Quinta-feira (06/08/2015)
Dormimos dentro do carro e acordamos com menos dor nas costas do que esperávamos. Leia mais aqui. Quem quer ver fotos de fiorde e glaciar levanta a mão!?
Tomamos café da manhã olhando para o maior fiorde do país e depois passamos em um posto de gasolina para nos arrumarmos. Dirigimos por quase 4 horas desde Lavik até o maior glaciar da Europa Continental, o Jostedalsbreen. Tivemos que pegar um ferry de Dragsvik até Hella (90 coroas ou 10 euros), mas a maioria do caminho foi em uma estrada maravilhosa que margeia o Sognenfjorden.
Um resumo: Pegamos uma estrada em zig zag lindíssima, paramos no meio do caminho em uma cachoeira, cruzamos com muitas ovelhas e vacas soltas nas estradas, compramos morangos frescos, vimos neve nas encostas e ainda paramos em vários bancos no meio do caminho, para esticar as pernas e apreciar o visual. Que país indo!!! Uma vista mais linda que a outra e o melhor, no nosso tempo, sem stress. Priceless.
Quanto mais nos aproximávamos do glaciar, mais a água dos lagos ficavam azul turquesa. Muito legal perceber a mudança…
Chegamos ao Nigardsbreen, braço do Jostedalsbreen, bem cansados, mas encaramos a trilha para chegar até sua base (acho que deu quase 2 horas ida e volta). Não fechamos passeio com nenhuma empresa porque já andamos em outros glaciares na vida, mas caso você não tenha feito isso ainda, faça! Eles te levam com um guia e você vai com os equipamentos certos para andar no gelo. É bem legal!
Ah, importante ressaltar: existe um barco que te leva para bem perto do glaciar por apenas 40 coroas (5 euros), ida e volta. Infelizmente, ele já tinha encerrado o expediente quando estávamos lá, mas eu acho que vale muito a pena, porque a trilha não tem nada demais e ainda é bem escorregadia (eu escorreguei feio).
O visual é lindo, mas tenha em mente que é bem frio. Nós fomos em AGOSTO, pico do verão, e acho que a temperatura ficou abaixo de 10 graus. Atenção às roupas, hein!
Saímos de lá por volta de 19h e dirigimos até Mannheller, para pegar um ferry até Fodnes. Pagamos 108 coroas (12 euros) pela travessia e assim que chegamos do outro lado, começamos a procurar campings para dormir. Paramos em um camping excelente, o Laerdal Ferie OG, e pagamos 220 coroas (24 euros) pela noite. Os banhos custavam 5 coroas para cada 4 minutos. Delícia de chuveiro e instalações! Recomendo.
Sexta-feira (07/08/2015)
Tomamos café da manhã, desmontamos a barraca e lá fomos nós para a igreja de madeira mais famosa do país, a Borgund, que merece um post só para ela. É MA-RA-VI-LHO-SA!!!
Se quiser saber mais sobre esta viagem de 10 dias pela Noruega, veja os posts abaixo:
- 10 dias incríveis na Noruega em pleno verão (Resumo)
- Chegando na Noruega (uma saga de avião, ônibus, trem e carro)
- 1 dia em Kristiansand e arredores
- Entre Kristiansand e a famosa pedra Preikestolen
- A famosa Preikestolen
- 1 dia em Stavanger e arredores
- 1 dia em Bergen e arredores
- O maior fiorde norueguês e o maior glaciar europeu
- Borgund Stavkirke, uma igreja de madeira medieval
- 2 dias em Flam e arredores
- 2 dias em Oslo, capital da Noruega
Se quiser fechar passeios na Noruega com segurança, veja as opções do nosso parceiro Civitatis: