Dia 1 – Sábado – 08/08/2020
Depois de pegarmos o Ferryboat de Setúbal até Troia e rodarmos pela Península de Troia, chegamos no nosso hotel na Praia da Luz por volta das 15h. Escolhemos este lugar para ser a nossa base para conhecer a Costa Vicentina no Algarve – região em amarelo abaixo -, como contei no post completo da viagem.
Neste post, nós visitamos os seguintes lugares:
Nosso hotel
A Praia da Luz fica entre Burgau e Lagos, mais ou menos onde está a estrela vermelha acima, e lá nos hospedamos no LuzMar Villas (nota 8.8 quando reservei). Fizemos a reserva com direito a cancelamento gratuito até uma semana antes da viagem – fundamental numa pandemia, né? – e felizmente não foi preciso cancelar.
Fizemos o checkin seguindo todas as regras de segurança (máscara, distanciamento, álcool) – enfim, tenso – e depois fomos para o quarto descansar e deixar as nossas coisas. Achei o quarto bem espaço, sem luxo e com a vista da varanda para a piscina bem agradável, olha:
A Praia da Luz
Saímos depois de carro – dá para ir a pé, mas achamos longe pro Paddy – para conhecer a vila e tivemos uma surpresa muito agradável com as casas brancas e ruas arborizadas e floridas. Uma vila super pitoresca!
Paramos o carro em um estacionamento gratuito em frente à Igreja Nossa Senhora da Luz de Lagos e fomos andando até a praia, pois estávamos loucos por um banho de mar. Fiquei encantada com a praia, o calçadão, as rochas ao fundo…
Almoço
Ficamos umas horinhas curtindo a praia – que para nossa surpresa não estava com a água do mar estupidamente gelada – e quando a fome começou a apertar, procuramos por restaurantes no TripAdvisor e escolhemos o Fortaleza da Luz para jantar. Para falar a verdade, almoçar e jantar, já que não paramos na estrada para comer e ficamos apenas lanchando o dia inteiro (rs). No caminho, paramos em um mirador bem legal, olha:
Entramos no restaurante e achei tudo lindo: a entrada, o jardim, o lugar onde estão as mesas, a vista da praia, os toldos… É ou não é?
Como ainda faltavam 30 min para começarem a servir o jantar, ficamos apenas nas bebidas apreciando a vista e escolhendo mentalmente o que iríamos pedir. Acertamos em cheio com o camarão de entrada e a cataplana de peixe tamboril, que parece um pouco lagostim – tudo uma delícia! Recomendo <3
Voltamos satisfeitíssimos para o hotel e descansamos tudo o que tínhamos direito depois desse primeiro dia de viagem longooooo….
Dia 2 – Domingo – 09/08/2020
Acordamos com o nosso despertador humano amado, fomos tomar um café da manhã bem completo, e seguimos para conhecer Sagres, o Cabo de São Vicente e as praias ao redor. Esses lugares são tão especiais que vou contar sobre eles no próximo post, OK? 😉
Burgau e a Praia do Burgau
Depois desse passeio aí acima, decidimos terminar o dia numa vila que é conhecida como a Santorini Portuguesa. Já ouviu falar dela? Pois é, eu só fui saber dela esse ano, por causa deste artigo divulgado no Facebook e fiquei com o radar super alerta para incluir em um roteiro nosso. Burgau é mais uma vila portuguesa com casas brancas com detalhes coloridos e mar azul turquesa, o que faz lembrar algumas cidades gregas – eu ainda não conheço a Grécia, mas já vi milhares de fotos, claro.
Nos perdemos pelas ruelas a procura de vaga para estacionar e chegamos a ir até a areia com o carro, já que lá existe uma rampa enorme para as pessoas colocarem seus barcos diretamente dos carros. Finalmente achamos um lugar seguro e gratuito e lá fomos nós curtir a praia! 🙂
Ficamos bem em frente ao Beach Bar, na esperança de jantarmos com a vista do mar, mas quando a fome começou a bater e passamos lá, a cozinha já estava fechando. Falta total de planejamento nosso, claro, porque entrando agora no site deles dá para ver que fecham às 20h….rs.
Saímos à procura de restaurantes na cidade para jantarmos, mas todos pareciam pequenos, sem espaço aberto e ainda estavam fechados para o jantar, então acabamos voltando para a Praia da Luz. Fomos jantar em um restaurante indiano com ótima avaliação, o Sangam, que tinha uma varanda bem grande e vazia, perfeita para época de distanciamento social. Pegamos as indicações de pratos com o garçom – agora não me lembro os nomes – e adoramos tudo. Direto pra cama depois!
Dia 3 – Segunda – feira – 10/08/2020
Mais um dia de café da manhã super completo sem precisar cozinhar/preparar nada ou lavar louça depois. Isso que é alegria, gente! A-D-O-R-O café da manhã de hotel. 🙂
(Para quem tá interessado em viagem durante a pandemia, o nosso hotel obrigava o uso de máscara e luvas descartáveis no buffet do café e ainda havia organizado as mesas e a fila do buffet para as pessoas ficarem distantes.
Seguimos para o Zoológico de Lagos, para quebrar um pouco a semana inteira de praias, e foi uma delícia de passeio. Todos nós gostamos e contei todos os detalhes neste post.
Praia da Salema
Na volta do zoológico, paramos para fechar o dia em uma praia super bem falada e bonitinha, a Praia da Salema. Chegamos lá por volta das 16h e só encontramos vagas em um estacionamento que fica no topo da praia, que olhando agora no mapa, me parece ser em frente à Escola de 1o ciclo de Salema.
Paramos o carro e quando estávamos nos preparando para sair, vejo uma rajada muito forte de vento que fez com que a porta do nosso carro batesse feio no carro ao lado. Deixamos um aviso para o dono do carro nos ligar e saímos de lá meio desiludidos. 🙁
No caminho de volta para o nosso hotel, passamos em frente ao estacionamento em frente à Praia da Salema e vimos uma vaga super boa, então rapidamente mudamos de ideia e paramos o carro para aproveitar o restinho de sol.
A praia é linda também, mas estava uma ventania bizarra e talvez por isso estivesse mais vazia que as outras que visitamos. Fato é que chegamos mais tarde do que nas outras também, então não sei se é realmente este o motivo, mas deu para brincar na areia e tomar sol sem nos preocuparmos com o distanciamento social.
Voltamos para o hotel, nos arrumamos para sair para jantar e fomos à procura de um restaurante legal no calçadão da Praia da Luz, um lugar bem badalado à noite. Passamos em vários lugares que pareciam ótimos e tinham boas avaliações no TripAdvisor, mas praticamente todos estavam com lista de espera, então optamos por ir no único que não estava bombando mas era bem avaliado, o Pizza Real.
O lugar é bem pequeno e nada impressionante, o atendimento foi em inglês (!), mas as pizzas estavam gostosas. Valeu para fechar a noite!
No dia seguinte partimos para conhecer a região das Praias do Amado e Bordeira, mas contei tudo neste post para este não ficar gigante. 😉
Este post faz parte de uma viagem de 9 dias pelo Algarve e Alentejo. Leia sobre toda a viagem nos links abaixo:
- 9 dias rodando de carro pela Costa Vicentina (Algarve e Alentejo)
- Ferryboat de Setúbal até Troia
- Troia, Comporta e o Cais Palafítico da Carrasqueira
- Praias da Luz, do Burgau e da Salema (Algarve)
- Sagres, Cabo de São Vicente e Martinhal (Algarve)
- Um dia no Zoológico de Lagos
- 1 dia conhecendo as praias do Amado e da Bordeira (Algarve)
- 5 dias na Costa Alentejana (Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, etc)