Search
Close this search box.
Praia de Figueirinha

1 dia na Praia de Figueirinha, Setúbal

Índice

Saímos da nossa casa em Cascais por volta das 9h do dia 02/07/2020 e dirigimos até a Praia de Figueirinha, em Setúbal, pois uma amiga querida indicou-a como sendo uma das melhores da região. Nosso trajeto levou quase 2h ao invés das 1h10 indicadas no GPS se fôssemos direto, porque me confundi e coloquei “Sesimbra” como destino e também porque o trajeto entre as praias Portinho da Arrábida e Figueirinha estava fechado.

Só descobrimos este último detalhe quando chegamos na barreira policial e o guardas avisaram que precisaríamos parar o carro ali e pegar um ônibus até a nossa praia, ou então poderíamos dar a volta pela Serra da Arrábida para chegar até à praia pelo outro lado, passando por Outão.

Foi o que fizemos, claro, afinal ninguém quer entrar em ônibus desnecessariamente no meio de uma pandemia, né? Para nossa surpresa, a estrada N379-1 tem vistas espetaculares da Serra, ficando melhores ainda quando conseguimos ver a Península de Troia com sua água azul turquesa.

Na estrada

Há alguns mirantes na estrada caso queira parar para tirar fotos, mas nós queríamos chegar cedo na praia, então tirei as fotos com o carro andando mesmo. Veja só que lindeza:

Nosso encantamento passou quando descemos a serra e nos deparamos com uma fábrica de cimento – isso mesmo! – enorme e horrorosa perto da praia de Outão, a Secil. Ficamos sem acreditar no que estávamos vendo, mas é real, gente… Ela está lá desde 1904 e produz cerca de 2 milhões de toneladas de cimento por ano.

Continuamos dirigindo até nosso destino e logo vimos um estacionamento em frente à praia, com apenas 3 vagas vazias, e para nossa sorte, pegamos uma delas. Quando vimos os carros que chegaram depois de nós e não conseguiram estacionar, só agradecemos pela nossa sorte. Nosso presente de aniversário de namoro! <3

A praia

O visual da praia desde o estacionamento já é surreal, mas ao pisar na areia, melhora mais ainda. Que praia espetacular! Água cristalina, sem ondas, relativamente vazia, com montanha na direita e península de Troia na esquerda… Pra quê mais? Obrigada pela dica, Alê!

Íamos armar nossa barraca em frente aos sombreiros fixos da praia, mas uma moça nos avisou que era proibido e que ali só poderíamos ficar sem sombreiro, mas que poderíamos andar um pouco e armar nossa barraca mais longe. Como ali estava mais vazio, ficamos só na canga mesmo e foi delicioso.

Havia algumas nuvens e até pensamos que choveria ou esfriaria, mas depois o sol abriu e conseguimos tomar coragem para encarar a água estupidamente gelada. Nossa Senhora, pq tão fria, né? Ficamos lá curtindo a praia por umas 3h e só vimos vendedor ambulante das famosas “Bolas de Berlim“, que nada mais são do que os “sonhos” brasileiros. Eu acho que não combina doce com praia, mas vai entender, né… Ainda bem que levamos sanduíches, batatas e água para não precisarmos sair dali para nada.

Saímos por volta das 2h30 para dar tempo de pegar o baixinho na creche, pagamos menos de 3 euros pelo estacionamento, e não pegamos trânsito algum até Cascais. Na volta, passamos pelo Cristo Rei antes de pegarmos a ponte para Lisboa e só agradeci…

Penso em voltar para conhecer as outras praias da região, a Portinho da Arrábida e a Praia do Creiro, as praias de Sesimbra (principalmente a Ribeira do Cavalo) e também para conhecer a famosa Península de Troia. Já pesquisei que há barcos que saem de Setúbal e Sesimbra para essas praias e acho que deve ser um passeio lindo. Claro que contarei tudo aqui quando fizermos! 😉

Índice

Parceiros
Recentes
Newsletter
Facebook
Planeje sua viagem
Booking.com

Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Ao usar os links abaixo para organizar sua viagem, você ajudará este blog a continuar existindo, já que os nossos parceiros nos repassarão uma pequena comissão. Você não pagará nada mais por isso e nós ficaremos muito felizes! :)

Conteúdo Relacionado

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter