Este post de Coimbra faz parte de uma série de posts de uma mesma viagem. Veja o resumo desse passeio clicando no artigo abaixo:
Dia 15/05/2024 – quarta – feira
Passamos o dia passeando pela região de Penacova e no final da tarde, chegamos ao nosso hotele m Coimbra. Reservamos no mesmo dia o Hotel Oslo, que tinha estacionamento, boas avaliações, localização central e o melhor, uma vista linda da cidade do rooftop. Pagamos 97 euros a diária com café da manhã.
Não gostei muito de quando paramos em frente ao hotel porque a fachada é bem feia, mas achei-o bem arrumadinho por dentro e o atendimento foi rápido também. Deixamos as malas no quarto e saímos a pé para conhecer a cidade.
Como o hotel fica na parte baixa da cidade, tivemos que subir algumas escadas para visitar a Sé Velha e a Sé Nova, nesta ordem. Algumas não, muitas…rs. Fizemos tudo bem com pressa porque já estava quase na hora das igrejas fecharem, mas felizmente conseguimos visitar as duas. Ambas valem a pena!
Sé Velha
Sé Nova
Pelas ruas de Coimbra
Depois sentamos no restaurante Tapas nas Costas para beliscar alguma coisa antes do nosso show do Fado ao Centro e quando deu a hora, entramos para assistir. Que espetáculo incrível, gente! Vale muito a pena, sério. O fado de Coimbra é cantado sempre por homens e desde sempre era uma forma dos estudantes homens se declararem às suas donzelas. É tão romântico, tão profundo…eu amei!
Saímos do show e tentamos jantar no restaurante indicado por minha sogra, o Boutique Tapas e Petiscos, mas estava lotado. Acabamos indo no Fangas Maior, que também fica nesta rua simpática com tricots pendurados, e ficamos bem satisfeitos com a comida e o atendimento.
Saímos andando pela cidade a noite, mas ficamos surpresos como tudo estava vazio. A cidade parece que só funciona de dia, sabe? Achei estranho. Como esta era a nossa primeira vez em Coimbra, eu falei para o Celo para tentarmos ir para a margem do Rio Mondego ver se tinha algo legar para conhecermos, mas ao perguntar para um garçom, o mesmo disse para a gente evitar a região a noite. Definitivamente não é como no Porto, onde a Ribeira é super agradável tanto de dia como de noite.
Voltamos para o hotel, curtimos um pouco o rooftop com a bela vista da cidade e depois fomos descansar.
Dia 16/05/2024 – quinta – feira
Tomamos café da manhã com vista para a cidade, arrumamos nossas malas e fizemos check-out, deixando as nossas malas dentro do carro que estava no estacionamento privado do outro lado da rua.
Saímos a pé novamente, subindo as muitas escadas e vendo cada ruela da cidade. Fiquei com uma impressão muito ruim de Coimbra, porque achei tudo sujo e com muitas pichações, além de muitas casas vazias/abandonadas. Dá para sentir que é uma cidade universitária, sabe?
Por falar em universidade, fomos caminhando até ela, que fica no topo do morro, pois tínhamos agendado a visita à famosa Biblioteca Joanina para 11h20 – tem que reservar com antecedência porque lota!!! Pagamos 13.50 por pessoa e visitamos primeiro a biblioteca, depois a Capela de São Miguel e por último o Palácio Real.
Fiquei apaixonada pela beleza das 3 salas da Biblioteca Joanina! Vale a pena cada centavo mas saiba que não pode tirar fotos lá dentro. Achei interessante que nos explicaram que existem morcegos que circulam pelas salas a noite para ajudar no controle dos insetos nos livros, e além disso também há gatos que ajudam na manutenção do patrimônio.
A Capela de São Miguel também é impressionante, olha só:
Por último, o Palácio Real também não deixou a desejar. Com suas salas imponentes, seus tetos bem trabalhados e vista das varandas, nós fechamos com chave de ouro o passeio. Não visitamos os outros lugares incluídos no tour porque ia ficar muito corrido para almoçarmos e depois viajarmos até Cascais para pegarmos as crianças na escola.
Acabamos saindo de lá e indo direto almoçar no Boutique Tapas e Petiscos, que é uma graça e tem comida deliciosa. Só não gostei de no final ter que pagar em dinheiro porque a máquina de cartão estava com problemas. Suspeito…
Saímos de lá direto para Cascais e chegamos a tempo de pegar os filhotes nas escolas com o carro conversível. Foi uma festa danada o reencontro e ainda aproveitamos para curtir uma prainha com eles antes de irmos para casa. Viagem sucesso total… Quero bis!!! 🙂
Outras viagens pelo Centro de Portugal
Se você está interessado em passear por essa região deliciosa de Portugal, dê uma olhada nossos passeios através deste link.
Essas foram algumas delas:
- 3 dias em Fátima, Batalha, Alcobaça, Tomar e Nazaré
- 3 dias em Figueira da Foz, Óbidos, Buddha Eden e Lourinhã
- 9 dias pelo Centro e Norte de Portugal
- 4 dias pelo Centro de Portugal