cheio. Olha que legal a diferença:


Mais uma viagem linda com minha família 🙂 Obrigada, papai do céu!