Search
Search
Close this search box.
Mochilões e Mochilinhas

Nossos 10 lugares favoritos em Cascais

Índice

Nunca quis escrever artigos do tipo “O que fazer “, “Onde comer” e “Onde se hospedar” sobre os lugares que visitamos, pois ficamos tão pouco tempo nos lugares, que nunca acho que temos conhecimento suficiente para recomendar o que há de melhor. Porém, no entanto, todavia, mas…. se é para falar de Cascais, nossa casa desde 2019, me arrisco a recomendar uns 10 lugares legais para vocês.

Já inclusive escrevi um artigo sobre nossos restaurantes favoritos na cidade e você pode dar uma espiada nele aqui: Nossos 10 restaurantes favoritos em Cascais.

Agora vou listar 10 dos nossos lugares favoritos – sem ser restaurantes – na vila mais charmosa de Portugal que felizmente podemos chamar de lar. Vamos lá ? 😉

Centrinho Histórico

Não é porque eu vivo em Cascais não, mas eu sinceramente acho esta vila uma das mais bonitas de Portugal. O seu centrinho histórico com ruas charmosas, restaurantes com esplanada, praça com carrossel, praia sem ondas e canteiros coloridos com flores e palmeiras é um verdadeiro charme. Há algumas ruas apenas para pedestres que deixam o lugar ainda mais especial para passear, principalmente para famílias com crianças pequenas, curiosas e rápidas. Torço para que um dia o centrinho tenha mais ruas apenas para pedestres, mas ao mesmo tempo aproveito que ainda dá para passar de carro em frente ao Hotel Baía para encher nossos olhos com o que é belo.

Os nossos lugares favoritos no centrinho são o Jardim Visconde da Luz – onde há um carrossel -, a Av Dom Carlos I em frente ao restaurante Baía do Peixe e a Rua Amarela com seus muitos restaurantes badalados e deliciosos. Adoro as casinhas do centro repletas de flores e também como há poucos prédios altos ali.

Mercado da Vila

Ainda no centrinho, mas um pouco mais afastado, está o famoso Mercado da Vila de Cascais. Este lugar me cativou em 2016, quando visitei pela primeira vez Cascais – leia mais sobre nosso passeio neste artigo – , e foi ali que decidi que queria morar na vila. Fomos a um festival de cerveja com uma atmosfera deliciosa, e ficamos com vontade de voltar para conhecer os muitos restaurantes e lojinhas de petiscos por dentro.

Voltamos assim que nos mudamos e sempre que dá, estamos por lá, porque tem um restaurante com um acarajé maravilhoso (Dona Ana) e o Marisco na Praça, que é um must go para quem gosta de frutos do mar.

O Mercado é um espaço muito bem aproveitado com feiras semanais e eventos culturais bem divertidos que dão vida à vila. Recomendo!

Caminhada no Paredão ou Costa da Guia

Se você gosta de caminhar, sugiro que o faça no Paredão ou na Costa da Guia porque ambos têm vista mar. No Paredão você vai estar bem pertinho da água do mar e vai passar por algumas praias e até uma piscina oceânica, enquanto que na outra orla você vai estar mais afastado, vendo o mar bem de cima. Ambos legais, com propostas diferentes e com certeza imperdíveis.

No Paredão, dá para caminhar desde a Praia da Ribeira de Cascais até a Praia da Azarujinha sem se preocupar com carros ao seu lado. É um bom lugar para levar as crianças para andarem de bicicleta, mas tome cuidado com os ciclistas mais apressados e os patinetes elétricos também. Na outra orla dá para andar de bike também, mas com carros passando logo ao lado, precisamos ficar mais atentos com as crianças.

Praia da Duquesa

Uma das praias do Paredão que sempre vamos com as crianças é a Praia da Duquesa. Com estacionamento e acesso fáceis, principalmente se chegar antes das 9h, e pouca onda, achamos uma excelente escolha para uma manhã calma de verão. Sempre que queremos bebidas e lanches vamos até o Duche Bar, e quando queremos nos esticar mais um pouco, até almoçamos por lá.

Há praias para todos os gostos em Cascais e esta é uma safe choice para a gente. Costuma ficar mais vazia que a Ribeira de Cascais e a Praia da Rainha, mas não se engane: a água do mar vai estar quase sempre estupidamente gelada.

Marina de Cascais

Outro lugar bacana é a Marina de Cascais. Revitalizada recentemente, virou um espaço moderno com muitos restaurantes bacanas e lojas de alto nível. É comum ver Ferraris e Porsches estacionados e muitos yatchs maravilhosos que fazem a gente sonhar todo dia que lá vamos. A vista do Farol Santa Marta é muito linda e um tomar um sorvete ali no fim de tarde pode ser um ótimo programa.

Aqui gostamos muito de ir no restaurante Marisco na Praça (olha ele de novo aqui) e no Valério para almoço, e no QabDaq para lanchar tapiocas num fim de tarde despretensioso. Há um pequeno playground para crianças e você pode também reservar passeios de barco pela região. Nós ainda não fizemos, mas queremos fazer em 2024 e contarei tudo aqui depois.

Parque Marechal Carmona

Nosso quintal delicioso. 🙂

Aliás, quintal de todas as famílias cascalenses, acho eu. É impressionante como sempre encontramos pessoas conhecidas quando vamos lá. O maior parque da vila é um lugar super agradável pois é espaçoso, tem um belo jardim muito bem dividido e para conquistar mais ainda, alguns animais soltos como galinhas, galos, pavões, patos e tartarugas. As crianças ficam muito tempo entretidas com eles e é diversão garantida para todos.

Tem um café lá dentro que arrecada dinheiro para uma instituição social e uma biblioteca infantil que é um charme. Há alguns eventos grandes que fazem o parque ficar fechado, como por exemplo o EDP Cool Jazz no verão e o Mercado de Natal em dezembro, mas fora isso, o parque tem entrada gratuita o ano inteiro.

Ele possui duas entradas, sendo a principal de frente para o Casa das Histórias Paula Rego. Não deixe de andar até a entrada do parque em frente a Marina de Cascais para ver o castelinho que é altamente fotogênico com sua praia logo embaixo.

Boca do Inferno

Um belo miradouro em Cascais, sempre mais cheio do que eu gostaria que estivesse. A Boca do Inferno parece ter sido uma antiga gruta, com uma gigantesca caldeira, ligada ao mar por um arco, através do qual as ondas forçam a passagem.

O pôr do sol ali é arrebatador e ouvir as ondas batendo nas rochas é realmente hipnotizante. Se você abstrair os turistas que só vão lá para fazer selfies, vai conseguir curtir bem o lugar. Acho bem interessante os pescadores que saem do circuito turístico e ficam ali a espera de um belo peixe enquanto apreciam o visual mais bonito de Cascais. O sorvete ali fora é um clássico e se você quiser uma refeição de alto nível, recomendo o restaurante Mar do Inferno.

Casa da Guia

Na Costa da Guia está a Casa da Guia, que nada mais é do que um espaço comercial a céu aberto com uma vista espetacular para o oceano. Há muitos restaurantes e lojas ali, um estacionamento gratuito bem grande lá dentro e de vez em quando alguns eventos culturais e feiras de artesanato que valem a pena. Dá para alugar bicicletas em uma das lojas e pedalar na Costa da Guia até a Marina de Cascais, por exemplo, ou ir para o outro lado até o Guincho, que é a minha próxima recomendação.

Praia do Guincho

Gosta de praia com ondas e fora da cidade? Guincho é a resposta! Este é lugar onde os surfistas da região costumam frequentar – além da Praia de Carcavelos – por ter muito vento e muita onda boa, pelo que já ouvi falar. Nós vamos poucas vezes lá, confesso, mas queremos mudar isso em 2024 agora que a Ju tá mais tranquila com horário de almoço e soneca.

Tem um bar bem legal que é o Bar do Guincho, que fica mesmo na areia em um lugar um pouco protegido do vento. O visual é bem legal e o ambiente é cool, e eu acho que é uma boa opção para quem tem filhos pequenos e precisa de um pouco de infra estrutura na praia.

Só preste atenção porque o caminho até ele é pouco sinalizado, mas acho que é de propósito para ele se manter dichavado do jeito que é.

Duna da Cresmina

E para terminar esta lista de lugares legais em Cascais, um dos mais diferentes da região: Duna da Cresmina. Pare o carro no estacionamento gratuito do Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina, faça uma caminhada pelos passadiços até a praia, e depois na volta, pare para um lanche no café que existe ali. A vista é espetacular!

Uma curiosidade: este sistema dunar é bastante particular pois a areia proveniente das praias do Guincho e da Cresmina retorna ao mar mais a sul – entre Oitavos e Guia, após migrar sobre a plataforma rochosa aplanada do Cabo Raso. Saiba mais no site oficial.


Acho que é isso!

Espero que essa lista com 10 lugares recomendados chegue a muitas pessoas interessadas em conhecer Cascais e que possa de alguma forma ajudá-las.

Se quiser saber sobre restaurantes na vila, veja Nossos 10 restaurantes favoritos em Cascais.

Em breve vou escrever um artigo sobre Roteiro em Cascais e colocarei o link aqui também!

Índice

Parceiros
Recentes
Newsletter
Instagram
Facebook
Planeje sua viagem
Booking.com

Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Ao usar os links abaixo para organizar sua viagem, você ajudará este blog a continuar existindo, já que os nossos parceiros nos repassarão uma pequena comissão. Você não pagará nada mais por isso e nós ficaremos muito felizes! :)

Conteúdo Relacionado

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter