Search
Search
Close this search box.
Mochilões e Mochilinhas

Uma tarde com as crianças na Aldeia Típica José Franco

Índice

No dia 29 de julho deste ano, fizemos um bate-volta desde Cascais até um lugar recomendado para crianças, a Aldeia Típica José Franco, em Mafra. Fomos explorar este museu a céu aberto depois que as crianças acordaram da soneca no carro e todos estavam muito bem dispostos, o que foi excelente.

A Aldeia Típica José Franco

Texto abaixo retirado do site oficial.

No início dos anos 60, José Franco deu asas a um sonho, de recriar uma aldeia de caráter etnográfico, onde as suas memórias de infância se cristalizassem, testemunho do modo de viver das gentes locais, em homenagem à sua terra. A sua aldeia teria dois componentes: seria uma réplica das antigas oficinas e lojas, dos espaços vividos, decorados e apetrechados por objetos reais, onde se reproduziam os costumes e atividades laborais intrínsecas à sua infância e à vida camponesa da região de Mafra; em simultâneo, a aldeia compreendia uma área lúdica, dedicada às crianças, repleta de miniaturas de casas e habitantes que retratavam as atividades exercidas à época: trabalhos no campo, carpintarias, moinhos de vento, capelas, mercearias, escolas, adegas, camponeses e até uma reprodução da vila piscatória da Ericeira e dos ofícios ligados ao mar. 

Nosso passeio

Começamos estacionando o carro na parte de trás da Aldeia e cruzando o muro do castelo. Brincamos um pouco no parquinho, usamos as casas de banho e tentei comprar comida para darmos aos bichos, mas só aceitavam dinheiro e não tínhamos. O jeito foi só vê-los de longe.

Depois fomos caminhando passando pelo restaurante, pela padaria, pela aldeia em miniatura e depois subimos na cascata para atirar plantas na água e vê-las se mexendo (brincadeira do Paddy).

Demos a volta em todo o espaço em pouco menos de 2 horas, entrando em todas as portas possíveis e vendo os itens expostos, e achei tudo muito bem feito, bem cuidado. As crianças fizeram muitas perguntas e ficaram bem interessadas nas casas, e acho que seria legal ter alguém explicando mais detalhes sobre os costumes, roupas, trabalhos da época…os adultos e as crianças iam aprender mais ainda.

No final do passeio, compramos uns pães com chouriço que estavam deliciosos e voltamos jantando-os no carro para alegria de todos.

Uma tarde bem passada! Recomendo 🙂

Índice

Parceiros
Recentes
Newsletter
Facebook
Planeje sua viagem
Booking.com

Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Ao usar os links abaixo para organizar sua viagem, você ajudará este blog a continuar existindo, já que os nossos parceiros nos repassarão uma pequena comissão. Você não pagará nada mais por isso e nós ficaremos muito felizes! :)

Conteúdo Relacionado

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter