3 dias em Teresópolis

1° dia – sexta (02/11/2012)

Saímos do Rio por volta de 17h, porque estávamos com uma preguiça de sair com a chuva que estava rolando. Acordamos tarde, tomamos café, arrumamos nossas mochilas e nos despedimos dos nossos pais para pegar estrada rumo a Teresópolis.

O Restaurante Dona Irene

Ainda no Rio, ligamos para o restaurante Dona Irene, em Teresópolis, recomendado pela minha sogra e pedimos para reservar uma mesa. Saí do Rio sabendo que era um restaurante maravilhoso de culinária russa que custava R$100 por pessoa, podendo pagar somente com dinheiro, e fui com altas expectativas!

A minha sogra comentou também que era um banquete, ou seja, dado que não tínhamos almoçado, seria perfeito para nós. Ligamos para fazer a reserva para 20h (pedindo o prato principal já) e chegamos em Teresópolis às 19h. Passeamos um pouco pela cidade e colocamos no GPS do celular o nome do restaurante, que rapidamente foi encontrado. Começamos a pegar o lugar sugerido e percebemos que estávamos dentro de um bairro bem humilde, o que nos assustou um pouco, principalmente porque estava escuro e estávamos no RJ né…

Tentamos relaxar e logo logo chegou a avenida do restaurante e em seguida, o próprio. Uma casa com uma placa não muito chamativa e um portão automático que abriu assim que aparecemos com o carro. Estacionamos o carro com medo de atropelar o cachorro que estava correndo ao redor e nos preparamos para entrar.

Fomos recebidos por garçonetes vestidas com trajes russos, o que foi bem simpático. O restaurante é dentro de uma casa toda decoradinha bem aconchegante e eu me senti super bem lá. Sentamos na mesa indicada e ficamos curtindo a decoração e lendo o panfleto sobre o restaurante e costumes da Rússia.

Em pouco tempo, fomos atendidos por uma garçonete que nos confirmou o prato solicitado quando ligamos e perguntou o que queríamos beber: VODKA, por favor!

Nos deram dois shots de vodka caseira para experimentarmos e uma cesta de pães. Lemos no panfleto as 3 regras de consumo da vodka:

1. Nunca beber sozinho
  2. Nunca beber sem comer alguma coisa em seguida
  3. Nunca tomá-la em pequenos goles ou misturada com gelo ou tônica, mas de uma só vez.

Pois bem. Estávamos juntos e havia comida na mesa. Agora era só virar de uma só vez….Pronto, feito! Achamos estranho, mas foi divertido.

Comemos o pãozinho, obedecendo a segunda regra e logo chegou a entrada, chamada de ZAKUSKIS. Patês, frios, peixes, caviar e saladinhas…quase tudo gostoso…rs.

Quando acabamos, trouxeram a segunda entrada, composta de uma sopa MARAVILHOSA de beterraba (incrível mesmo e olha que nem sou muito fã de beterraba) chamada BORSCHT e uns pastéis de carne EXTRAORDINÁRIOS chamados PIROZHKIS. Nossa…estavam muito, muito bons!!!

Estávamos quase satisfeitos, porque comemos tudo o que tinha na mesa, mas logo depois veio outra leva de entrada. Ulalá! Trouxeram asas de frango gratinadas, suflê de beringela e outro prato que não lembro o que era, porque decidi não comer para reservar espaço para o prato principal. Comi as asas de frango gratinadas e quase morri de tanta felicidade. IMPRESSIONANTE como tudo é DELICIOSO lá.

Depois dessas entradinhas, chegou o prato principal. Eu pedi o BEEF STROGANOFF e o Celo pediu FRANGO A KIEV. Cara, sem palavras para os dois pratos. De longe, o MELHOR STROGANOFF DA MINHA VIDA!!! E olha que por ser um dos meus pratos favoritos, eu já experimentei em muitos restaurantes.

RECOMENDO DEMAIS!

Não conseguimos comer tudo e contrariando nossos costumes, pedimos para fazerem uma quentinha…rs.

Chegou a hora de escolher a sobremesa: SUPREMOS DE NOZES COM CHOCOLATE  para mim e o doce de PITANGA COM PANETONE E CHOCOLATE para o Celo. Ambos DIVINOS!

Depois de uma garrafinha de vodka e todas essas comidas maravilhosas, saímos de lá mais que felizes. Principalmente porque ficamos encantados com as histórias contadas pelo senhorzinho responsável pela criação do restaurante, que sentou na nossa mesa e falou, falou, falou… Que senhor saudável e pra cima! Tantas lembranças gostosas e um jeito de contar histórias que nos cativou.

Resumindo: os R$100 mais bem gastos da minha vida em um restaurante! =D

Voltamos para a casa do pai do Celo por um caminho mais tranquilo que o da ida e dormimos muito bem depois desse jantar maravilhoso.

2° dia – sábado (03/11/2012)

Acordamos tarde e apesar de estarmos sem fome por causa da noite anterior, nos obrigamos a sair para tomar um café da manhã/almoço antes de fazermos as trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o PARNASO.

Fomos até a padaria Oficina do Pão e pedimos waffles com mel, sucos e bolo de cenoura com chocolate. Tudo ótimo!

Saímos de lá e fomos em direção ao PARNASO, mas quando vimos as nuvens, demos meia volta. Parecia que ia cair o mundo. Fomos até a Fonte Judith e fizemos questão de beber a água, apesar do medo de ela não estar 100%.

Depois seguimos para o outro ponto turístico que vimos nas placas da cidade, o Lago Iacy. Seguimos pela estrada que tinha placas para o lago e depois de chegarmos até o seu fim, lá em cima da montanha, percebemos que pegamos alguma entrada errada. Também né…não tinha praticamente nenhuma placa. Voltamos a estrada todinha e quando pegamos outra entrada, logo chegamos ao Lago, ou pelo menos ao que um dia ele foi. Bateu uma tristeza.

Saímos de lá decepcionados mas dispostos a visitar outro ponto turístico. Seguimos as placas da cidade e fomos até a Cascata dos Amores, que também deixou a desejar.

Seguimos mais placas e fomos conhecer o Lago Comary, que fica dentro da Granja Comary. Lá é onde está a sede da CBF. Paramos o carro do lado de fora da Granja e conseguimos entrar andando para ver o Lago. Uma gracinha ele…todo arrumadinho.

Depois paramos o carro perto da Feirarte, para rodarmos na tão famosa feirinha de artesanato de Teresópolis.

Comemos a tapioca do Beto & Eliana (bem gostosa, por sinal!) e rodamos até enchermos o saco. Saímos de lá e passamos no supermercado Oliveirão para comprar vinhos e comidinhas para a noite. Por incrível que pareça, ainda estávamos sem fome, por causa do banquete da noite anterior…rs.

Fizemos nossas compras e voltamos para casa. Assistimos um filme delicioso (Sob o Sol da Toscana) que estava passando na SKY e depois preparamos nosso jantar, super humilde se comparado ao da noite anterior. Ficamos curtindo o friozinho da cidade e mais filmes que estavam passando na TV…um programa mais que perfeito! =D

3° dia – domingo (04/11/2012)

Acordamos tarde, tomamos café da manhã e arrumamos nossas coisas para partirmos. Só que, no meio do caminho, decidimos dar uma chance ao Parque Nacional, mesmo o tempo estando nublado.

Entramos de carro (pagamos R$11 por pessoa + R$5 pelo carro) e depois de uma subidinha, paramos na casa principal. Visitamos o museu do Parque, com muitas imagens, maquete e explicações e pegamos informações e um mapa com uma representante do parque.

Decidimos fazer a trilha chamada CARTÃO POSTAL, de onde é possível ver o Dedo de Deus em dias não nublados. Esta trilha é de 2km ida e volta e o tempo estimado para ir e voltar é de 2h. Das trilhas apresentadas, achamos que esta era a mais interessante, por ser a maiorzinha (tirando a travessia Terê – Petropólis, de 30 km).

E lá fomos nós…subimos, subimos, subimos…e tchan ran…chegamos! Só que não conseguimos ver nada…a neblina tapou tudinho…rs.

Já esperávamos isso, mas topamos o exercício simplesmente pelo contato com a natureza, que nós amamos. Quando chegamos na base da trilha, a chuva apertou. Ainda bem que não aconteceu durante a nossa caminhada. Assim que chegamos na casa principal, compramos água gelada, meu imã de geladeira para a coleção e fomos assistir ao vídeo sobre o Parque. Ficamos com gostinho de quero mais…temos que voltar com o tempo bom! =D

Reserve passeios com nosso parceiro