Dia 27/09/2015 (domingo)

Saímos da nossa casa e fomos primeiro para a cidade de San Gimignano e depois para a cidade de Volterra. Só para você ter uma noção de distância de carro, o percurso de ida e volta deu cerca de 2 horas. A estrada é de boa qualidade, mas o que há de melhor é a paisagem, repleta de vinícolas bem cuidadas com casas típicas super charmosas.

San Gimignano tem um dos contornos urbanos mais interessantes da Itália, pois é possível ver de longe as 14 torres que sobraram do século XII (eram 72 no total). Quando começamos a nos aproximar da cidade, fiquei surpresa com a quantidade de turistas parando os carros em estacionamentos enormes fora da cidade medieval.  Depois descobri o motivo: não dá para circular lá dentro se você não for residente.

DSC07643

Paramos o carro em um dos estacionamentos e para as 3 horas que ficamos ali, pagamos 6 euros por isto. Andamos alguns minutos subindo ladeiras não tão íngremes e logo chegamos à nossa primeira atração, a igreja de Sant’Agostino. Esta igreja costuma passar despercebida pelos turistas, porque está em um canto da cidade com poucas atrações, mas o nosso guia recomendou e nós fomos atrás. A praça onde ela está é muito medieval…adorei!

DSC07644

DSC07646

DSC07649

DSC07653

DSC07650

Saímos de lá e começamos a andar em direção à área mais turística. Achei a cidade uma graça!! Olha só:

DSC07664

Chegamos na Piazza della Cisterna,  que possui um poço bem no seu meio e mansões com janelas de barras verticais. Fizemos questão de comprar um sorvete na Gelateria Dondoli, porque vimos várias placas de prêmios e uma fila considerável. Há uma sorveteria ao lado que diz ser a melhor do mundo, mas não há nenhum prêmio na parede…rs.

DSC07691

DSC07744

DSC07753

A praça vizinha é a Piazza del Duomo e nela você vai encontrar o Duomo (catedral da cidade de 1148) e o Palazzo Nuovo del Podestà, que foi construído para ser o novo palácio do governo, mas hoje abriga o centro de turismo e o Museu Cívico. Se você desejar subir os 218 degraus da torre mais altada da cidade, a Torre Grosso, é pelo museu que tem que entrar. Ah, não existe ingresso apenas para a torre, apenas o combinado torre + museu. Nós não subimos, mas há quem diga que é uma das vistas mais belas da Itália.

DSC07666

DSC07665

Nós fomos em busca de mirantes e achamos dois bem vazios, com vistas espetaculares! Dá uma olhada:

DSC07713

DSC07700

DSC07726

DSC07702

Havia inclusive um restaurante com vista incrível que só abre para o jantar.

QUAL É O MOTIVO PARA NÃO OFERECEREM ALMOÇO COM ESTA VISTA, MEU DEUS?

DSC07721

Como estávamos com fome, mas não queríamos sentar em nenhum restaurante e perder tempo de passeio, optamos por comprar fatias de pizza na RiccaPizza, na rua principal da cidade. Bem gostosinha, até.

DSC07741

Além da pizza, compramos massas, molhos, linguiças, queijos e outras iguarias da região em lojinhas charmosas pela cidade e nos despedimos da cidade.

DSC07736

Seguimos viagem para Volterra e quando chegamos, paramos o carro em uma rua fora da cidade, bem perto de um portão medieval. O estacionamento na rua foi mais barato (2.50 euros para 2 horas), mas é sempre mais arriscado também. Graças a Deus, nada aconteceu! Passeamos sem compromisso pela cidade e por ser também medieval, ela também nos encantou. Que clima gostoso, que paz…

DSC07762

DSC07772

DSC07769

DSC07779

Depois de um tempo circulando, tivemos uma surpresa super agradável: começou um desfile no estilo medieval, com direito a marcha, muito batuque e muita seriedade dos atores também. Nós não entendemos o que era aquilo e até perguntamos para as pessoas ao nosso lado, também perdidas, mas achamos o máximo. Olha só:

DSC07799

DSC07807

Achamos muito legal a apresentação, mas não rolou ficar até o final.

Aproveitamos que ainda estava de dia e voltamos para nosso cantinho apreciando a paisagem da estrada. Que estrada linda! 🙂

DSC07836

 ***********************************************************************

Quer saber tudo sobre a nossa viagem de 14 dias pela Itália? É só clicar nos links abaixo:

***********************************************************************

Quer ajudar o blog sem gastar nada por isso?:)

Nós ganhamos uma pequena comissão se você fizer reservas e compras pelos links abaixo:

Agradecemos de coração! ❤