3 dias em Andorra no inverno com os miúdos

Índice

No Carnaval deste ano (2026), decidimos aproveitar as festas brasileiras de Cascais e fechamos uma viagem para Andorra apenas de quarta-feira (18) até domingo (22). Eu queria conhecer este pequeno país há muito tempo e achei que essa quantidade de dias era o ideal para o inverno, mas estava errada. Foram 5 dias no total, mas por causa dos deslocamentos desde Lisboa, tivemos apenas 3 dias inteiros em Andorra, o que foi bem pouco na minha opinião. Se eu pudesse voltar ao tempo, tentaria ficar no mínimo uns 5 dias inteiros para conhecer com calma o país. Fica a dica!

Um Resumo de Andorra (Chatgpt)

Andorra é um pequeno país situado nos Pirenéus, entre a Espanha e a França, conhecido pelas suas paisagens montanhosas e qualidade de vida elevada. Apesar de não fazer parte da União Europeia, utiliza o Euro como moeda oficial, o que facilita a vida aos visitantes. A sua capital, Andorra la Vella, é também um importante centro comercial, atraindo turistas devido aos impostos reduzidos e à grande oferta de lojas.

O país é especialmente famoso pelo turismo de inverno, contando com três grandes resorts de ski: Grandvalira, Pal Arinsal e Ordino Arcalís. Estas estâncias oferecem opções para todos os níveis, desde iniciantes até praticantes avançados. Aqui vai um resumo:

Nossa Hospedagem

Nós reservamos pelo Booking um apartamento de 2 quartos e 2 banheiros num lugar relativamente perto da capital, Andorra La Vella, mas no estilo casa nas montanhas, sabe? O lugar foi o Apartamentos Xixerella Park Resort (nota 8.5) e nós pagamos 950 euros para as 4 noites sem nenhuma refeição incluída. Foi uma das opções mais em conta que encontramos e nós adoramos tudo, principalmente a vista do apê para o riacho e montanha com tudo branquinho de neve. Quando abríamos as portas das varandas e janelas, conseguíamos ouvir o rio. Delícia pura! Algumas fotos:

Nosso Roteiro

Dia 1 – Quarta – feira (18 de fevereiro)

Pegamos um voo de Lisboa para Barcelona na quarta ao meio dia e chegamos lá por volta das 15h. Pegamos o nosso carro alugado pelo Booking no estacionamento do aeroporto e caímos na estrada para Andorra. No meio do caminho, paramos na loja Norauto para comprar uma meia para os pneus para caso houvesse neve nas estradas. Lemos em alguns lugares na internet que se a polícia em Andorra nos parasse e não tivéssemos correntes ou meias para neve, poderíamos pagar uma multa de até 180 euros. Achamos melhor pagar 60 e ficamos sossegados! Quase 3h30 depois de uma bela estrada, estávamos chegando no nosso hotel com as crianças super descansadas, já que dormiram praticamente todo o caminho.

Deixamos as nossas coisas no apartamento, nos esticamos um pouco, passamos em um mercado pequeno em uma cidadezinha perto do hotel e fomos encontrar minha família e alguns amigos em um restaurante para jantar. Fomos no italiano Ditaly, em Andorra La Vella, que tinha um ambiente acolhedor, mas que perdeu pontos pois eles não quiseram nos dar mesas maiores alegando que outras pessoas poderiam chegar. Essas pessoas não chegaram e nós passamos 2h apertadinhos em mesas de tamanho médio com 5 crianças e 10 adultos. Enfim… pelo menos a comida estava boa e estar junto com o povo todo foi bom demais! 🙂

Voltamos para o hotel, arrumamos nossas compras do mercado no frigobar e armários, nos arrumamos para dormir e ficamos super felizes quando vimos que estava nevando na nossa varanda! É sempre mágico ver a neve caindo. 🙂

Dia 2 – Quinta- feira (19 de fevereiro)

Acordamos sem pressa, tomamos um café da manhã reforçado e colocamos as várias camadas de roupas para descer para brincar na neve. Que farra boa! Depois de algum tempo estávamos já exaustos e prontos para dirigir e ir conhecer outros lugares.

Nós tínhamos decidido que no primeiro dia em Andorra nós faríamos atividades que não envolvessem esquiar justamente para a gente sentir a vibe do lugar e entender a logística. As crianças não estavam muito animadas com aula de esqui, principalmente o mais velho, então como sabíamos que era tudo carinho e estávamos com medo de nos frustrar, optamos por outras atividades. Achamos algumas opções interessantes no site oficial do Grandvalira Resort, como o passeio de snowmobile, mushing (treinó puxado por huskies), o parque Mon(t) Magic, o Snake Gliss e o Caldea Spa. Quando falamos com nossas famílias e amigos, entendemos que eles ficariam esquiando direto, então acabamos optando por ir conhecer o Mon(t) Magic neste dia.

Este lugar é um parque com atividades para todas as idades no topo da montanha, entre eles tirolesa, tobogã, escorregas etc, e nós achamos uma ótima opção para nosso grupo com integrantes de 4 a 72 anos. Estacionamos o carro embaixo do teleférico de Canillo, sem stress, compramos os tickets para o teleférico apenas para pedestre (bem mais barato que o passe de ski, apenas 19 euros e Ju não pagou por causa da idade) e compramos também o passeio do Magic Gliss, que é um tobogã alpino que desce 555 metros e cujo carrinho pode chegar até 40 km/h. Infelizmente a tirolesa estava fechada por causa tempo ruim com muito vento, então acabamos subindo ao parque e só deu ir nessa atração.

O passeio de teleférico já foi bem interessante para todos, mas o Magic Gliss realmente superou todas as nossas expectativas. Que brinquedo divertido, rápido e bem pensado! O visual ao redor é de morrer e a adrenalina é real! Felizmente eu comprei algumas voltas para nós então pudemos repetir. Saímos de lá super felizes! A títulode valor, para ir uma vez apenas, o ingresso custava 9.50 euros por pessoa e para ir 3 vezes, custava 17.50 euros. Nós pegamos este pacote de 3 vezes e achamos que foi suficiente.

Saímos de lá e fomos comer no único restaurante que tinha ali em cima, o El Forn, numa casa de madeira super acolhedora. Estava bem cheio e achamos a comida um pouco cara, mas deu para dar uma aquecida. Como era perto de 13h, pegamos um esquema self service, mas não sei se é sempre assim ou se dá para pedir também no balcão. Estava cheio e nem tentei descobrir mais detalhes não.

Depois passeamos sem muita pressa por ali, fizemos nosso primeiro boneco de neve da viagem e tiramos algumas fotos até a hora de descermos de teleférico. Infelizmente estava com muito vento e isso não ajudou muito, mas ter visto várias crianças esquiando fez os meus filhos se animarem finalmente para as aulas que eu havia reservado para o dia seguinte. Valeu a ida só por isso!

Voltamos para o hotel e fomos na jacuzzi por alguns minutos enquanto as crianças dormiam no carro com a minha sogra. O hotel não é dos mais mais modernos, então as instalações não são de deixar a gente encantado, mas os jatos de água quente funcionaram e a vista para a montanha era linda, então fiquei bem satisfeita.

Voltamos para o quarto e fomos nos arrumar para jantar com a família. Fomos dessa vez no Refugi Alpi e nos esbaldamos com nossos pratos de raclete e fondue deliciosos. Gostei bastante deste restaurante, mas achei uma pena não aceitarem reserva. Chegamos 10 minutos antes de abrir e já tinha fila! Ele fica bem na praça do relógio derretido e a espera ali é interessante e rende belas fotos. Saímos de lá super satisfeitos e fomos para o nosso hotel com neve caindo na estrada.

Dia 3 – Sexta – feira (20 de fevereiro)

Dia cheio de passeios reservados!

Fechamos pelo aplicativo do Grandvalira Resorts (recomendo baixar!) o passeio de snowmobile para às 10h em Grau Roig e para a tarde aulas de Ski para nós 4 em Pal com instrutores que falavam português (sim, tem como escolher o idioma!).

Acordamos bem cedo, tomamos café da manhã rápido e saímos até depois do que eu gostaria, pois nosso carro estava quase atolado na neve no estacionamento do hotel. Depois de 1h30 na estrada, chegamos em cima da hora do passeio, deixamos a Juju com meu pai na recepção da empresa e fomos colocar os capacetes, sentar nas nossas motos de neve e ouvir as instruções do guia. O passeio tem duração de 30 minutos e quando há duas pessoas na moto, eles dizem para trocar no meio do tempo para todos dirigirem.

Começamos o passeio e o visual dessa região é mais impressionante do que os lugares que vimos no dia anterior. Campos cobertos de neve com árvores espalhadas e uma paz… eu adorei! Comecei dirigindo e fiquei impressionada como a moto respondia bem à aceleração. Curti bastante o vento gelado no rosto, mas confesso que fiquei com as mãos um pouco cansadas de apertar o acelerador por tanto tempo. 15 minutos foram suficientes para aproveitar bastante os nossos zig zags pelos campos. A minha sogra depois passou para a frente e começou a pilotar e foi aí que eu fiz algumas fotos e vídeos e consegui ver com mais calma a paisagem. É lindo demais!

No entanto, porém, todavia… nem tudo que é bom dura para sempre, não é? Quando estávamos subindo um morro, batemos com força em uma árvore e foi um susto enorme para nós duas. A nossa sorte é que estávamos inclinadas para a direita pois era uma subida com curva, então quando batemos fomos arremessadas para o lado e não para a árvore. Ficamos um tempinho caídas na neve – ainda bem que tinha MUITA neve, parece que a maior quantidade nos últimos 25 anos – e fomos aos poucos vendo se conseguíamos nos mexer e sair dali. O instrutor demorou um pouco para chegar até nós e até nos tirou dali sem maca, o que achei errado, mas em pouco tempo estávamos voltando para a recepção como passageiras em duas outras motos. A nossa moto ficou lá batida na árvore e eu acho que o estrago foi bem grande.

Passamos depois no centro de saúde pois a minha sogra machucou a cabeça e estava com sangue perto da sobrancelha e também estava sentindo os braços estranhos. Felizmente eu estava apenas um pouco dolorida do impacto, mas sem grandes danos, então pude andar e acompanhar todo o atendimento dela. Depois de quase 2 horas, 2 pontos no rosto, um raio X OK e uns medicamentos prescritos, pegamos o carro e dirigimos de volta para a nossa região do hotel. Eu liguei para a empresa da aula de ski e expliquei que eu não tinha condições de fazer aula por causa do acidente e meu marido iria ficar com a mãe no hotel e eles prontamente passaram a nossa aula para o dia seguinte sem custos extras. Celo me deixou em Pal para acompanhar a aula das crianças e depois voltou para nos buscar quando a aula acabou.

Pelo que pesquisei de Pal, acho que é a estação de esqui mais barata e mais child-friendly de Andorra (e por isso que a escolhemos). Conseguimos subir de carro até o topo da estação ao invés de pegar o teleférico e com isso economizamos bastante. Você pode ver mais informações no site oficial deles. Assim que Celo nos deixou, fomos no balcão de informações e um senhor brasileiro prontamente nos explicou tudo que precisávamos fazer e para onde tínhamos que ir. Não teve erro! Gostei bastante de acompanhar de perto a primeira vez das crianças esquiando e achei o instrutor argentino que falava português um querido. Demos muita sorte com ele, porque ele era animado e criativo e conseguiu fazer as crianças aprenderem bastante e quererem esquiar mais, mesmo depois de 1h de exercício contínuo. Ele certamente conseguiu mostrar para eles que esqui pode ser legal e se Deus quiser, vamos voltar a esquiar mais vezes. Obrigada, Pedro! 🙂

Obs. : Tá vendo esse túnel coberto no meio da neve? Tem uma esteira dentro e as pessoas que estão fazendo aula podem subir sem esforço algum para tentar descer novamente a pista. As crianças adoraram e andaram nele mil vezes!

Voltamos para o hotel exaustos e fizemos uma massa com molho básico na nossa super cozinha. As dores e os hematomas começaram a aparecer a noite e infelizmente, não consegui dormir bem. De qualquer forma, só tenho a agradecer por não ter sido nada mais sério, nem para mim nem para minha sogra.

Agora aqui vão alguns valores desse dia (o mais caro da viagem, certamente):

  • Snowmobile para 2 pessoas (passeio de meia hora) – 85 euros por snowmobile por 30 min
  • Aula de 1h das 2 crianças com professor particular que falava português – 126 euros (sem equipamento ou ski pass)
  • Aula de 1h dos 2 adultos com professor particular que falava português – 126 euros (sem equipamento ou ski pass)
  • Passe de ski para as crianças por dia em Pal – 50 euros para os dois
  • Aluguel de equipamento para a aula de ski – 44 euros para os dois

Ah, existem aulas que são para grupos e não particulares, e por isso o valor é mais em conta. Como eu queria instrutores que falassem português e queria acompanhar de perto a aula, além de querer que eles tirassem o maior proveito da aula, pois tínhamos pouco tempo, achei que fazia sentido essa aula particular. Acho que para as próximas vezes quando ficarmos mais tempo esquiando, devemos pegar aulas em grupo. Vamos ver…

Dia 4 – Sábado (21 de fevereiro)

Tomamos café da manhã com calma, tomamos remédios para dor e nos arrumamos para sair. Decidimos ir no hospital, pois a minha sogra estava com dores estranhas e muita sensibilidade na mão direita, e o Celo foi com as crianças passear pelo centro de Andorra-la-Vella e depois os levou para a nossa aula de esqui (que conseguiu ser transferida para eles e era às 14h).

Acabamos ficando 5 horas no hospital, pois ela precisou fazer alguns exames, mas eu sinceramente achei que eles são muito enrolados e que o atendimento podia ter sido bem mais rápido. Não tinha tantos pacientes assim, mas o número de médicos também era baixo. O que vimos bastante foram enfermeiros, e inclusive a filha da senhora que me ajuda aqui em casa em Cascais trabalha lá há quase 20 anos e ama! Foi bom encontrá-la e saber que estávamos em boas mãos.

Saímos de lá a pé e andamos pelas ruas fofas residenciais até o centro mais comercial da cidade. Paramos na loja Primor, que já tínhamos ouvido falar que tinha preços excelentes por causa da isenção de imposto, e fizemos umas comprinhas.

Depois encontamos o Celo e as crianças e fomos jantar – no nosso caso almoçar também – em um restaurante viking que tinha ótimas avaliações, o Blot. Comemos burguers e algumas frituras e apesar do atendimento estranho, gostamos da experiência.

Saímos depois de lá e fomos em direção ao estacionamento onde estava o carro alugado. Chegamos a entrar numa loja Júlia para a nossa pequena de mesmo nome comprar algo para ela, mas infelizmente não encontramos nada que valesse a pena. Acabei dando as lembrancinhas da Primor para ela e seguimos sem drama.

Voltamos para o hotel com neve caindo novamente na estrada, arrumamos nossas coisas para fazermos o check-out no dia seguinte e fomos dormir exaustos. Frio cansa!

Dia 5 – Domingo (22 de fevereiro)

Tomamos nosso último café no apê, fechamos as nossas malas, retiramos o lixo e batemos a porta para o check-out. Como tinha fechadura eletrônica com senha, todo o processo de entrada e saída foi bem simples, rápido e sem stress. Recomendo demais!

Dei uma última volta no hotel para curtir a paisagem e depois dirigimos por 3h30 de volta para Barcelona.

Queríamos ter parado no Monastério em Montserrat, mas ia ficar muito corrido pois o nosso vôo para Lisboa era no início da tarde. Vai ter que ficar pra próxima!

Perto do aeroporto paramos em um posto de gasolina para encher o tanque, entregamos nosso carro sem stress e seguimos para a sala de embarque, onde compramos nossos almoçamos e fizemos hora até o nosso vôo.

Foi uma viagem confusa e estressante, mas vimos lugares incríveis, estivemos com nossos queridos e ainda saímos de lá com duas crianças animadas com esquiar! Sempre há ganhos nessas aventuras. 🙂

Índice

Parceiros
Recentes
Booking.com

Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Ao usar os links abaixo para organizar sua viagem, você ajudará este blog a continuar existindo, já que os nossos parceiros nos repassarão uma pequena comissão. Você não pagará nada mais por isso e nós ficaremos muito felizes! :)

Conteúdo Relacionado

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *