Quarta-feira (05/08/2015)
Fomos cedo para Bergen, pois queríamos aproveitar bastante o único dia por lá. Quase todos os blogs de brasileiros que já foram para a Noruega tinham alguma coisa desta cidade e algumas pessoas inclusive passaram mais de 2 dias, mas como nós estávamos encantados com a natureza do país, só dedicamos um dia mesmo e achamos mais do que suficiente. 🙂
Estacionamos o carro em uma rua relativamente calma, bem perto da região de Bryggen. Para as 4 horas que ficamos lá, pagamos cerca de 15 euros (135 coroas norueguesas). Fizemos tudo que quisemos nessas 4 horas, mas é claro que se você quiser entrar nos museus, parar para comer em um restaurante, etc, você vai precisar de mais tempo.
Paramos primeiro na Korskirken, que foi construída em 1100 com apenas 3 alas. Em 1623, foi adicionada uma quarta ala e isso fez com que ela ficasse em formato de crucifixo.
De lá, fomos para o centro de turismo da cidade, que fica em um prédio interessante perto do terminal dos ferries (a vista é bem bonita!). Pegamos uma senha para conversar com alguém sobre passeios de carro pela região e depois de meia hora de espera, ouvimos tudo o que queríamos (o cara mandou muito bem nas dicas – você vai ver nos próximos posts).
Aproveitamos para comer por ali mesmo, em um mercado/restaurante que estava vendendo King Crabs maravilhosos, além de vários outros frutos do mar! Nós compramos uma pata enorme que custou 300 coroas (33 euros) e pedimos para a moça abrir, esquentar e colocar salada para take away. Depois de 5 minutos, experimentamos essa delícia de frente para o porto, com este visual. Só digo uma coisa: é a minha comida preferida agora!!! Se eu já era apaixonada pelo caranguejo de Guarajuba (Bahia), foi muito fácil morrer de amores por esse grandão. Ele é mais suculento e saboroso e olha que a mulher não colocou nada (eu acho!). Foi uma briga retada entre eu e o Celo para dividirmos irmãmente…AMAMOS e RECOMENDAMOS MUITO!!!!
Passeamos por uma feira que estava rolando ali perto e o Celo teve coragem de experimentar carne de baleia!!! ECA!!! Ela é preta e parece um bife, mas segundo ele, não é saborosa. Fiquei impressionada com a quantidade de orientais comprando a carne…deve ser típico por lá (Japão, China, Coréia, sei lá).
Fomos visitar a principal atração da cidade, que é o funicular que leva até o Monte Floyen, que possui um mirante com uma vista espetacular da cidade. O nome do funicular é Floibanen e nós pagamos 170 coroas (19 euros) para subir e descer. A vista é bem legal e dá para fazer umas trilhas por lá também, mas só ficamos pelo mirante mesmo…
Quando descemos, fomos direto para a região de Bryggen, que é a principal da cidade e está listada como Patrimônio da Humanidade da Unesco. Ela possui casas de madeira coloridas coladas umas nas outras e infelizmente, foi destruída diversas vezes por incêndios. O último, em 1955, destruiu praticamente tudo, deixando apenas 10 casas em pé. Um horror… Por causa deste histórico, é terminantemente proibido fumar lá e há avisos por todos os lados. Ah, as casas são bem tortas! Espero que dê para ver nas fotos:
Seguimos para a fortaleza da cidade, a Bergenhus Festning, mas só passeamos pelos jardins (não sei se dá para entrar em algum prédio/museu).
Tentamos ir na Domkirken no final, pois nosso carro estava estacionado por lá, mas ela estava fechada.
Saímos de Bergen no meio da tarde, com o objetivo de dormir em Lavik, que é uma cidade bem na beira do maior fiorde Norueguês, o SognenFjorden. Pegamos o ferry boat em Oppedal por apenas 124 coroas (13 euros) e deu para ver este fiorde de dentro, sem multidões de turistas. Uma paz só! 🙂 Compramos alguns lanches no próprio ferry boat e quando chegamos em Lavik, achamos melhor continuar dirigindo para ficarmos mais perto da nossa parada do dia seguinte.
Passamos por micro cidades e não achamos nenhum camping, então o jeito foi tomar coragem e dormir dentro do carro! Achamos um lugar com uma vista incrível e para a nossa surpresa, depois de alguns minutos, um carro e um motorhome pararam para dormir ali também. Bateu medo na hora, mas depois nos acostumamos! Adorei a experiência! 🙂
Se quiser saber mais sobre esta viagem de 10 dias pela Noruega, veja os posts abaixo:
- 10 dias incríveis na Noruega em pleno verão (Resumo)
- Chegando na Noruega (uma saga de avião, ônibus, trem e carro)
- 1 dia em Kristiansand e arredores
- Entre Kristiansand e a famosa pedra Preikestolen
- A famosa Preikestolen
- 1 dia em Stavanger e arredores
- 1 dia em Bergen e arredores
- O maior fiorde norueguês e o maior glaciar europeu
- Borgund Stavkirke, uma igreja de madeira medieval
- 2 dias em Flam e arredores
- 2 dias em Oslo, capital da Noruega
Se quiser fechar passeios na Noruega com segurança, veja as opções do nosso parceiro Civitatis: