Uma tarde na Tapada de Mafra

No dia 26/06/2021 fomos conhecer a Tapada Nacional de Mafra, que fica a menos de 1 hora de Cascais e ainda dentro da Área Metropolitana de Lisboa. Estávamos proibidos de sair da AML por causa de um decreto do governo para tentar conter os casos de Covid-19, então cancelamos o nosso passeio para o Parque dos Dinossauros e fomos ver bichos que ainda existem. 🙂

Reservando o passeio

Seguindo a recomendação de uma amiga, liguei para eles por volta das 9h30 para reservar nossos lugares no tour de carro elétrico e escolhi o horário das 11h30, já que a atendente disse que era o mais interessante para ver os animais.

Chegamos em cima da hora do tour, mas felizmente o estacionamento era do lado da bilheteria. Corri para fazer o pagamento (12 euros por adulto e 5 euros para o Patrick com 3 anos) e com os ingressos em mãos, voltei para o estacionamento para finalmente fazermos o passeio.

Se você quiser saber mais sobre os passeios na Tapada, acesse o site deles. Dá para fazer várias caminhadas que parecem bem legais!

A Tapada Nacional de Mafra

Tapada significa área de mata cercada e protegida em que se cria caça. Esta foi criada em 1747 durante o reinado de Dom João V para ser uma local de lazer e caça da Família Real, que ficava alojada ali perto no magnífico Palácio de Mafra (nós já visitamos também e contei tudo aqui! ).

A TNM tem uma área total de 1200 hectares, mas a parte visitável tem 800 hectares. Há diversos animais dentro do espaço, sendo os gamos, veados e javalis os principais, e para a nossa sorte, conseguimos ver as 3 espécies! Foi emocionante 🙂

Se quiser saber mais sobre a história da Tapada e também sobre as espécies, prédios e atividades, veja este site super completo e também o próprio site da TNM.

O passeio e os animais

PS. Fomos durante a pandemia e todos tiveram que usar máscaras dentro do carro elétrico, mas quando descíamos para ver os bichos mais de perto, podíamos tirá-las. Paddy (3 anos) e Ju (2 meses) não usaram máscara.

Reservamos o passeio de carro elétrico e como fomos os últimos, acabamos ficando com os assentos do fundo do carro. O nosso guia Bruno era um rapaz muito simpático que felizmente passou todo o trajeto contando histórias do local e dos bichos que ali vivem.

Como o dia estava quente, Bruno nos avisou que seria mais difícil ver os animais, mas depois de muita procura pelos bichanos, nos deparamos com vários Javalis livres, leves e soltos. Que incrível vê-los e ouví-los tão de perto!

Mais a frente avistamos os Gamos, que eu sinceramente achava que eram Veados. O guia nos explicou que são da mesma família, mas são menores, menos tímidos e existem em mais quantidade na Tapada.

Passamos por algumas piscinas sujas e vimos tartarugas, sapos e borboletas, mas nada que despertasse muito a nossa atenção (incluindo a do pequeno). Depois vimos mais javalis e gamos e infelizmente já era hora de retornar.

Quando estávamos no meio do caminho da volta, o guia parou o carro e começou a contar a história do veado Chico, que é o veado Alfa da região, mas quer era muito tímido e solitário (como todos os alfas). Aí, foi questão de minutos para o danado aparecer! Que ALEGRIA!!!

Ele realmente é bem maior do que os bichos que já tínhamos visto e tem chifres enormes que refletem a idade que possui. Tiramos muitas fotos e ficamos observando ele com sua elegância toda, até que ele encheu o saco de nós e foi embora.

Seguimos viagem e para fechar com chave de ouro, vimos um veado fêmea e um filhote, bem igual ao filme Bambi!

O Bruno falou que uma boa época para visitar a Tapada é outubro, porque é quando existe a briga dos veados machos para determinar quem será o alfa da vez. Acho que com o clima mais ameno os outros bichos também devem aparecer mais, então já anotamos aqui para voltarmos um dia.

Depois do passeio

Depois de quase 2h de passeio, ligamos para o restaurante português Adega do Convento com boa avaliação no TripAdvisor e com varanda aberta (afinal a pandemia ainda está rolando) e fizemos reserva para o almoço. Que surpresa feliz! Ambiente gostoso, atendimento impecável e comida deliciosa. Uma ótima opção de restaurante em Mafra! Vou contar mais sobre o que comemos em outro post. 😉


Saiba mais sobre nossas viagens por PORTUGAL aqui.

Quer ajudar o blog sem pagar nada por isso? Basta usar os nossos links para ganharmos uma comissão dos parceiros abaixo:

Thanks! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: