8 dias de verão com as crianças em Maiorca

Decidimos conhecer a ilha de Maiorca no verão deste ano, depois que tivemos uma experiência deliciosa com as crianças e meu irmão em Malta em 2023 (leia sobre esta viagem aqui).

Já escrevi um post com oresumo de Maiorca – pode acessar aqui – mas agora vou contar o que fizemos em cada um dos 8 dias que passamos por lá. Fiquei tão encantada com a ilha que eu penso em voltar um dia – e normalmente não quero voltar aos lugares que já fui. Isso já diz muito, né?

Chegando em Maiorca

Voamos de Lisboa para Maiorca na sexta, dia 16/08/24, com 2 vôos da Vueling que infelizmente atrasaram 2h cada. Pegamos esses vôos com escala em Barcelona para economizar 500 euros, mas hoje penso que esta economia não valeu a pena. Chegamos super tarde da noite no aeroporto de Palma, e ainda tivemos que esperar 1h pelo nosso carro que alugamos com a empresa OK Mobility.

Depois tivemos que dirigir 1h do aeroporto de Palma até o nosso hotel PROTUR Turo 4* SUP, em Cala Ratjada, do outro lado da ilha, e chegamos exaustos perto de meia noite. Felizmente o hotel era ótimo, o nosso quarto era bem espaçoso e as crianças dormiram no carro, então a chegada foi bem tranquila. Ainda bem que estávamos apenas com 4 mochilas para carregar além das crianças! 🙂

Algumas fotos deste primeiro hotel:

Dia 1 – Sábado (17/08/2024)

Acordamos com nossos despertadores para não perdermos o café e encontramos meu irmão e o namorado que estavam no quarto ao lado. Que delícia de reencontro, quanta saudade!!!

Tomamos café da manhã juntos no restaurante do hotel que tinha muitas opções de comidas, muitos funcionários para nos servir e um espaço muito agradável. Praticamente todas as mesas tinham crianças e fiquei impressionada com a quantidade de famílias alemãs no hotel – eu diria que cerca de 80%. Interessante, né? Eu não fazia ideia que teria tantos alemães ali.

Nos arrumamos para passar o dia fora e por volta de 11h saímos do hotel rumo a Playa de Muro.

Playa de Muro

Quando estávamos fazendo o roteiro da viagem, lemos que esta praia é bastante recomendada para quem tem crianças, porque tem um areal muito grande, muitos lugares para estacionar de graça e barracas para alugar para o dia inteiro. As ondas são pequenas, a água é cristalina e morninha, e nós passamos o dia inteiro aproveitando esse paraíso na ilha.

Demos uma saída rápida para almoçar no restaurante que meu irmão tinha reservado, o Can Gavella, e adoramos a paella com vista mar e o atendimento excelente. Valeu a pena sair do mar para viver esta experiência!

Voltamos para a praia e passamos o resto da tarde aproveitando o sol e água do mar paradisíaca com as crianças sem reclamar um minuto de frio. Igualzinho em Portugal…rs

Saímos de lá quando já estávamos fartos do sol e passeamos um pouco em Cala Ratjada antes de voltarmos para o hotel para aproveitar um pouquinho a piscina.

Jantando em Cala Ratjada

Nos arrumamos para jantar e fomos andando até a pizzaria Encanto, que fica em uma rua principal. Este restaurante tinha uma decoração interessante, garçonetes bem vestidas e a pizza a metro foi sucesso com a gente. Fechamos bem o nosso primeiro dia em Maiorca!

Dia 2 – Domingo (18/08/2024)

Aniversário do meu irmão maravilhoso e dia de passeio de barco! 🙂

Tomamos café da manhã e nos arrumamos para passar o dia inteiro em um passeio de barco que meu irmão fechou para comemorar o aniversário de 41 anos dele. Dirigimos por 1h até Port de Pollença e depois de muito tempo procurando vaga para o carro, conseguimos pegar nosso barco com um marinheiro super simpático, o James.

Passeio de Barco

O dia estava um pouco nublado, mas acho que isso no final foi até bom porque não ficamos muito queimados ou cansados do sol. Passamos por lugares lindíssimos, que eu confesso que agora não me lembro mais os nomes, e nós tivemos um dia delicioso comendo os petiscos que compramos no mercado e bebendo as bebidas que levamos e também as que a empresa do barco ofereceu.

Todos entramos no mar, brincamos na água e fomos nadando até uma praia de pedras que tinha cabras que roubavam comidas das pessoas que chegavam de barco. Achei muito louco! Foi bom demais estar junto em um lugar maravilhoso celebrando a vida de uma pessoa tão amada. Meu primeiro Marcelo! 🙂

O passeio acabou e voltamos exaustos para o hotel. Incrível como passar algumas horas no mar cansa tanto, né?

Jantando em Cala Ratjada

Nos arrumamos e fomos jantar na mesma rua principal do dia anterior, mas dessa vez em um restaurante de carne com mesas na varanda chamado El Gaucho. Comemos pratos gostosos e voltamos a pé para o hotel.

Dia 3 – Segunda-feira (19/08/2024)

Tomamos café com calma, brincamos um pouco no hotel e saímos no final da manhã para conhecer a Cala Llombards. Meu irmão e o namorado já tinham saído mais cedo para conhecer o Caló del Moro, que pelas fotos pareceu ser incrível, e depois eles nos encontraram lá.

Cala Llombards

A nossa ida foi um pouco conturbada com Patrick vomitando no carro, eu comprando sunga e maiô para as crianças – esqueci completamente de pegar – e demorando para estacionar porque o lugar estava lotado, mas finalmente conseguimos sentar em um micro espaço na areia bem perto do mar, como eu gosto. O lugar é lindo mesmo, mas a grande quantidade de pessoas tirou um pouco o encanto.

Curtimos a água calma e quentinha, fizemos alguns lanches – até compramos coco seco e melancia de um ambulante – , Celo e Patrick foram explorar as pedras e quando a fome apertou, saímos para almoçar em Cala D´or.

Cala D´or

Como as crianças tinham dormido no carro, rodamos um pouco de carro para ver a região, mas por causa do tempo nublado, a beleza ficou um pouco comprometida.

Almoçamos/Jantamos no La Sivina, um restaurante bem turístico mas agradável, e depois passeamos na cidade, tomamos sorvete e dirigimos 1h de volta para nosso hotel.

Meu irmão e o namorado quiseram sair para jantar, mas nós 4 ficamos no hotel aproveitando a recreação noturna para crianças, com muita música e dança, e pedimos uns lanches no bar do hotel para fechar a noite.

Dia 4 – Terça-feira (20/08/2024)

Tomamos nosso café da manhã bem completo e saímos relativamente rápido do hotel pois o dia seria cheio. Passamos numa loja para comprar uma boia para as crianças e dirigimos por 15 minutos até Cala Mesquida, um dos lugares recomendados para crianças pelo CHATGPT e outros blogs para famílias.

Cala Mesquida

Demoramos muito para conseguir estacionar perto da praia, o que foi bem frustrante, mas amamos o lugar! Olha que lindoooo:

Ficamos menos tempo do que gostaríamos, porque tínhamos que ir até próxima atração do dia, as famosas Cuevas del Drach. Meu irmão havia comprado os ingressos e reservado um horário no meio da tarde, então tivemos que garantir que chegaríamos na hora. Dirigimos por uns 40 minutos e chegamos!

Cuevas del Drach

Seguimos as placas para entrada no passeio e pegamos uma fila enorme para entrar nas cavernas. Ficamos na dúvida se o passeio era a pé ou em barco, mas pela velocidade de entrada das pessoas na fila, deduzimos que era a pé – e foi.

O lugar é bem impressionante, com várias formações rochosas bonitas, luzes artificiais que tornam a experiência mais mágica, algumas escadas e depois com um show de música clássica com a banda em barquinhos navegando num ambiente totalmente escuro com luzes apenas nos músicos. Me senti um pouco na Disney, confesso.

Depois que acabou o show, a gente podia ficar numa fila e esperar meia hora para andar de barquinho por 5 minutos ou podíamos ir a pé até a saída. Optamos pelo segundo, claro.

Achamos bem lindo o lugar, mas não acho que valeu a pena ter saído daquela praia paradisíaca para isso. Ainda mais sabendo que aqui pertinho de casa existe uma gruta tão linda quanto – ou talvez, mais impressionante ainda – que nós já visitamos e recomendamos para todos. Veja mais detalhes sobre a Gruta de Mira de Aire, em Portugal, aqui:

Almoçando em Porto Cristo

Saímos da gruta com muita fome e paramos para comer no Fussio Lounge, em Porto Cristo, bem perto da gruta. Restaurante transadinho com vista para o rio e atendimento excelente. Adoramos!

Nosso segundo hotel

Seguimos viagem para o nosso próximo hotel, que ficava na cidade de Alaró, na Serra Tramuntana.

O escolhido foi o Can Xim Turismo de Interior, que é uma espécie de Bed and Breakfast em uma cidade bem tranquila. Não gostei de descobrir que eles não têm funcionários e acabamos tendo alguns estresses que contei neste post, mas foi a nossa base pelos próximos 4 dias nesta viagem de Maiorca. Pelo menos o quarto era espaçoso e silencioso! Algumas fotos:

Chegamos exaustos depois de 1h de viagem, arrumamos nossas coisas no quarto, tomamos banho e saímos para jantar na Pizzaria Gallardo, que ficava bem perto do hotel. Pena que Juju não aguentou o cansaço e dormiu antes de experimentar as pizzas saborosas dali. Voltamos a pé e cama!

Dia 5 – Quarta-feira (21/08/2024)

Tomamos um café da manhã bem gostosinho no restaurante do hotel com vista para a praça da cidade e decidimos ter um dia tranquilo com as crianças, enquanto meu irmão e o namorado foram para Sa Calobra. A Jú estava com uma tosse muito forte há alguns dias e achei que a noite tinha sido bem ruim, então achei melhor levá-la no hospital para checar.

Uma ida ao Hospital

Fomos no Hospital Comarcal D´Inca, um hospital público da ilha que era relativamente perto do nosso hotel, e fomos super bem atendidas. Como tínhamos o seguro da IATI – sempre faço em nossas viagens – chegamos e não precisamos pagar nada. Fomos atendidas pela pediatra, que rapidamente detectou uma bronquite, e depois fomos encaminhadas para uma sala especial para ela fazer nebulização por mais de 1h. Juju adorou toda a atenção que recebeu, mas depois de 2h dentro do hospital, já queria voltar para a piscina e praia, claro. Felizmente ela não teve febre e estava bem disposta, então voltamos para o hotel, almoçamos no restaurante do hotel chamado Traffic – simplesmente delicioso! – e descansamos a tarde na piscina e no pequeno jardim do hotel.

Port de Soller e Soller

No final do dia, dirigimos em uma estrada maravilhosa por quase 1h até Port de Soller, uma cidade fofíssima na costa, onde estacionamos o carro e reencontramos o pessoal.

Pegamos o famoso trem de Port de Soller até Soller, e acho que meia hora depois, estávamos andando nesta outra cidadezinha fofa com paisagens encantadoras. O passeio de trem foi sucesso com as crianças e até acho que podia ser um pouquinho maior. 🙂

Passeamos um pouco, entramos na igreja Sant Bartomeu e fomos em busca de um restaurante para jantar. Estava tudo cheio ou já com reservas, e acabamos indo em um lugar OK chamado SaCova, que tinha uma vista legal e comida boazinha.

Depois comemos sorvete na pracinha e pegamos um taxi até onde estava o nosso carro em Port de Soller. Voltamos para o hotel com uma lua gigantesca na estrada, tomamos nossos banhos e fomos dormir.

Dia 6 – Quinta-feira (22/08/2024)

Tomamos café todos juntos e seguimos caminhos diferentes, já que eles tinham reservado para ir em um beach club em Palma de Maiorca com uns amigos.

Sa Calobra

Nós fomos conhecer o lugar que eles tinham conhecido no dia anterior chamado Sa Calobra, e por causa da avaliação super positiva, fomos com as expectativas lá em cima. Foi realmente o lugar mais bonito de toda a viagem!

Primeiro que a estrada até lá tem paisagens incríveis. Segundo que a água do mar é absurdamente linda e quando o sol bate, você fica hipnotizado com o azul turquesa. Terceiro que o visual com montanhas, vegetação rica, ilhas e barcos tornam o lugar um verdadeiro paraíso. Agora algumas fotos:

A única coisa que deixou a desejar foram os restaurantes ali. Não tem muito legal, transadinho, sabe? São apenas restaurantes com lanches e comidas básicas que você pode até levar consigo, se você quiser, porque afinal com uma paisagem daquela, quem quer ficar dentro de restaurante, né? Até entendi depois. Enfim…

Dirigimos por 1h até lá, paramos o carro em um estacionamento pago, e caminhamos até a praia que segundo o meu filho foi a “Mais linda da vida dele”! É uma boa caminhada e tivemos que carregar a Juju em alguns momentos, mas ainda bem que não levamos muitas coisas com a gente.

Como a praia não é de areia mas sim de pedrinhas, ficamos de havaianas o tempo todo, mas recomendo fortemente você ir com aqueles sapatinhos próprios para isso. Levamos o snorkel e ficamos um bom tempo vendo peixes e foi bem emocionante ver o o Paddy experimentando snorkel pela primeira vez na vida! Como ele ficou feliz de poder nadar sem levantar cabeça e de conseguir realmente ver peixes no fundo do mar. Nós ficamos super orgulhosos de sua coragem e conquista! Pais babões sempre… 🙂

Juju ficou muito feliz brincando com as pedrinhas na praia e no rio que tem logo atrás do banco de areia da praia e até entrou no mar no raso. Quando o sol parou de bater na praia, achamos melhor voltar para comer algo em um dos restaurantes/lanchonetes e voltar devagar na estrada super sinuosa, já que o Paddy ficou enjoado.

Port de Sa Calobra

Pedimos uns peixes fritos no restaurante Brisamar que tem no meio do caminho e antes de pegarmos estrada, as crianças quiseram entrar na praia do Port de Sa Calobra. Esta também tem um visual bonito, mas dava para ver que a água não era tão impressionante por causa da agitação e sujeira dos barcos que atracam ali perto. De qualquer forma, eles se divertiram demais e nós sentamos para descansar.

Jantando em Alaró

Voltamos para o hotel com as crianças dormindo no carro, tomamos banho e saímos para jantar no restaurante Traffic de novo. Pedimos um arroz negro de frutos do mar que estava divino e pouco antes de irmos para o quarto, meu irmão e o Luan chegaram do beach club para nos dar boa noite.

Dia 7 – Sexta-feira (23/08/2024)

Último dia de praia em Maiorca…

Tomamos café da manhã e nos arrumamos para ir em uma nova praia, a Es Trenc, que ficava do outro lado da ilha. Dirigimos por 1h e quando fomos nos aproximando da praia, vimos guardas fechando o acesso porque já estavam lotados de gente. Êta frustração…

Sa Rapita e Es Trenc

Acabamos indo de carro até a Sa Rapita, que fica logo ao lado, e felizmente ela estava mais vazia. O problema é que tinham umas algas que deixavam a paisagem não tão paradisíaca, então tivemos a brilhante ideia de ir caminhando até Es Trenc depois que o homem salva-vidas falou que era perto.

As crianças foram numa boa pela areia, brincando no mar e com a boia gigante de jacaré que tínhamos comprado no início da viagem. A esta altura do campeonato, já tínhamos dado nome pro jacaré – Jaque! – e ele já fazia parte da nossa família, claro. Crianças…rs

Caminhamos, caminhamos, caminhamos e no meio do caminho decidimos que só o papai voltaria para buscar o carro e nos pegar na segunda praia. Sempre pensamos na saúde do papai, claro!!!

Graças a Deus não vimos algas em Es Trenc e ficamos horas curtindo aquele paraíso azul turquesa delicioso. O areal é muito extenso e há bares espalhados pela praia, então realmente foi muito agradável passar o dia ali. Nem vimos a hora passar.

No caminho para Es Trenc, meu irmão parou no restaurante super cool Noray e reservou uma mesa para as 17h, então sabíamos que teríamos que sair da praia por volta deste horário. Foi triste nos despedir dali, mas fomos recompensados com uma paella deliciosa pelo menos.

Esperamos os Marcelos irem buscar os carros e voltamos para o hotel mortinhos da silva. Tomamos banho e saímos para jantar em um restaurante de hamburguer da cidade, o Sa Tafona, e dormimos super bem depois.

Dia 8 – Sábado (24/08/2024)

Dia de nos despedirmos de Maiorca! 🙁

Tomamos nosso último café da manhã juntinhos no hotel com a vista para a pracinha com feira e pegamos o carro para Palma, a capital de Maiorca. Queríamos conhecer a famosa catedral da cidade antes de entregarmos o carro no aeroporto e pegarmos os aviões para Portugal na parte da tarde, então tivemos que nos apressar.

Palma de Maiorca

Paramos o carro em um estacionamento que fica embaixo da catedral, compramos os tickets online neste site e rapidamente saímos para dar um rolê. Ela é muito impressionante pela sua grandiosidade!

Aqui vai um resumo retirado do CHATGPT:

A Catedral de Maiorca, ou La Seu, é uma impressionante construção gótica localizada em Palma de Maiorca, iniciada no século XIII sobre uma antiga mesquita após a conquista da ilha pelo rei Jaime I. Sua construção se estendeu por séculos, com importantes reformas no século XX realizadas por Antoni Gaudí. Entre seus destaques estão o enorme rosetão de 12 metros, um dos maiores do mundo, e suas naves grandiosas. Situada à beira-mar, La Seu é um dos símbolos mais icônicos de Maiorca, representando a rica história e cultura da ilha.

Nós entramos na hora marcada no ticket, passeamos pelo seu lindo interior, tiramos muitas fotos e voltamos para o carro. O calor estava bem forte e as crianças estavam exaustas, então realmente teve que ser uma visita rápida. Entregamos o carro na OK Mobility e tivemos tempo para um rápido almoço em um restaurante com garçons robôs, antes de pegarmos nosso primeiro vôo para Barcelona e depois o segundo para Lisboa. Foi um dia cheio e confuso de deslocamentos, mas necessário para voltarmos para nossa casinha.