Search
Close this search box.

Uma tarde no Palácio de Queluz, em Sintra

Índice

No dia 2 de março de 2022 nós visitamos o belíssimo Palácio Nacional de Queluz e seus jardins, em Sintra. Agora, depois de 1 ano, me dei conta que esqueci de escrever sobre nossa visita aqui no blog e decidi colocar em dia. Antes tarde do que nunca!

A história

O Palácio de Queluz e seus jardins é um dos melhores exemplos da arquitectura portuguesa de finais do séc. XVIII. Mandado construir por Pedro III, marido da rainha D. Maria I (1734-1816), e utilizado como residência real, este palácio constitui um dos melhores exemplos da arquitectura portuguesa dos finais do século XVIII.

Serviu como um discreto lugar de encarceramento para a rainha D. Maria I, enquanto demente e sobretudo despois da morte de D. Pedro, em 1786. Após o incêndio que atingiu o Palácio da Ajuda em 1794, o Palácio de Queluz tornou-se a residência oficial do Príncipe Regente português, o futuro D. João VI e de sua família. Permaneceu assim até à fuga da Família Real para o Brasil, em 1807, devido às Invasões Francesas.

A construção do Palácio iniciou-se em 1747, tendo como arquitecto Mateus Vicente de Oliveira. Apesar de ser muito menor, é chamado frequentemente o “Versailles português“. A partir de 1826, o palácio deixou lentamente de ser o eleito pelos soberanos portugueses. Após um grave incêndio ocorrido em 1934, o qual destruiu o seu interior, o monumento foi extensivamente restaurado e, hoje, encontra-se aberto ao público.

Uma das alas do Palácio de Queluz, o Pavilhão de Dona Maria, construído entre 1785 e 1792 pelo arquitecto Manuel Caetano de Sousa, é, na actualidade, um quarto de hóspedes exclusivo para chefes de Estado estrangeiros em visita a Portugal.

Os jardins circundantes são embelezados por fontanários e lagos ornamentais onde a água brota de figuras mitológicas, entre as quais sobressai o grupo escultórico em volta do lago do Jardim de Neptuno.

Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Leia mais sobre sua história no site oficial.

Nosso passeio em fotos

Eu, Celo e minha sogra pagamos 28.50 euros para visitar o palácio e os jardins. Veja os valores dos ingressos no site oficial. Fomos com a Júlia no carrinho com 10 meses de vida e felizmente não tivemos problemas com acessibilidade.

Achei o palácio belíssimo! Quem sabe um dia volto na primavera ou verão para ver se há mais cores no jardim e água no riacho.

Agora o que mais gosto: fotos!

Índice

Parceiros
Recentes
Newsletter
Facebook
Planeje sua viagem
Booking.com

Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Ao usar os links abaixo para organizar sua viagem, você ajudará este blog a continuar existindo, já que os nossos parceiros nos repassarão uma pequena comissão. Você não pagará nada mais por isso e nós ficaremos muito felizes! :)

Conteúdo Relacionado

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter