9 dias rodando de carro pela Costa Vicentina

Aproveitamos as férias da escolinha do Paddy em Agosto/2020 e o clima quente da terrinha lusitana para conhecer melhor a Costa Vicentina, ou para quem prefere nomes compridos, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Este Parque fica na costa Sudoeste de Portugal e abrange as regiões do Alentejo e do Algarve, como você pode ver pela área mais clara no mapa abaixo (abaixo de Odeceixe é Algarve, caso você não saiba):

Mapa da Costa Vicentina

Tivemos uma surpresa muito agradável com as praias, os vilarejos brancos charmosos e os restaurantes que visitamos. Apesar de termos ido no pico do verão, os lugares estavam relativamente vazios, principalmente se comparados aos da viagem ao Algarve em Agosto/2016. Pode ser efeito da pandemia ou então essa região é realmente mais calma que a parte mais “badalada” do Algarve, mas só conseguirei confirmar quando essa loucura toda passar, né? rs

Agora vamos ao que importa! 🙂

Roteiro

O roteiro de 9 dias foi quebrado em 2 partes, sendo a primeira com o objetivo de conhecer as praias da CV do Algarve, mais ao sul, e a segunda para conhecer as praias da CV do Alentejo. Ficou assim então:

Posts detalhados

1. Ferryboat de Setúbal até Troia
  2. Troia, Comporta e o Cais Palafítico da Carrasqueira
  3. Praia da Luz, do Burgau e da Salema
  4. Sagres, Cabo de São Vicente e Martinhal
  5. Zoo de Lagos
  6. Praias do Amado e Bordeira
  7. 5 dias da Costa Alentejana – Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, Almograve, Porto Covo e São Torpes.

Hoteis

Como estamos no meio de uma pandemia, quis trocar o mínimo possível de hotel e só ficar nos estabelecimentos com o selo de segurança do Covid-19 (Clean&Safe – saiba mais aqui) no Booking. Até pensei em pegar hoteis com quartos com cozinha, mas achei justo nos dar férias da minha comida. Todos ficaram felizes com a decisão! rs

Escolhi, portanto, o LuzMar Villas (nota 8.8) na Praia da Luz e a Quinta da Boavista (nota 9.0) em Vila Nova de Milfontes para serem as nossas bases no Algarge e Alentejo, respectivamente. Ambos com piscinas vazias, jardim e café da manhã com diversos cuidados relacionados ao Covid-19, incluindo distanciamento, luvas, máscaras, álcool em gel e itens descartáveis. Me surpreendi positivamente com os dois lugares e, felizmente, também com os hóspedes, então certamente voltaria para ficar neles.

Mapa com praias, atrações e hoteis

Praias/Atrações do Algarve

Para escolher as praias que iríamos visitar, usei como referências esses 2 posts (aqui e aqui). Fomos em muitas da lista que preparei, mas em algumas dessas praias não chegamos a parar para curtir com calma, apenas vimos de cima.

Essas foram as praias e atrações (em amarelo) que visitamos a partir do nosso hotel na Praia da Luz:

• Praia da Luz (banho)
  • Praia do Burgau (banho)
  • Praia de Salema (banho)
  • Praia do Martinhal
  • Praia da Mareta
  • Praia do Tonel
  • Praia do Beliche
  • Praia do Amado
  • Praia do Portinho do forno
  • Praia da Zimbreirinha
  • Praia da Bordeira (banho)
  • Cabo de São Vicente
  • Fortaleza de Sagres
  • Zoo de Lagos

Não passamos em Odeceixe e Arrifana dessa vez, pois já havíamos ido na viagem de 2016, mas com certeza são 2 praias que merecem destaque na Costa Vicentina. Anotaí, hein!

Praias/Atrações do Alentejo

A partir de Vila Nova de Milfontes, partimos para conhecer as seguintes praias e atrações (em amarelo) da Costa Vicentina Alentejana:

• Zambujeira do Mar (banho)
  • Praia do Almograve (banho)
  • Praia de Furnas (banho)
  • Praia da Franquia (banho)
  • Praia do Malhão
  • Praia dos Buizinhos
  • Praia Pequena
  • Praia Grande de Porto Covo
  • Praia de São Torpes (banho quente!!!)
  • Farol Cabo Sardão

Restaurantes

Para evitar muita exposição nos restaurantes, levamos muitos lanches conosco e fizemos no início da viagem apenas 1 refeição completa por dia. No final da viagem, já estávamos com mais fome (rs) e passamos a ir 2x por dia.

Os restaurantes mais badalados precisaram de reserva no pico do verão mesmo com pandemia, então em Vila Nova de Milfontes (VNM) passamos em alguns deles e fizemos as reservas para os dias seguintes. Não gostamos de fica com o horário marcado e aquela pressão na cabeça, mas como queríamos ir em alguns lugares indicados, pagamos esse “preço”, né? Valeram a pena! 🙂

Aqui vai a nossa lista:

No Algarve

• Fortaleza da Luz – Praia da Luz – Me encantei com a vista e com o peixe tamboril delicioso.
  • Sangam – Praia da Luz – Restaurante indiano com ótimo atendimento e porções bemmmm generosas e boas. Muito espaçoso porque não fica no centrinho.
  • Pizza Real – Praia da Luz – Mini restaurante com um ambiente mais ou menos mas pizzas gostosas e preços justos.
  • Restaurante Caramba – Barão de São João – Foi a nossa opção quando saímos do Zoo de Lagos. Comida demorada e não tão boa assim. Eu queria mesmo ter ido no Cangalho, que fica ao lado do Zoo, mas fomos numa segunda-feira e ele estava fechado.
  • MicroBar – Carrapateira – Mini quiosque com portas de vidro que se abrem completamente no meio de uma praça com comidas leves (tapas, sandubas, saladas) deliciosas.

No Alentejo

• HS Hotel Milfontes Beach – Vila Nova de Milfontes – o único restaurante com mesas disponíveis na hora que bateu nossa fome, com um esquema All You Can Eat por 13 euros. Vários tipos de comida (sem graça) e o atendimento bem ruim, mas foi o que nos salvou.
  • Bar Azul – Vila Nova de Milfontes – burguers + drinks bons! Celo matou saudade de uma pint da Guinness.
  • Restaurante Oasis – Praia de Furnas em VNM – restaurante na areia com boas opções de frutos do mar e peixes, mas caro por causa da localização.
  • 18 e piques – Vila Nova de Milfontes – comidas leves e saborosas com rápido atendimento em uma pracinha bem agradável. Fica super cheio, mas conseguimos ir 2 noites para jantar cedo.
  • Ritual – Vila Nova de Milfontes – comida maravilhosa nesse restaurante super badalado! Reservamos para ir almoçar um dia e comemos ceviche, tartare de salmão, carnes picadas….hmmm…tudo delicioso!
  • Pizzaria La Sicilienne – Vila Nova de Milfontes – pizza para takeaway, mas há poucas mesas do lado de fora onde pode comê-las sem muito conforto. Estavam boas e foram mais baratas do que em restaurante.
  • Mar Azul – Almograve – indiano/nepalês com ambiente meio velho, atendimento confuso, mas pratos bem servidos e muito saborosos. O único restaurante da região que tinha mesas disponíveis por volta das 14h.
  • Tasca do Celso – Vila Nova de Milfontes – um dos restaurantes mais populares da vila, com atendimento excelente e pratos melhores ainda, porém caros pra região. Só conseguimos reserva para o último dia no almoço, mas valeu muito a pena!

Nossos favoritos (anotaí!)

Aqui vou colocar um resumo do que mais gostamos na viagem:

• Passeio de Ferry Boat de Setúbal para Troia: O visual da travessia é lindo de morrer e o Patrick ficou animadíssimo com o ferry com carros dentro e com a possibilidade de ver baleias/golfinhos/tubarões/peixes no mar. Só vimos peixes…rs.
  • Visita ao Zoo de Lagos: Apesar de ter ido com baixa expectativa talvez por causa da nossa experiência no Badoca Safari Park e no Parque Rural do Tambor, achei que o passeio foi muito, muito maneiro! O zoológico é muito bem cuidado – diferentemente dos outros 2 acima -, há uma grande variedade de bichos e dá até para entrar na água com os pinguins por perto.
  • Fortaleza de Sagres e Cabo de São Vicentes: Uau! Que lugares espetaculares… Com certeza parada obrigatória para quem admira visual de praia e penhascos impressionantes. Muitooooo vento e uma baita caminhada dentro da Fortaleza. Ah, é de graça para quem vive em Portugal. Só descobrimos lá na hora.
  • Praias: As que mais gostamos foram a Praia da Luz, Praia de Burgau, Zambujeira do Mar, Praia de Furnas em VNM, Praia de São Torpes por causa da água quente e a Praia dos Buizinhos em Porto Covo. Ah, e o passeio de carro pela região da Carrapateira, com muitas praias com mirantes lindíssimos!
  • Vilarejos: Vila Nova de Milfontes, Praia da Luz e Burgau. Os 3 muito fofos!
  • Restaurantes: Tasca do Celso e Ritual em Vila Nova de Milfontes, Fortaleza da Luz na Praia da Luz e o MicroBar em Carrapateira.

A viagem em fotos

Agora vem a parte que eu mais amo dos posts: las fotitas! <3

É isso! Espero que tenha gostado. Vou escrever mais sobre os lugares acima nos próximos posts. 😉

Saiba mais sobre nossas viagens por PORTUGAL aqui.

Quer ajudar o blog sem pagar nada por isso? Basta usar os nossos links para ganharmos uma comissão dos parceiros abaixo:

Thanks! <3

Planeje sua próxima viagem conosco!

Quer ajudar o blog sem pagar nada por isso? Basta usar os nossos links para ganharmos uma comissão dos parceiros abaixo:

Reserve seu Hotel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.