Aproveitamos o verão deste ano para conhecer mais duas regiões da nossa querida França, a Riviera Francesa/Côte D’azur e a Provence. Quem nos acompanha sabe que tentamos ir todos os anos à França para comemorar nosso aniversário de namoro em julho, mas esse ano só deu para irmos em agosto e aproveitamos para comemorar o aniversário de namoro, o aniversário do Celo e a notícia maravilhosa de um bebê no forninho. ❤

***********************************************************************************

 

Para saber sobre as nossas outras viagens pela França, clique nos links abaixo:

***********************************************************************************

O roteiro desta viagem passou pelos lugares abaixo:

Alguns detalhes:

  • Os pins vermelhos foram as nossas paradas para dormir
  • Os pins azuis foram os lugares por onde passamos, mas não dormimos.
  • Rodamos de carro desde Nice no sentido horário.
  • A programação abaixo não foi 100% planejada, mas foi a realizada:

Roteiro França

ALUGUEL DE CARRO

A gente sempre prefere alugar carro para fazer essas viagens de uma semana com vários stops, mas depois de ler em alguns blogs sobre bate-volta de Nice a Mônaco de trem e ônibus, optamos por passar o primeiro final de semana da trip sem carro. Rodamos por Nice a pé e fomos de trem/bus para Mônaco e acho que se tivesse que fazer tudo de novo, faria igualzinho. Na segunda-feira pegamos o carro com a empresa Europcar, que alugamos através do site da Rentalcars, e seguimos viagem para as tão esperadas praias.

HOSPEDAGEM

Tentamos não mudar muito de hotel nas nossas viagens, mas como o trajeto foi bem compridinho com 10 noites, o nosso roteiro otimizado contou com 5 hoteis, que ficaram nas seguintes cidades/municípios:

  • Nice – Ficamos em um hotel com localização excelente, perto da praia e das ruas transadinhas, mas sem café da manhã. Quarto recém reformado, mas dava para ver que o hotel não era super novo. Recomendo mesmo assim. O nome do hotel é Club Inn e quando fomos a avaliação era 9.0. Clique aqui para ver mais detalhes sobre ele.
  • Frejus –  Nosso hotel ficava praticamente na praia e só foi preciso atravessar uma rua para ficar lá naquela água maravilhosa. Quarto confortável, ambiente aconchegante e o melhor, um restaurante Michelin dentro do hotel, com direito a refeições deliciosas (café da manhã inclusive). Donos muito simpáticos também! O nome é Cap Riviera e a avaliação dele estava 9.1 quando fomos. Mais detalhes aqui neste link.
  • La Ciotat – Ficamos no Hôtel Corniche du Liouquet (nota 8.8 – mais detalhes neste link.), que fica em uma estradinha bem remota, no meio da natureza, e apesar de ter sido reformado recentemente e ser todo moderno, eu não morri de amores não. Achei a diária cara (130 euros sem café) e o atendimento ruim, já que alguns funcionários nem falavam inglês.
  • Trets – Essa cidade fica no meio do nada e não tem nada de muito interessante, sendo apenas uma parada estratégica para dormir mesmo. O hotel Citotel Hôtel de la Vallée de L’Arc era arrumadinho, mas não tinha recepcionista depois das 20h. Achei a diária cara para o que oferece (pagamos 79 euros sem café) e a avaliação de 8.3 questionável. Você pode ver mais informações neste link.
  • Bagnols-en-Foret – Outra parada estratégica para dormir, mas que foi uma surpresa muito agradável! Os donos da casa são muito simpáticos, a casa é uma gracinha e ainda tomamos um café da manhã bem gostoso com eles. Au Vélo Lit é o nome do nosso bed & breakfast, com nota 9.6. Veja mais detalhes neste link.

RESTAURANTES

A França tem fama de comida boa e bote boa nisso! Comemos muito bem nesses dias da viagem e vou falar mais sobre os restaurantes nos posts detalhados dos lugares por onde passamos. A única coisa que gostaria de enfatizar aqui é que o horário dos restaurantes é bem chatinho, principalmente se você quiser almoçar.

A nossa rotina normalmente é acordar às 9h, tomar da café da manhã às 10h, sair para passear, almoçar por volta de 15h/16h e só jantar lá para umas 20h/21h. Se você é do nosso time, esqueça essa agenda na França! O horário de almoço dos restaurantes é bem curto, terminando normalmente às 14h e o jantar também não vai até muito tarde não. Passamos alguns perrengues por causa disso simplesmente porque não nos programamos direito, mas fica o alerta aqui pra você não se dar mal também. 😉

RESUMO DA VIAGEM

Essa viagem foi uma das poucas que fizemos sem um roteiro bem elaborado, justamente porque o objetivo era descansar e ver como eu ia me sair estando grávida. Acho que gostei tanto do ritmo mais devagar dela que estou pensando seriamente em adotar para as próximas…rs. Segue um resumo do que vimos, fizemos e mais gostamos:

  • Mônaco – este principado é encantador! As ruas são bem conservadas, os prédios são charmosos, as lojas e restaurantes bem atrativos e os carrões circulando deixam qualquer um de queixo caído. É muito dinheiro em um só lugar! Visitamos o Palácio, que deixou um pouco a desejar por dentro, mas que tem uma vista espetacular, e gostamos da região ao redor dele. Passeamos a pé do palácio até o famoso cassino de Monte Carlo e só entramos no hall de entrada, porque para chegar até as mesas de jogos tínhamos que pagar quase 40 euros. Passeamos mais pelas ruas, inclusive por uma das curvas mais famosas do circuito de F1 de Mônaco e depois pegamos o trem de volta para Nice.
  • No caminho do trem entre Mônaco e Nice, paramos em Villefranche-sur-mer para jantar e foi super agradável. O lugar é uma graça!
  • A cidade de Éze tem um jardim bem interessante e uma vista linda da região. Fomos de carro até lá, dirigindo pela estrada lindíssima entre Nice e Mônaco, mas dá para ir de ônibus também.
  • Nice é o Rio de Janeiro sem o barulho, violência, lixo nas ruas e o povo mal educado (desculpem, cariocas, mas essas características do Rio são as mais marcantes para mim, além da beleza natural, claro). Tem uma orla maravilhosa com o mar azul turquesa e prédios chiques, um parque com vista espetacular da cidade, uma igreja ortodoxa russa que achamos lindíssima e uma região com ruas apenas para pedestres que é uma delícia de passear.
  • St Paul de Vence é uma das vilas medievais mais antigas da região e é um must see! As ruas são lindas com suas lojinhas com produtos caros, mas não tem como não se encantar com o lugar.
  • No caminho entre nosso hotel em Fréjus e Cannes passamos por uma estrada a beira mar com calanques vermelhos lindíssimos. Paramos várias vezes para tirar fotos e isso tirou um pouco do tempo que tínhamos reservado para Nice, mas que coisa mais linda!
  • Cannes me surpreendeu! Também lembra um pouco o Rio de Janeiro, mas a quantidade de carrões e lojas carérrimas foi o que mais chamou a minha atenção. A praia estava lotada, tanto a parte de graça como os beach clubs, e os restaurantes também, mesmo com os preços salgados. Me pareceu o point, sabe?
  • Fomos para Saint Tropez de barco desde Sainte-Maxime, seguindo as dicas do dono do nosso hotel, e foi a melhor coisa que podíamos fazer. O passeio de barco foi super agradável e adoramos ver a cidade de dentro do mar, com todos aqueles yatchs e barcos na marina. Que vista linda! As ruas, prédios e casas são antigos e andar pelas ruelas é um passeio bem agradável.
  • Paramos depois em Port Grimaudque apesar de ser menos conhecida que sua vizinha Saint Tropez me deixou bem mais encantada! A cidade é toda cheia de canais, pontes e casas que parecem de boneca e a energia do lugar é bem legal. Recomendo a visita!
  • Uma das praias mais bonitas que visitamos na região foi indicação de uma amiga: Saint-Clair em Le-Lavandou. Faixa de areia (chega de pedras!!!) extensa, água do mar calminha e azul turquesa, alguns restaurantes na areia e estacionamento fácil. Perdemos a hora descansando e curtindo o sol e acabamos não conhecendo nenhum dos restaurantes legais, então fica o alerta para o horário de almoço até 14h!
  • Fomos jantar em uma cidade chamada Saint-Cyr-sur-Mer, que ficava perto do nosso hotel, e adoramos o complexo com restaurantes transadinhos com todo tipo de comida. Ambiente acolhedor com músicas agradáveis e aquela luz fraca, sabe? Se ficar hospedado por perto, já sabe onde ir para comer!
  • Nosso último dia pela Riviera Francesa foi o que mais nos surpreendeu, pra falar a verdade. Fomos até Cassis para fazermos uma trilha pelos famosos calanques da região, mas descobrimos lá na hora que as trilhas estavam fechadas por causa do alto risco de incêndio – é bem seco lá – e os fortes ventos. O jeito foi comprar um passeio da barco na marina da cidade para conhecer os calanques da região, que são simplesmente maravilhosos! Vou contar mais sobre o passeio no post detalhado, guentaí! Depois do passeio de barco, fechamos o dia com chave de ouro descansando em uma praia deliciosa chamada Le Bestouan, que para nossa sorte ficava em frente ao estacionamento de mesmo nome onde deixamos o carro. Ela é de pedras – sim, você vai ter que ficar de  havaianas o tempo todo – , mas tem água calminha e transparente.
  • Paramos em Aix-en-Provence, principal cidade da região da Provence e adoramos! Cidade medieval maiorzinha, com muitas ruas charmosas, lojas, restaurantes, igrejas e praças. Super agradável de passear…demos a sorte de chegar com uma feira de comida ainda funcionando, então deu pra comprar alguns petiscos divinos.
  • Queríamos muito conhecer o Gorges du Verdon, que é um canyon com um rio azul turquesa no meio simplesmente maravilhoso, mas o problema é que a estrada foi muito sinuosa pro meu gosto e estômago de grávida. Acabamos conhecendo o canyon apenas por cima, com algumas paradas para vistas lindas, mas queremos voltar um dia para pegar um barco lá embaixo e navegar por aquele rio maravilhoso dentro do vale. Dê uma olhada nas imagens do Google aqui para você se encantar também.

A VIAGEM EM FOTOS

Já já vou escrever os posts detalhados dos lugares por onde passamos. 🙂

**********************************************************************

Quer saber mais sobre nossas viagens pela França?

***********************************************************************

Quer ajudar o blog sem gastar nada por isso?:)

Nós ganhamos uma pequena comissão se você fizer reservas e compras pelos links abaixo:

Agradecemos de coração! ❤