Dia 1 – domingo ( 14/12/2014)
Pegamos o DART (trem) na estação Grand Canal em Dublin e depois de meia hora, chegamos em Howth. Esta mini cidade fica em uma península e costumava ser o porto mais importante para abastecimento de Dublin. É hoje conhecida pelo forte mercado de pesca e por paisagens lindas que misturam montanha e mar.
Pegamos um mapa gratuito da cidade em um supermercado perto da estação de trem e começamos a entender o que tínhamos para ver. Começamos o passeio andando por uma rua com muitos restaurantes de frutos do mar, que atravessa o porto da cidade e paramos no final dela para apreciar a vista da Ireland’s eye, uma ilha que fica a um quilometro da cidade e é considerada ponto turístico.
De lá, fomos margeando a baía e amamos a energia da cidade.
Fazendo a trilha
Chegamos ao ponto de partida de onde as 4 trilhas pela Howth Head (morro) começam, sendo elas: Trilha Verde – Cliff Path Loop, Trilha Azul – Tramline Loop, Trilha Vermelha – Black Linn Loop e a Trilha Roxa – Bof of Frogs Loop.
Começamos empolgados com a trilha vermelha, que também passa pelo Bog of Frogs, mas depois de algum tempo de caminhada e garoa, achamos que a trilha azul seria ótima para aquela tarde de domingo. Não nos arrependemos. 🙂
Howth Market
Acabamos a trilha famintos e decidimos parar no mercado da cidade para comer algo rápido, para dar tempo de conhecer a cidade ainda de dia. (Já passavam das 14h e costuma escurecer às 16h30 no inverno). Entramos no mercado e o que mais nos animou foi uma porção de lulas a milanesa, que por sinal estavam ótimas.
Castelo de Howth
Descobrimos que os donos eram brasileiros e moram na Irlanda há 9 anos. Eles indicaram a ida ao Castelo de Howth, que ficava do lado oposto ao centro da cidade. O castelo é do século 13 e é uma das estruturas habitadas mais antigas do país. Pertence à mesma família há mais de 800 anos e há gente ainda morando lá! Achei o máximo isso. O castelo não possui um museu, mas é possível visitar algumas salas se você agendar com antecedência. Além disso, ali há a escola de culinária super renomada The Kitchen in the Castle Cookery School, que deve ser o máximo de frequentar.
Olhem que coisa linda, gente..
Saímos do castelo e fomos para o centro da cidade, que é uma graça com suas lojinhas, casas e restaurantes, além da St. Mary’s Church.
Jantando em Howth
Passamos em frente a alguns restaurantes bem avaliados no TripAdvisor ( The House e The Abbey Tavern), mas achamos que seria melhor irmos no Octopussy, que é um bar de tapas bastante recomendado (#2 do ranking deles). Paramos antes em em um mercado/restaurante chamado Beshoff’s Market , para o Celo matar o desejo dele de comer ostras, mas depois vimos que nosso bar de tapas também tinha. Se arrependimento matasse…rs
Adoramos o bar e para nossa sorte, chegamos antes de começar o horário com as reservas de mesa (19h). Ficamos das 17h às 19h em uma espécie de balcão interno com vista para fora do restaurante e comemos 4 tapas deliciosas. Eu comi camarão com manteiga de alho e pão caseiro + bacalhau fresco com um molho surrealmente bom de vinho branco com parmesão e alho poró. Celo comeu frutos do mar com um molho parecido com o meu e depois vieiras com outro molho muito bom também. Recomendamos demais!
Update: voltamos algumas vezes a Howth nos 4 anos que passamos em Dublin e claro que voltamos ao queridinho restaurante aí de cima! <3