Dia 08/07/2016 (sexta-feira)

Saímos de Colmar, na Alsácia, por volta de 10h e dirigimos 300km até a capital de Luxemburgo, também Luxemburgo. Quatro horas depois, já estávamos caminhando por uma das cidades mais ricas do mundo, cujo salário mínimo é cerca de 2 mil euros (!!!).

O Grão Ducado de Luxemburgo é um dos menores países da Europa, mas o que ele não tem em tamanho, ele tem em riqueza: possui o 2º maior Produto Nacional Bruto (PNB) do mundo, sendo o país mais rico do continente. Ele tem cerca de 600 mil pessoas, a principal religião é o Cristianismo e os idiomas falados são o francês, alemão e luxemburguês, mas é comum ouvir português, porque muitos portugueses foram para lá na década de 70.

Nós paramos o carro em um estacionamento bem perto do centro da cidade, o Monterey Parking, e para as 4 horas que ficamos passeando, pagamos quase 8 euros de estacionamento. Uma facada, eu sei, mas preferimos não ter problemas com o carro parado na rua. Nós fizemos tudo a pé, passeando sem pressa pelas ruas charmosas e tranquilas, e achamos que um dia na cidade é mais que suficiente.

DSC04383

Deu para ver as principais atrações nessas 4 horas, seguindo o seguinte roteiro:

Começamos pela Place d’Armes (B), onde estão o bonito prédio do Cercle Municipal e diversos restaurantes. Como não queríamos perder muito tempo com a refeição, optamos por comprar burgers no Quick, uma cadeira de fast food que eu achava que era de lá, mas que na verdade é belga. Burgers gostosos, mas não são incríveis não. Sentamos em uma mesa de frente para a praça e deu para curtir a apresentação musical de alguns adolescentes. Adoro apresentações ao vivo!

Seguimos para a Place Guillaume II (C), a mais central e a principal da cidade. Lá estão a prefeitura, um monumento a William II – o grão duque de Luxemburgo-, uma fonte que tinha água potável (mas que estava imunda quando fomos ver) e o escritório de turismo. Pegamos um mapa e continuamos nosso caminho.

Passamos pelo Palais Grand Ducal (D) e pela Câmara de Deputados ao seu lado, mas não entramos em nenhum dos dois. São prédios bem bonitos e até contam com alguns guardas na frente, mas nós não quisemos entrar, apesar de ter lido que era possível visitar em julho.

DSC04403

Andamos até a Cathédrale Notre-Dame de Luxembourg (E), que é a única catedral do país, tendo sido construída no século XVII. Ela é bem bonita com sua mistura de estilos e uma curiosidade é que a pequena virgem Maria no centro do altar tem diversos vestidos que são trocados de tempos em tempos.

Saímos da catedral pela porta ao lado do altar e andamos até a Place de la Constitution (F), que tem uma vista lindíssima da cidade e um monumento aos que morreram na Primeira Guerra Mundial. Dá para ver duas pontes famosas da cidade, a Pont Adolphe (ponte velha) e a Viaduc (ponte nova), e um belo prédio do outro lado do parque, o Banque d’Épargne de l’état.

Seguimos andando pelo Chemin de la Corniche (G), que é um trajeto lindíssimo da cidade com ótimas vistas da mesma, olha:

DSC04452

Chegamos em Corniche, que é considerada a varanda mais linda do mundo, e tiramos muitasssss fotos! Acho que é o lugar realmente mais bonito da cidade. Dá para ver toda a cidade baixa cortada pelo rio e uma pequena horta ali embaixo, cujas vinhas produzem cerca de 200 garrafas de vinho por ano, que são exclusivamente usadas pelo primeiro ministro em suas recepções.

DSC04473

DSC04474

DSC04478

Ali perto também estão as Bock Casemates (H), que são fortificações com pequenas janelas que foram construídas em 1745 por engenheiros austríacos (são aqueles buracos na rocha bem à esquerda). Pagamos 4 euros por pessoa para passear por esses túneis subterrâneos, mas não achamos nada demais, confesso. O mais legal de estar lá dentro é ver as vistas das janelas. Ah, tem que seguir bem as placas para não se perder e você vai precisar de uma hora para andar por todos os túneis.

Estava chovendo quando saímos de lá e aproveitamos para nos abrigar e conhecer a Igreja de St. Michael (I), que estava no meio do caminho.

DSC04519

Paramos para comprar meu imã de geladeira (amo colecionar!) e fomos tomar um chocolate quente na Chocolate House (J), uma chocolateria lindíssima que fica em frente ao Palais Grand Ducal. Li a recomendação em algum blog (não lembro qual, sorry!) e realmente vale a pena a visita! Olha que fofo o lugar, que tem dois andares e várias opções de chocolate (coloquei uma foto com os preços também!):

Descansados, pegamos o carro no estacionamento e seguimos viagem até o nosso hotel La Demeure de la Dame du Ferque fica em uma cidade chamada Hayange, na França. Não quisemos dormir em Luxemburgo porque os preços dos hoteis eram caríssimos e nos encantamos como esse castelo gracinha com diária de 69 euros (!!!) sem café da manhã. O quarto era bem espaçoso, assim como o banheiro, mas infelizmente deu para sentir o cheiro de tinta…acho que tinham acabado de reformar.

Tivemos que abrir as janelas um pouco e descemos para jantar no restaurante do hotel, em uma varanda bem agradável. Gostamos bastante da comida e do vinho, mas o atendimento podia ser melhor…

Dia 09/07/2016 (sábado)

Optamos por pagar pelo café da manhã (12 euros por pessoa), mas me arrependi depois: não vi tantas variedades de pães, frutas e bolos, eu mesma tive que espremer meu suco de laranja e não tinha ovos mexidos ou cozinhos. Não valeu a pena, definitivamente.

Depois do café da manhã, nós dirigimos para Verdun, região conhecida por umas das maiores batalhas da primeira guerra mundial. Vou contar mais sobre nosso passeio por lá em outro post.

Espero que tenha gostado do passeio por Luxemburgo! Se quiser tirar dúvidas ou compartilhar alguma experiência, mande uma mensagem para a gente. 😉

 **********************************************************************

Leia o resumo da nossa viagem aqui: 9 dias  viajando pela França e Luxemburgo.

Leia sobre nossa viagem pela Borgonha: 3 dias e meio na Borgonha

Leia sobre nossa viagem pela Alsácia: 2 dias dias e meio na Alsácia

Leia sobre a nossa viagem por Verdun: Uma manhã em Verdun

Leia sobre a nossa viagem por Champanhe: 1 dia e meio em Champanhe

 **********************************************************************

Quer ajudar o blog sem gastar nada por isso?:)

Nós ganhamos uma pequena comissão se você fizer reservas e compras pelos links abaixo:

Agradecemos de coração! ❤