Dia 1 – quinta (22/03/2013)
Saímos de La Fortuna pela manhã e pegamos a estrada rumo a Manuel Antonio, uma das praias mais famosas do país, localizada na costa oeste (Pacífico). Como o vulcão Poás ficava no meio do caminho entre La Fortuna e Manuel Antônia, decidimos parar lá. Tivemos que acelerar consideravelmente pois sabíamos que o parque fecharia cedo e no final, deu tudo certo!
Vulcão Poás
Achei o espaço bem organizado e sinalizado. Fizemos uma trilha lá por cima que deu para um lago bem bonito.
Saímos de lá perto da hora do parque fechar (acho que eram umas 15h) e voltamos para a estrada, rumo a Manuel Antônio. Nos perdemos algumas vezes na estrada já que estávamos sem GPS e pegamos até trânsito, coisa que não esperávamos. A estrada é bem maneira, com visuais muito diferentes, mas ficamos impressionados com a sinalização mal pensada, sabe?
Chegamos em Manoel Antônio já a noite, morrendo de fome. Encontramos um Subway aberto e foi lá mesmo que jantamos.
Nosso hotel em Manuel Antonio
Ao chegarmos no Hotel La Colina, ficamos decepcionados com o quarto. Parecia bem maior e mais limpo no site do Booking, mas como já era tarde não tinha muito o que fazer. Cheguei a pedir para trocar de quarto para o mocinho da recepção, mas não teve como, porque o hotel estava lotado. Paciência…
Dia 2 – sexta (22/03/2013)
Acordamos e fomos tomar café da manhã no restaurante do hotel. Que surpresa agradável a infra do hotel pela manhã. Tem uma piscina bem bacaninha e o restaurante tem uma vista maneira, com muito verde ao redor. Natureza pura, gente… Comemos gallo pinto no café da manhã todos os dias e adoramos!
O Parque Nacional Manuel Antonio
Conversamos com o rapaz da recepção para pegar dicas de passeio e lá fomos nós para o Parque Nacional Manuel Antonio. Paramos o carro em um estacionamento perto da entrada do parque, apesar de terem vagas nas ruas, com muitos flanelinhas. Por um período de tempo, achamos que estávamos no Brasil. =P
Compramos os tickets de entrada e decidimos fazer o passeio por nossa conta mesmo, sem contratar um dos 500 guias que estavam disponíveis. Começamos a caminhada e para nossa tristeza, vimos muitos turistas andando também. Achei ruim porque o bacana da trilha é observar a vida selvagem (e tem muita!!!), mas com tanta gente fazendo barulho, ficou um pouco caótico. Até conseguimos ver bicho-preguiça, guaxinins, macacos e tucanos, mas imagina aquele lugar vazio…deve ser uma maravilha, hein! A trilha é muito relax, é só uma estrada de terra e nada mais. Todos os guias oferecem lunetas para os turistas que os contrataram, pois assim podem ver animais que estão nos topos das árvores. Achei interessante a ideia, mas segui sem isso…rs.
Nos divertimos uma hora com muitos macacos curiosos que ficavam pulando ao nosso redor, perto do banheiro. São bichos realmente incríveis.
Finalmente, chegamos a uma praia linda! Super virgem, sem nenhum ambulante ou restaurante. Imagina ela sem tanto turista…perfeição, ow! Ainda mais com a temperatura maravilhosa da água.
Guaxinins ladrões
Aproveitamos tudo o que deu, até que teve uma hora, dentro do mar, que todas as pessoas que estavam no mar começaram a sair correndo em direção a areia. Na hora pensei em TUBARÃO e comecei a nadar para o raso também, gritando pro Celo sair da água. Eis que, o grande problema de toda aquela gente correndo em direção a areia era um grupo de GUAXININS!!!! Aqueles animais lindos e fofos aproveitam que as pessoas estão no mar e vão fuçar as roupas e bolsas que ficam na areia a procura de comida. Gracinha né… Depois que me dei conta disso, dei boas risadas!
As pessoas realmente afastam os animais de seus pertences, até jogando areia. Eu fiquei achando o máximo, desejando que um guaxinim fosse futucar minhas coisas, mas não aconteceu. Fiquei só olhando a situação com outras pessoas (e achando graça…rs) Paramos para descansar na areia e para tirar algumas fotos. Eis que tivemos várias surpresas agradáveis com macacos, iguanas e guaxinins. Eu me senti totalmente na selva ali, adorei!
Quando estava perto da hora de fechar o parque, pegamos a continuação da trilha, dessa vez com menos turistas. Recomendo muito!!!
Jantando em Espadilla Sur
Depois do parque, paramos em um restaurante bem perto dali, quase na areia. Não consigo lembrar o nome e nem encontrei no Google, mas fica na praia de Espadilla Sur, bem afastado do tumulto. perto da saída do parque. Não tem erro…a comida é ótimaaaaa e o preço justíssimo! O atendimento também é ótimo e música ambiente também. Recomendo muito!
Saímos de lá no final da tarde, com muita vontade de relaxar na piscina. Foi o que fizemos até irmos dormir.
Dia 3 – sábado (23/03/2013)
Acordamos, tomamos café da manhã e fomos conhecer uma mini praia, que havia sido indicada pelo rapaz da recepção. Paramos o carro com um flanelinha e lá fomos nós para a praia ao lado do hotel Parador. Achei nada demais…muito xoxa por sinal. Achamos que íamos conseguir ver peixes com nossas máscaras, mas a água estava bastante turva, talvez por causa de chuvas anteriores.
Praia Espadilla
Fomos para a praia Espadilla, a mais badalada, e tentamos relaxar por lá. Meio difícil, porque a praia estava muito cheia, com muitos eventos na areia, ou seja, caos total. Paramos no mesmo restaurante do dia anterior e ficamos relaxando com as cervejas geladas e comidinhas deliciosas. Depois passamos em um mercadinho de artesanatos para comprar souvenirs. Aliás, tem lojinha por todos os lados ali.
Manuel Antônio tem muita coisa para fazer…tem tirolesa, kitesurf, trilhas, cachoeiras, etc. Como já tínhamos feito um pouco de tudo nos outros lugares da viagem, estávamos na vibe de descansar. Presenciamos um pôr do sol lindo na volta para o hotel e para curtir o clima, decidimos ficar na piscina relaxando. O dia passou voando!
Dia 4 – domingo (24/03/2013)
Acordamos cedo, tomamos o café da manhã correndo e pegamos estrada rumo a San José. Tínhamos que entregar o carro até 12h, porque senão teríamos que pagar outra diária. Que tensão na estrada, hein…ainda mais nas horas que nos perdíamos. Graças a Deus, deu tudo certo e entregamos o carro pontualmente às 12h.
Aeroporto de San José e Almoço
Aproveitamos a van da locadora de carros e pedimos carona até o aeroporto, para fazermos o checkin no nosso vôo para o Panamá. Despachamos as nossas malas e fomos fazer hora em um cassino que vimos no caminho. Gastamos os últim. O tempo voou e quando olhamos o relógio, já era hora de voltar para o aeroporto e embarcar.
Nossa opinião da Costa Rica
Amamos a Costa Rica! É “pura vida” mesmo! Natureza por todos os lados, pessoas simpáticas e receptivas, estradas excelentes, atrações para todos os bolsos e gostos, comida deliciosa com preços justos, instalações modernas, enfim, nós recomendamos e pretendemos um dia voltar para ver o resto do país!
Para saber mais sobre a nossa viagem de 30 dias pela América Central (Jamaica, Costa Rica e Panamá), clique nos links abaixo:
Respostas de 4
Quanto custa o estacionamento no parque?
Juliana, não lembro quanto foi, mas encontrei este link que pode te ajudar. https://areasyparques.com/areasprotegidas/parque-nacional-manuel-antonio/
Oiii! Adorei seu relato. Estou indo sozinha pra um curso em San José e depois tenho 4 dias livres. Estou pensando em ficar em Manuel Antonio de sábado a segunda de manhã e de lá ir para La fortuna até terça a noite/quarta cedinho. Acha que funciona? Super obrigada!
Puxa, desculpa a demora na resposta! Os comentários estavam perdidos aqui na seção ADMIN. Espero que tenha ficado tudo bem!