Em julho de 2023, fizemos uma viagem de 4 dias pelo Centro de Portugal e uma das atrações visitadas foi a maior gruta do país, conhecida como Gruta de Mira de Aire. Ela foi eleita recentemente como uma das 7 maravilhas naturais do país e é realmente um MUST SEE nesta região do país.
Se quiser saber mais sobre esta viagem, clique no post abaixo que tem todos os detalhes:
A Gruta de Mira de Aire
A gruta está inserida no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, no Centro de Portugal, e o acesso é tranquilo se você for de carro, porque tem estacionamento mesmo ao lado da entrada principal. Se você vive em Cascais como nós, vai levar certa de 1h30 para chegar:
A gruta, ou melhor, as grutas foram descobertas em 1947, mas só foram abertas ao público em 1970. Possuem mais de 11.500 metros, sendo que apenas 600 metros são visitáveis, e mesmo assim, esse trecho é o suficiente para uma aventura impressionante, com salões enormes, formações rochosas magníficas e profundidades que chegam a 110 metros abaixo da superfície.
A visita à Gruta
Você precisa comprar os ingressos na hora – veja mais detalhes no site oficial – e entrar em uma fila que não costuma ser muito grande. A visita tem uma duração média de 60 minutos, começando com um pequeno vídeo, seguindo-se a visita acompanhada por um funcionário que dará explicações ao longo do trajeto visitável da gruta, e termina numa exposição fotográfica sobre os 70 anos da espeleologia em Portugal e numa exposição de rochas, minerais e gemas.
Nós descemos mais de 680 degraus com o nosso grupo, de forma bem lenta e segura, e tiramos muitas fotos e curtimos bastante a beleza do lugar. Fiquei fascinada pelas estalactites e estalagmites iluminadas que parecem uma grande obra de arte. Eles souberam direitinho tornar o lugar mágico com a iluminação certa!
Felizmente no final do tour, não foi preciso subir os quase 700 degraus pois eles têm um elevador que nos leva até o nível da rua. É claro que eu já sabia disso, pois havia pesquisado e confirmado na bilheteria, afinal meus filhotes estavam com 2 e 5 anos e nós pais não seríamos loucos de subir com eles a pé.
Dado isso, acredito que este passeio é um MUST SEE em Portugal para todas as idades! Felizmente os ingressos não são muito caros e o acesso é fácil.