Dia 1 – domingo ( 14/12/2014)

Pegamos o DART (trem) na estação Grand Canal em Dublin e depois de meia hora, chegamos em Howth. Esta mini cidade fica em uma península e costumava ser o porto mais importante para abastecimento de Dublin. É hoje conhecida pelo forte mercado de pesca e por paisagens lindas que misturam montanha e mar.

Pegamos um mapa gratuito da cidade em um supermercado perto da estação de trem e começamos a entender o que tínhamos para ver. Começamos o passeio andando por uma rua com muitos restaurantes de frutos do mar, que atravessa o porto da cidade e paramos no final dela para apreciar a vista da Ireland’s eye, uma ilha que fica a um quilometro da cidade e é considerada ponto turístico.

DSCN2513

DSCN2517

Ireland's Eye
Ireland’s Eye bem lá na frente

De lá, fomos margeando a baía e amamos a energia da cidade.

DSCN2533

Informações ali ó!
Informações ali ó!

DSCN2536

Coloquem suas roupas que não querem mais ai...
Coloquem suas roupas que não querem mais nestas caixas rosas…

Chegamos ao ponto de partida de onde as 4 trilhas pela Howth Head (morro) começam, sendo elas:  Trilha Verde – Cliff Path LoopTrilha Azul – Tramline LoopTrilha Vermelha – Black Linn Loop e a Trilha Roxa – Bof of Frogs Loop.

Não tem como errar o caminho das trilhas...as placas estão em todo lugar!
Não tem como errar o caminho das trilhas…as placas estão em todo lugar!

 Partimos daí!

DSCN2547

DSCN2560

Começamos empolgados com a trilha vermelha, que também passa pelo Bog of Frogs, mas depois de algum tempo de caminhada e garoa, achamos que a trilha azul seria ótima para aquela tarde de domingo. Não nos arrependemos..rs. Dá uma olhada nas paisagens da trilha…

DSCN2552

DSCN2559
Esta deve ser a casa mais cara da cidade, com uma vista surreal e um muro que parece medieval.
DSCN2561
Tem dois trampolins naquela pedra ali e acreditem, pessoas estavam pulando na água congelante! E eu querendo mais um casaco…
DSCN2564
Cliff básico
Se tem chuva, tem que ter pelo menos um arco íris né?
Se tem chuva, tem que ter pelo menos um arco íris, né?

DSCN2573

DSCN2578
Ali no fundo está o famoso Baily Lighthouse. Tem heliponto até.

Trilha bem sinalizada
Trilha bem sinalizada e florida (em dezembro!)

Acabamos a trilha famintos e decidimos parar no mercado da cidade para comer algo rápido, para dar tempo de conhecer a cidade ainda de dia. (Já passavam das 14h e costuma escurecer às 16h30 no inverno). Entramos no mercado e o que mais nos animou foi uma porção de lulas a milanesa, que por sinal estavam ótimas.

DSCN2585
Aberto em todos os finais de semana!

DSCN2587

Descobrimos que os donos eram brasileiros e moram na Irlanda há 9 anos. Eles indicaram a ida ao Castelo de Howth, que ficava do lado oposto ao centro da cidade. O castelo é do século 13 e é uma das estruturas habitadas mais antigas do país. Pertence à mesma família há mais de 800 anos e há gente ainda morando lá! Achei o máximo isso. O castelo não possui um museu, mas é possível visitar algumas salas se você agendar com antecedência. Além disso, ali há a escola de culinária super renomada The Kitchen in the Castle Cookery School, que deve ser o máximo de frequentar.

 Olhem que coisa linda, gente..

Portões pomposos.
Portões pomposos

DSCN2600

Tem um puxadinho ali do lado esquerdo né...é onde a família ainda mora.
Tem um puxadinho ali do lado esquerdo né…é onde a família ainda mora.

DSCN2611

IMG_20141214_151727031_HDR

Saímos do castelo e fomos para o centro da cidade, que é uma graça com suas lojinhas, casas e restaurantes, além da St. Mary’s Church.

DSCN2615

The Abbey Tavern - lindo por fora e por dentro!

Casinhas iguais coloridas
Casinhas iguais coloridas são muito comuns na Irlanda!

DSCN2613

Passamos em frente a alguns restaurantes bem avaliados no TripAdvisor ( The House e The Abbey Tavern), mas achamos que seria melhor irmos no Octopussy, que é um bar de tapas bastante recomendado (#2 do ranking deles). Paramos antes em em um mercado/restaurante chamado Beshoff’s Market , para o Celo matar o desejo dele de comer ostras, mas depois vimos que nosso bar de tapas também tinha. Se arrependimento matasse…rs

DSCN2624

Adoramos o bar e para nossa sorte, chegamos antes de começar o horário com as reservas de mesa (19h). Ficamos das 17h às 19h em uma espécie de balcão interno com vista para fora do restaurante e comemos 4 tapas deliciosas. Eu comi camarão com manteiga de alho e pão caseiro + bacalhau fresco com um molho surrealmente bom de vinho branco com parmesão e alho poró. Celo comeu frutos do mar com um molho parecido com o meu e depois vieiras com outro molho muito bom também, segundo ele. Recomendamos demais!

DSCN2645

DSCN2628

DSCN2635

DSCN2633

 **********************************************************************

Quer ajudar o blog sem gastar nada por isso?:)

Nós ganhamos uma pequena comissão se você fizer reservas e compras pelos links abaixo:

Agradecemos de coração!❤