Mochilões e Mochilinhas

Uma tarde em Leiria

Índice

(Este dia de passeio foi dentro de uma viagem de 9 dias pelo Centro e Norte de Portugal. Para saber mais sobre esta viagem, leia o artigo 9 dias pelo Centro e Norte de Portugal)

Dia 1 – sábado (20/08/2022)

Saímos de Cascais ainda pela manhã e dirigimos por 1h30 até Leiria, pois queríamos conhecer o seu famoso Castelo. Como chegamos perto da hora do almoço, estacionamos o carro no centrinho histórico e fomos direto para um restaurante que havíamos lido boas avaliações, o Mata Bicho Taverna. Conseguimos sentar em uma mesa do lado de fora com vista para o dito cujo e as crianças ficaram brincando horrores com os pombos que não saíam dali. O atendimento foi bom e a comida estava boa também, mas o polvo que pedi nem se compara aos polvos de Cascais…rs.

Saímos do almoço e fomos caminhando até a atração principal da cidade, passando por ruelas simpáticas, pela Sé de Leiria (1554) e depois pegando o elevador gratuito da cidade. Lá de cima já deu pra ver uma vista linda, o que nos deu um gás para continuar a subida até o topo do morro.

Chegamos ao Castelo bem cansados, compramos os ingressos (adultos 2.10 euros, seniors 1.05 euros e crianças até 10 anos de graça) e começamos o passeio contando histórias de lutas para o pequeno continuar empolgado.

Um pouco de história: O Castelo de Leiria começou a ser construído em 1135 a pedido de Dom Afonso Henriques e junto com Pombal, Ourém e Tomar, era parte do sistema de defesa do centro de Portugal. No início do século 14, Dom Dinis transformou o castelo em residência real para ele e sua esposa, Isabel de Aragão, mas foram vários os monarcas que se deixaram deslumbrar pela paisagem fantástica que é possível observar do topo do morro.

Começamos andando pela muralha e apreciando as vistas de todos os ângulos possíveis, depois subimos na torre, passamos pelos arcos característicos e instagramáveis, e por fim fomos na igreja gótica de Nossa Senhora da Pena. Tudo está muito bem conservado, principalmente porque em 2021  foram concluídas as obras de requalificação de grande parte do espaço, ou seja, foi uma boa surpresa.

Descemos o morro com facilidade e fomos direto na Pastelaria LuziClara, comer o doce típico de Leiria, a Brisa do Liz/ Brisa do Lis. Confesso que eu esperava uma padaria imponente e que me decepcionei quando vi uma padaria de esquina com poucos atrativos, mas eu adorei o tal doce. Ele leva ovos, açúcar e amêndoas, parecendo bastante o nosso quindim, que ao invés das amêndoas leva coco ralado.

Dirigindo até o hotel em Ílhavo

Pegamos o carro e dirigimos por 1 hora até o nosso hotel em Ílhavo, o Hotel de Ilhavo Plaza & Spa. Chegamos perto das 18h e já era hora de dar jantar para a Ju e Paddy, então acabei pedindo uma sopa e um omelete no bar do hotel, o que foi uma mão na roda. Subimos para nossos quartos, tomamos banho, nos arrumamos, colocamos a Ju para dormir no carrinho e fomos jantar na hora reservada no restaurante Casa Velha, que fica dentro do hotel e tem vista para a piscina. Achei o ambiente bem bacana e fiquei logo animada quando nos ofereceram espumante na entrada. O menu com entrada, prato principal, sobremesa e bebida tinha poucas opções e custava 24 euros por pessoa, e gostamos de tudo. Pegamos o elevador e cama!

Todos os posts desta viagem

Se quiser saber mais sobre este viagem de 9 dias pelo Centro e Norte de Portugal, veja os posts abaixo:

Índice

Parceiros
Recentes
Newsletter
Instagram
Facebook
Planeje sua viagem
Booking.com

Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Ao usar os links abaixo para organizar sua viagem, você ajudará este blog a continuar existindo, já que os nossos parceiros nos repassarão uma pequena comissão. Você não pagará nada mais por isso e nós ficaremos muito felizes! :)

Conteúdo Relacionado

1 dia na região de Entre-os-Rios, no Douro

Passamos 1 dia na região de Entre-os-Rios explorando as vistas maravilhosas dos miradouros, conhecendo uma praia fluvial, aproveitando a piscina da nossa quinta e comendo super bem em um restaurante bem indicado. Um dia bem passado, com certeza!

LEIA MAIS »
Nosso roteiro de 1 dia em Braga

Passamos um dia conhecendo Braga e o famoso Santuário Bom Jesus do Monte, que fica nos arredores, e adoramos a terceira maior cidade portuguesa. Comemos super bem, fomos muito bem tratados por onde passamos e ainda encontrei uma amiga que não via há muito tempo. Foi ótimo!

LEIA MAIS »

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter