Um passeio por Chaves e Guimarães

No dia 28/05/2024, saímos de Matosinhos – leia mais sobre nossa estadia lá neste post – e fomos com a família da minha melhor amiga para uma quinta que eles alugaram em Redondelo, perto de Chaves. Na volta para Matosinhos, paramos em Guimarães e fechamos a viagem bem satisfeitos com o que vivemos.

Hospedagem

Você pode ver mais detalhes da casa alugada neste link do Airbnb :  Nature & Pool – Countryside Villa.

Passamos 4 dias/3 noites juntos nesta quinta com piscina e jardim e aproveitamos bastante. Fizemos churrasco, tomamos banho de piscina – até levamos um baita susto com a Ju escorregando nela sem boia -, jogamos bola, empinamos pipa, brincamos de bonecas e até ficamos vendo as estrelas cadentes no céu que estava super limpo. Achei o lugar simplesmente delicioso e o café da manhã que eles levaram todos os dias bem gostoso, principalmente no dia que levaram o famoso Pastel de Chaves. É bom de mais, apesar de bem gorduroso.

Conhecendo Chaves

No feriado de Corpus Christi, quinta-feira dia 30/05/2024, nós fomos conhecer a cidade de Chaves e ficamos encantados com seus canteiros floridos, ruelas fofas, castelo medieval com jardim e com a Igreja de Santa Maria Maior, que esta cheia de fieis.

Subimos na torre do Castelo, entramos na igreja rapidamente e passeamos pelas ruas sem pressa e sem tumulto até pararmos para almoçar no restaurante Burguesia Food Experience. Comemos hamburgueres gostosos neste lugar que fica na margem do rio, mas não sentamos lá fora porque o calor estava demais. Passeamos depois pela margem do rio, tomamos um sorvete e seguimos para a casa de uma parente da minha amiga. A Tia Graça mora em uma casa de aldeia perto de Chaves e nos encantou com sua história de vida, bom humor e disposição física para cuidar da sua plantação. Comemos morangos e amoras do pé e as crianças ficaram muito felizes de viver esta vida rural por algumas horinhas.

Parando em Guimarães

Na sexta-feira fizemos o checkout da quinta em Redondelo e decidimos parar em Guimarães para almoçar no restaurante bem recomendado pelo guia Boa Cama Boa Mesa, Casa Florêncio. Comida deliciosa, atendimento e ambiente muito bons também. Comemos pratos de carne e frutos do mar e todos elogiaram tudo.

Saímos de lá e demos um pulinho rápido no Castelo de Guimarães para os nossos amigos conhecerem e as crianças brincarem, e depois seguimos para Matosinhos com os filhotes cochilando no carro.

Dias bem gostosos passados juntos! 🙂

O resto desta viagem

Se quiser saber sobre nossa estadia em Matosinhos e no Porto, completando essa viagem de 9 dias pelo Norte de Portugal, dê uma olhada neste artigo:

Para ver o resumo desta viagem de 9 dias pelo Norte de Portugal, veja o artigo abaixo:

Alguns dos nossos passeios pelo Norte de Portugal

Aqui estão alguns links de passeios que fizemos pelo Norte: