Quarta-feira (05/08/2015)

Fomos cedo para Bergen, pois queríamos aproveitar bastante o único dia por lá. Quase todos os blogs de brasileiros que já foram para a Noruega tinham alguma coisa desta cidade e algumas pessoas inclusive passaram mais de 2 dias, mas como nós estávamos encantados com a natureza do país, só dedicamos um dia mesmo e achamos mais do que suficiente. 🙂

Estacionamos o carro em uma rua relativamente calma, bem perto da região de Bryggen. Para as 4 horas que ficamos lá, pagamos cerca de 15 euros (135 coroas norueguesas). Fizemos tudo que quisemos nessas 4 horas, mas é claro que se você quiser entrar nos museus, parar para comer em um restaurante, etc, você vai precisar de mais tempo.

Nossa rua fofa
Nossa rua fofa

Paramos primeiro na Korskirken, que foi construída em 1100 com apenas 3 alas. Em 1623, foi adicionada uma quarta ala e isso fez com que ela ficasse em formato de crucifixo.

DSC05013

DSC05017

De lá, fomos para o centro de turismo da cidade, que fica em um prédio interessante perto do terminal dos ferries (a vista é bem bonita!). Pegamos uma senha para conversar com alguém sobre passeios de carro pela região e depois de meia hora de espera, ouvimos tudo o que queríamos (o cara mandou muito bem nas dicas – você vai ver nos próximos posts).

DSC05024

 Aproveitamos para comer por ali mesmo, em um mercado/restaurante que estava vendendo King Crabs maravilhosos, além de vários outros frutos do mar! Nós compramos uma pata enorme que custou 300 coroas (33 euros) e pedimos para a moça abrir, esquentar e colocar salada para take away. Depois de 5 minutos, experimentamos essa delícia de frente para o porto, com este visual. Só digo uma coisa: é a minha comida preferida agora!!! Se eu já era apaixonada pelo caranguejo de Guarajuba (Bahia), foi muito fácil morrer de amores por esse grandão. Ele é mais suculento e saboroso e olha que a mulher não colocou nada (eu acho!). Foi uma briga retada entre eu e o Celo para dividirmos irmãmente…AMAMOS e RECOMENDAMOS MUITO!!!!

DSC05030

DSC05031

Aquele peixe do filme NEMO, que fica no fundo do mar com a luzinha, sabe qual é?
Aquele peixe do filme NEMO, que fica no fundo do mar com a luzinha, sabe qual é?
Maravilha dos deuses!!!
Maravilha dos deuses!!!

DSC05041

Passeamos por uma feira que estava rolando ali perto e o Celo teve coragem de experimentar carne de baleia!!! ECA!!! Ela é preta e parece um bife, mas segundo ele, não é saborosa. Fiquei impressionada com a quantidade de orientais comprando a carne…deve ser típico por lá (Japão, China, Coréia, sei lá).

Feira lotada!
Feira lotada!
A carne de baleia é a preta...
A carne de baleia é a preta…

Fomos visitar a principal atração da cidade, que é o funicular que leva até o Monte Floyen, que possui um mirante com uma vista espetacular da cidade. O nome do funicular é Floibanen e nós pagamos 170 coroas (19 euros) para subir e descer. A vista é bem legal e dá para fazer umas trilhas por lá também, mas só ficamos pelo mirante mesmo…

DSC05053

DSC05061

DSC05064

Quando descemos, fomos direto para a região de Bryggen, que é a principal da cidade e está listada como Patrimônio da Humanidade da Unesco. Ela possui casas de madeira coloridas coladas umas nas outras e infelizmente, foi destruída diversas vezes por incêndios. O último, em 1955, destruiu praticamente tudo, deixando apenas 10 casas em pé. Um horror… Por causa deste histórico, é terminantemente proibido fumar lá e há avisos por todos os lados. Ah, as casas são bem tortas! Espero que dê para ver nas fotos:

DSC05090

DSC05089

DSC05087

DSC05080

DSC05086

Seguimos para a fortaleza da cidade, a Bergenhus Festning, mas só passeamos pelos jardins (não sei se dá para entrar em algum prédio/museu).

DSC05096DSC05097

DSC05099

DSC05101

Tentamos ir na Domkirken no final, pois nosso carro estava estacionado por lá, mas ela estava fechada.

DSC05107

 Saímos de Bergen no meio da tarde, com o objetivo de dormir em Lavik, que é uma cidade bem na beira do maior fiorde Norueguês, o SognenFjorden. Pegamos o ferry boat em Oppedal por apenas 124 coroas (13 euros) e deu para ver este fiorde de dentro, sem multidões de turistas. Uma paz só! 🙂 Compramos alguns lanches no próprio ferry boat e quando chegamos em Lavik, achamos melhor continuar dirigindo para ficarmos mais perto da nossa parada do dia seguinte.

bergen

Passamos por micro cidades e não achamos nenhum camping, então o jeito foi tomar coragem e dormir dentro do carro! Achamos um lugar com uma vista incrível e para a nossa surpresa, depois de alguns minutos, um carro e um motorhome pararam para dormir ali também. Bateu medo na hora, mas depois nos acostumamos! Adorei a experiência! 🙂

DSC05110

DSC05116

DSC05125


DSC05144

DSC05145

DSC05153
Onde paramos para dormir…
DSC05150
Vista de hotel 5 estrelas!

DSC05159

Olha o ânimo!!!
Olha o ânimo!!!
E olha o armengue para tirar a claridade!
E olha o armengue para tirar a claridade!

 **********************************************************************

Quer saber mais sobre a nossa viagem de 10 pela Noruega? É só clicar nos links abaixo:

 **********************************************************************

Quer ajudar o blog sem gastar nada por isso?:)

Nós ganhamos uma pequena comissão se você fizer reservas e compras pelos links abaixo:

Agradecemos de coração! ❤