Nossa visita ao Palácio Nacional de Sintra

No dia 12/10/2022, deixamos as crianças na escola e fomos só nós 2 curtir o nosso feriado brasileiro em Sintra, visitando com toda a calma do mundo o Palácio Nacional de Sintra. Que passeio delicioso! Às vezes, passear ou viajar sem crianças é tudo o que a gente precisa, né?

Paramos o carro bem perto do Palácio, no meio da rua mesmo, e fomos a pé até a sua entrada. Compramos os bilhetes online no site oficial do lugar e aproveitamos o desconto de 5%, totalizando 17 euros para nós 2.

O Palácio

O Palácio Nacional de Sintra, de fundação árabe, torna-se, a partir do séc. XII e por cerca de oito séculos, residência da Família Real Portuguesa. Único sobrevivente dos Paços Reais medievais, a sua configuração atual não se alterou substancialmente desde meados do século XVI, resultando de campanhas de obras sucessivas de D. Dinis, D. João I e D. Manuel I.

O Palácio Nacional de Sintra, onde se reúnem vários estilos arquitetónicos – gótico, mudéjar e manuelino – foi muito utilizado na Idade Média como refúgio da corte durante os meses de verão e para a prática da caça. Mundialmente reconhecido pelo perfil das duas monumentais chaminés cónicas das suas cozinhas exibe no seu interior um acervo único de azulejaria hispano-mourisca.

(fonte DGPC)

A visita

Andamos com toda a calma do mundo, lendo as placas, tirando fotos, apreciando a vista e curtindo um ao outro. Acho que ficamos umas 2h lá dentro. Tem muita coisa para ver, muitos detalhes mouros que são lindíssimos e me fascinam, mas o lugar que mais gostamos foi a Sala dos Brasões, onde encontramos os nossos sobrenomes. Foi muito legal procurar!

Saímos do Palácio animados, passeamos pelas ruelas do centrinho de Sintra e quando começou a chover, voltamos para o carro e dirigimos de volta a Cascais, onde fomos experimentar o restaurante delicioso Izakaya, que tem comida de bar japonês. Se quiser saber mais, veja este post.