Mochilões e Mochilinhas

Caserta e Pompeia em 1 dia

Dia 1 (domingo) – 28/05/2017

Saímos de Roma com o nosso carro alugado na estação de trem Termini por volta de meio dia e dirigimos por 2 horas cerca de 200 km até a cidade de Casertauma dica maravilhosa que o guia da Lonely Planet me deu. Nesta cidade está o Pallazo Reale (ou Reggia di Caserta para os italianos)uma das maiores e últimas realizações da arquitetura barroca – minha favorita – italiana. Resumindo, é o Palácio de Versalhes da Itália. Uma maravilha de dica, não?

DSC01082

Em 1752, o rei Carlos VII de Bourbon exigiu um palácio para rivalizar com Versalhes e contratou Luigi Vanvitelli para construir um maior que o rival. Com 1200 cômodos (!!!), 1790 janelas, 34 escadarias e uma fachada enorme de 250 metros, acredita-se que ele foi o maior edifício da Europa no século XVIII. Impressionante, né?

(Se você é fã de Star Wars, deve ter visto o palácio em dois filmes da saga – A ameaça fantasma e o Ataque  dos clones . As cenas do interior da residência da rainha Amidala foram filmadas lá. Se não é fã, ele também apareceu em Missão Impossível III).

Enfim…depois de ler estas informações no guia ainda em Dublin, fiz questão de colocar no nosso roteiro e portanto, lá fomos nós visitá-lo. Quando chegamos na cidadezinha, que não é nada demais, confesso que as expectativas ficaram bem baixas. Penamos um pouco para estacionar e aproveitamos para almoçar antes de conhecer a belezura. Paramos no Trattoria Chichibio, um dos poucos restaurantes abertos na cidade por causa do horário, e apesar do atendimento ruim, gostamos muito da comida.

Fomos depois para o palácio e UAUUUU – que prédio gigante!!! Talvez dê para entender pelas fotos. Aqui vão algumas:

DSC01094

Pagamos 12 euros por pessoa para visitar os jardins e os aposentos reais (veja mais informações no site oficial) e apesar dos pátios internos e jardins não impressionarem de cara, já que não são bem cuidadinhos, fiquei APAIXONADA pelas escadarias e pelos cômodos do segundo andar. É um mais lindo que o outro, olha:

DSC01127

Saímos de lá felizes pela visita. 🙂

Tomamos sorvete na pracinha ao lado (que calor!!!) e dirigimos uns 50 km até a cidade de Pompeia, onde dormimos. Ficamos hospedados num bed & breakfast bem justo e super bem localizado, o B&B Elena, com decoração bem fofa. Checa só:

O melhor de tudo é que o dono nos deu a dica de uma pizzaria simplesmente DIVINA que fica a 5 minutos a pé de lá, a I Matti Pizzeria. Que pizza boa e barata (menos de 10 euros!), gente, e que ambiente agradável… Recomendo!!!

Dia 2 (segunda) – 29/05/2017

Tomamos café da manhã com calma, fizemos o checkout e dirigimos até as Ruínas de Pompeia, principal atração da cidade. Como tínhamos reservado um tour em inglês no próprio B&B, o dono do B&B nos deu a dica de onde estacionar (dentro de um camping perto da entrada) e onde encontrar a nosso guia. Fizemos como explicado e quando encontramos a guia, achamos o esquema uma zona.

Para começar, você deve pagar o passeio em dinheiro para a guia e rezar para ela ter troco. Se não tiver, fica um lenga lenga até resolver. Perdemos bastante tempo esperando todo mundo pagar, pegar seus trocos e seus ingressos para passar pelas roletas, mas quando o tour começou, achamos bem maneiro. Ela nos explicou váriossss detalhes das ruínas e é claro que agora, quase 2 meses depois da viagem, eu não me lembro de tanta coisa assim…

É importante você saber que essas ruínas existem porque no ano de 79 d.C. o vulcão Vesúvio destruiu completamente a cidade que ali existia, deixando-a com uma camada de cinzas (bagacina) que levou a morte de cerca de 2 mil pessoas. Algumas pessoas acham que a cidade foi tomada pela lava do vulcão, porque parece que há um filme famoso errado sobre a catástrofe, então a guia fica o tempo todo ressaltando que as pessoas morreram asfixiadas e não queimadas.

DSC01176

Este lugar é considerado o sítio arqueológico mais impactante da Europaporque foi possível escavar a região e o resultado do trabalho é uma fatia bem preservada da vida antiga (e bote antiga nisso!). É possível caminhar pelas ruas romanas, entrar nas casas, termas e até em um bordel e ver alguns detalhes impressionantes, como desenhos nas paredes e buracos no chão para amarrar os cavalos.

DSC01185

DSC01212

PS. Olha o bordel da cidade:

O passeio dura umas duas horas e com certeza é uma experiência imperdível.

Saímos de lá e dirigimos por menos de 20 km até o nosso hotel em Vico Equense. Outra cidade estranha, né? Pois é, expliquei no post resumo o porquê de fazermos a nossa base da Costa Amalfitana nesta cidadezinha desconhecida, mas aqui vai um dos motivos, além do preço em conta:

DSC01274

DSC01273

Quer saber mais sobre a continuação da viagem pela Costa Amalfitana? Leia mais neste artigo.

____________ //____________

Quer saber mais sobre ESSA VIAGEM? Veja os posts abaixo:

Se quiser saber mais sobre outras viagens nossas pela Itália, veja abaixo:

Quer nos ajudar a manter o blog atualizado ? Use os links abaixo! Você não pagará mais por isso e nós receberemos uma comissão pela indicação.

Thanks! ❤

Índice

Parceiros
Recentes
Newsletter
Instagram

Planeje sua próxima viagem conosco!

Quer ajudar o blog sem pagar nada por isso? Basta usar os nossos links para ganharmos uma comissão dos parceiros abaixo:

Reserve seu Hotel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Alugue seu Carro

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Seguro de Viagem

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Compre Moeda

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo Relacionado

Estocolmo
4 dias em Estocolmo com as crianças

Nosso roteiro de 4 dias por Estocolmo, capital da Suécia, com nossos filhos de 1 e 4 anos. Fomos em junho de 2022, pegamos dias super agradáveis por lá e por isso voltamos encantados com a cidade!

LEIA MAIS »
Europa
6 dias na Ilha da Madeira com as crianças

Nosso roteiro de 6 dias para a Ilha da Madeira com nossos filhos e meu pai em abril de 2022. Ficamos hospedados em um hotell all inclusive e de lá partimos de carro para conhecer as principais atrações da ilha, entre elas o Cabo Girão, o Teleférico de Funchal e as Piscinas Naturais de Porto Moniz, entre outras. Foi maravilhoso!

LEIA MAIS »