Meu aniversário em Montargil e Mora

Fiz 37 anos no dia 29 de outubro de 2023 e fui comemorar com algumas das pessoas que mais amo nessa vida – meu irmão, meu marido e meus dois filhos – em um hotel que eu queria conhecer desde que chegamos em Portugal. Este hotel fica na região de Montargil, bem em frente ao lago homônimo, e como estava chovendo o tempo todo, aproveitamos para ir conhecer o Fluviário de Mora, que fica bem perto dali.

O desejado hotel

Quando nos mudamos para Portugal em Janeiro de 2019, eu entrei em grupos do Facebook de viagens com crianças pelo país para entender melhor quais os lugares que valiam ou não a pena ir com a família. Muitos posts eram do Algarve, que nós já conhecíamos desde 2016 – leia mais aqui – mas sempre aparecia um relato de outra região e eu ficava mais interessada ainda, porque adoro conhecer lugares novos. Um desses posts foi sobre o hotel cinco estrelas Lago Montargil & Villas e a pessoa que o escreveu só tinha coisas boas para falar de lá. Hotel favoritado no Booking então!

Quando pesquisei os preços para irmos nas férias de verão, logo me desanimei: era caro pra chuchu! Coloquei um lembrete para ir conhecê-lo na baixa temporada e quando soube que meu irmão viria para o meu aniversário, tratei de reservar dois quartos para nós. Não foi tão barato quanto eu gostaria (diária de 160 euros com café), mas como tinha piscina interna, restaurante – praticidade para quem tem filhos- e fotos deslumbrantes, achei que valeria a pena.

Nossa avaliação do hotel

Agora que o conheci, posso afirmar que não é tudo aquilo que eu imaginava. Achei o ambiente bonito, mas confesso que depois de um tempo, as paredes escuras por todos os lados me deram agonia e até mexeram com meu humor. O quarto era confortável, mas tivemos problemas no checkin quando disseram que não dava para ter duas crianças de 2 e 5 anos no mesmo quarto. É claro que dava e ainda bem que eu bati o pé e pedi para as camareiras incluírem uma cama e manterem o berço também.

O hotel é enorme e não possui nenhuma sala de brinquedos ou parque infantil indoor. Parece que não querem crianças por lá, não sei. A área do spa, que possui uma piscina interna aquecida que as crianças podem usar com seus pais, não tem nenhuma parte rasa para eles. Não há também nenhuma piscina apenas para crianças. Ficamos o tempo inteiro com os 2 colados em nós, apesar do Paddy saber nadar alguma coisa, e nem achamos a temperatura da água tão quente para os pequenos.

Além disso, o parquinho externo é uma vergonha. Não deviam nem dizer que possuem um playground. Tinha 4 balanços – baloiços aqui em Portugal – e um escorrega bom para crianças de no máximo 3 anos. Foi uma decepção quando vimos, mas pelo menos os dois aproveitaram os balanços e o filhote finalmente aprendeu a se balançar sozinho. Aeeee!

O café da manha estilo buffet tinha algumas frutas, sucos, frios, pães e pratos quentes, mas nenhum bolo. Nunca vi isso num hotel cinco estrelas. Para alguém que ama o pequeno almoço como eu e que não faz bolo em casa porque não tem controle algum, comer bolo em hotel ou festa de aniversário é um momento muito aguardado. Foi extremamente frustrante não poder fazer isso no “meu” final de semana.

Para completar, o hotel parece um grande labirinto com muitos pisos e elevadores, com carpete em boa parte dos corredores – eca! – e o pior de tudo: o acesso ao spa tem que ser pela parte externa do hotel. Ou seja, se você for em meses frios para lá, terá que sair do hotel para poder usufruir do conforto de um spa. Does it make any sense to you?

Acho que o hotel pode ser interessante para os meses mais quentes, pois vimos várias piscinas na área externa, mas certamente para famílias com filhos pequenos em meses chuvosos e frios, eu não posso dizer que recomendo.

Nossos dias

Sábado – 28/10/2023

Dirigimos por 2h desde Cascais até o Lago Montargil & Villas perto da hora do almoço. As crianças dormiram no carro e pudemos curtir tranquilos o trajeto sem trânsito. Adoro isso aqui em Portugal: nunca pegamos engarrafamento quando viajamos. 🙂

Chegamos no hotel e fomos direto almoçar no restaurante/bar que estava aberto e pedimos hamburgueres gostosos para matar a fome. As crianças ficaram super interessadas em um casal jogando sinuca ao lado e nós pudemos botar o papo em dia no conforto das poltronas do lugar.

Deixamos nossas malas nos quartos e nos arrumamos para a piscina interna. Que delícia ver os filhotes brincando e nadando com o tio Marcelo amado! Me realizei. Ficamos um bom tempo ali e depois voltamos para o quarto para nos arrumar para sair para jantar.

Achamos um restaurante bem recomendado no TripAdvisor, o Café Restaurante O Alves, e ligamos para fazer reserva. Quando lá chegamos, o choque na cara do tio Marcelo que está acostumado com lugares mais chiques foi ótimo!!! O lugar é super simples, mas nós gostamos da comida e do atendimento. Voltamos para o hotel e cama!

Domingo – 29/10/2023

Meu dia!! <3

Acordei com muito chamego dos meus amores e fomos tomar o café da manhã assim que possível. Comemos pães, frios, ovos, iogurtes, panquecas, geleias, sucos e frutas. Só faltou o meu desejado bolinho matinal…rs.

Queríamos caminhar até o Lago Montargil logo em frente ao hotel, mas como estava nublado, achamos melhor ir de carro. Ainda bem! Além de ser uma ladeira até lá embaixo na água, começou a chover. Não ficamos muito impressionados com o que vimos não, mas imagino que no verão seja bem mais interessante.

Conhecendo o Fluviário de Mora

Aproveitamos que estava chovendo e dirigimos por 20 minutos até o Fluviário de Mora, que como diz no site, é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento da sua diversidade, importância e relação com a humanidade. Pagamos 25.50 euros para nós 5 – Ju não precisou pagar – e fomos ver os peixes, lontras, cobras, tartarugas e sapos. As crianças amaram e nós achamos o espaço bem agradável e organizado. No final da visita, fizemos alguns desenhos na salinha e quando achei que as crianças iam querer deixar seus desenhos no quadro, pediram para levar tudo pra casa…rs

Fomos almoçar em um restaurante ali perto, o Alentejano, e gostamos do ambiente, da comida, do atendimento. Certeza que foi melhor que o restaurante anterior.

No caminho de volta para o hotel, paramos na Barragem de Montargil e jogamos pedras no lago para alegria do Paddy.

Voltamos para o hotel e tive um tempinho sem crianças na jacuzzi, o que foi maravilhoso, e depois nos juntamos na piscina aquecida para mais umas horinhas de lazer.

Voltamos para o quarto e nos arrumamos para jantar no restaurante do hotel. Ambiente mais chique, comida cara, mas felizmente bem gostosa. Ganhei até uma sobremesa para cantar parabéns e fechar o dia feliz com meus amores.

Segunda – 30/10/2023

Acordamos com calma, tomamos café da manhã, fomos conhecer o playground e depois fomos jogar sinuca com o pequeno. Ele passou o final de semana inteiro pedindo…rs. Foi legal ver o tio ensinando pro sobrinho 🙂

Na volta para Cascais, paramos para almoçar no restaurante Ponto Final, já em Almada, com vista para Lisboa. Tivemos que caminhar por um tempo com as crianças em um lugar nada pitoresco, bem colado ao rio, e quando chegamos lá, tivemos que esperar por cerca de 1 hora para sentar. Lugar bombando! A comida e o atendimento foram bons, mas o que realmente vale a pena é a vista. Uma pena que estava nublado e que com crianças a gente nunca curte 100% tranquilos, né…principalmente com o risco de queda no rio, já que não tem nenhuma proteção.

Chegamos em casa depois de 1 hora realizados com esta mini viagem cheia de memórias gostosas. Quero mais!