Uma trilha especial na Serra de Sintra: Santuário da Peninha

Índice

No sábado passado, aproveitamos que o dia estava bonito e fomos explorar a Serra de Sintra, que fica mesmo ao lado de nossa casa em Cascais. Por causa do IRONMAN 2024, algumas estradas estavam fechadas e não pudemos chegar ao nosso destino escolhido – Pedra Amarela Campo Base – , mas seguimos dirigindo e acabamos encontrando um lugar muito especial: o Santuário da Peninha.

Floresta ao redor do Santuário

Paramos o carro um pouco antes do estacionamento do Santuário e exploramos o bosque com as crianças, que estavam excitadíssimas ao percorrer as trilhas em busca de folhas para fazermos arte em casa. Encontramos mais de 20 tipos diferentes de plantas, desde verdinhas até vermelhas – afinal estamos no outono -, e até morangos bem pequeninos que não tivemos coragem de comer.

Sentamos nas mesas de picnic para lancharmos e descansarmos um pouco e depois seguimos andando até o estacionamento do Santuário da Peninha. Quando a Ju começou a reclamar de frio e vimos que tínhamos esquecido o casaco dela no carro, o Celo voltou para pegar o carro e eu segui com os meninos para umas pedras gigantes que pareciam formar um labirinto. Brincamos um pouco ali e logo o Celo estacionou o carro e saiu com o casaco para a pequena.

Subindo para o Santuário da Peninha

Começamos a fazer o caminho para o Santuário, que é bem pavimentado e sinalizado, e em menos de 10 minutos subindo uma ladeira, estávamos lá em cima com esse visual de Cascais:

Foi uma bela surpresa para nós! 🙂

Felizmente não estava muito vento e o dia estava lindo, então achamos que valia a pena continuar subindo a ladeira e até as escadas para irmos ver o Santuário da Peninha.

Quando chegamos lá em cima, tinha um grupo que tinha reservado a visita guiada ao Santuário e não pudemos entrar com o grupo, mas deu para ver por fora que lá dentro parece especial.

Ali mesmo na porta do Santuário, se você olhar para o outro lado da Serra, você vai conseguir ver Sintra e arredores, a coisa mais linda:

A história do Santuário

Se você quiser saber mais sobre o Santuário, acho que vale a pena ver o site oficial: https://www.parquesdesintra.pt/pt/parques-monumentos/santuario-da-peninha/

Aqui vai um resumo:

O Santuário da Peninha, situado na Serra de Sintra a 488 metros de altura, é um local histórico e religioso conhecido pelas suas vistas panorâmicas deslumbrantes sobre o Atlântico e a paisagem circundante. Com origens no século XII, quando foi construída uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Penha, o local foi ampliado no século XVII, tornando-se um santuário envolto em lendas e mitos. Além de ser um ponto de devoção religiosa, o Santuário da Peninha atrai visitantes pela sua beleza natural e atmosfera de tranquilidade.

Localização

Santuário da Peninha: https://g.co/kgs/jsWtucw

Coordinates38°46′06″N 9°27′37″W

Nossas fotos

Veja outros lugares para conhecer em Sintra e arredores

Cabo da Roca: o ponto mais ocidental da Europa em Sintra

Um espaço ótimo para famílias: Aldeia da Praia, em Sintra

Nossa visita ao Palácio Nacional de Sintra

Uma tarde no Palácio de Queluz, em Sintra

2 dias em Sintra

Conhecendo o Parque e Palácio de Monserrate

Faça passeios em Sintra com a Civitatis

Índice

Parceiros
Recentes
Newsletter
Facebook
Planeje sua viagem
Booking.com

Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Ao usar os links abaixo para organizar sua viagem, você ajudará este blog a continuar existindo, já que os nossos parceiros nos repassarão uma pequena comissão. Você não pagará nada mais por isso e nós ficaremos muito felizes! :)

Conteúdo Relacionado

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter