Search
Search
Close this search box.
Mochilões e Mochilinhas

2 dias em Florença

Índice

Dia 1 – quinta-feira (24/09/2015)

Saímos de Bolonha no meio da manhã e chegamos na estação de trem em Florença (Santa Maria Novella) pouco depois de meio dia. Passamos no centro de turismo que fica logo em frente à estação e seguimos a indicação da atendente de irmos andando até a nossa hospedagem. 

Leia mais sobre nossa estadia em Bolonha clicando aqui.

Nosso apartamento em Florença

O apartamento que alugamos é relativamente perto da estação de trem, mas também é bem perto da Duomo, que é a principal atração da cidade. Ele está localizado em uma rua bem calma, em um prédio bem típico, então dá para se sentir até um local vivendo ali. O nome do apê é Crystal Ship Apartment e nós pagamos 85 euros pela diária. Achamos o banheiro muito pequeno, o wifi não funcionou nas duas noites que estivemos lá e apesar de ter que subir 3 lances de escadas apertadas, foi uma experiência interessante.

Como a gente chegou antes do horário de checkin (17h), nós deixamos as nossas malas com o responsável pelo apartamento, que mora no primeiro andar do prédio, e saímos para passear.

Catedral de Santa Maria del Fiore

A nossa primeira parada foi na Duomo, que realmente merece todos os elogios que possui. A Catedral de Santa Maria del Fiore é lindíssima por fora com sua fachada neogótica em 3 cores – branco, verde e rosa. Ela começou a ser erguida em 1296, mas a sua construção se estendeu por cerca de 150 anos. A famosa cúpula do artista Fillipo Brunelleschi, por exemplo, só foi construída entre 1420 e 1436. Já a sua fachada neogótica foi projetada no século XIX para substituir a original, do século XVI.

Ao entrarmos na Catedral, confesso que me decepcionei um pouco. Eu estava esperando algo estonteante, talvez porque eu tenha me encantado com seu exterior, mas depois entendi o motivo de ser tão “pobre” visualmente falando: a maioria dos tesouros artísticos que ali estavam foi removida com o passar dos séculos e está exposta no Museo dell’Opera di Santa Maria de Fiore, que estava fechado.

Ingresso combinado

Depois de passearmos por ela, descemos para a cripta, onde compramos o ingresso combinado (cúpula + batistério + campanário + cripta + museu) por 10 euros por pessoa. Se você quiser visitar apenas a Catedral, não precisará pagar nada, mas eu recomendo a visita ao batistério, que fica bem em frente e tem a mesma identidade visual, e também a subida à cúpula. Como o ingresso é valido por 14h, nós decidimos visitar a catedral, o batistério e a cripta neste dia e deixamos a subida à cúpula para o dia seguinte. (o museu estava fechado e a subida ao campanário me pareceu redundante, já que ele é mais baixo que a cúpula e fica ao lado dela). A cripta não me impressionou, mas eu achei o Battistero di San Gioavanni lindo!

Almoçando em Florença

Como estávamos famintos e tínhamos relativamente pouco tempo para comer, fomos direto em um restaurante indicado por uma amiga, o La Prosciutteria. Ela me disse: eles têm sanduíches maravilhosos e eu realmente tive que ir experimentar! Ele fica perto da Piazza della Signoria e tem um sanduíche melhor que o outro, por 4.50 euros. Nós pedimos dois grandes e o que eu mais gostei foi o de prosciutto + queijo pecorino (típico da Itália).

Galleria dell’Accademi

Saímos de lá muito satisfeitos e passamos pela Piazza della Repubblica antes de chegarmos a Galleria dell’Accademia.

Chegamos no local para retirada do bilhete (compramos online – 16.50 euros por pessoa – agendamos para 16h), que fica do lado oposto da entrada do museu, e quando descobri que tinha uma fila para entrar sem nenhum controle de horário, fiquei P da vida. Para quê vender com horário marcado então? Ficamos meia hora na fila e para piorar, ainda vi gente sem ingresso na fila ao lado entrando antes de mim. Não faz sentido algum este processo! 🙁 

Esta galeria é bem pequena e acho que dá para ser visitada em um hora, fácil. A sua principal obra é a estátua de Davi, do Michelangelo, que realmente é impressionante. A perfeição das curvas e dos detalhes desta estátua encravada em uma única peça de mármore é de arrepiar.  Ah! Eu adorei o corredor que leva ao Davi, porque dá para ver várias estátuas do Michelangelo inacabadas. O cara era um gênio mesmo!

Saímos de lá e ficamos passeando pela região, sem compromisso ou pressa. Fiquei impressionada com a quantidade de lojas e stands de feiras com acessórios em couro legítimo italiano. Os milhares de turistas circulando indo a loucura… é uma cidade vibrante.

Jantando em Florença

Quando escureceu, nós escolhemos o restaurante Trattoria L’Oriuolo, por ter excelente avaliação no TripAdvisor e por ainda oferecer 15% de desconto caso reservássemos a mesa pelo site do TA. Fizemos isso e tivemos um ótimo jantar! O bom é que nem precisamos andar muito para o nosso apê.

Atrações visitadas neste dia:

day 1 florence

Dia 2 – sexta-feira (25/09/2015)

Começamos o dia tomando café da manhã em uma padaria ali perto, pois não nos planejamos para tomar em nosso apartamento.

Subindo a cúpula

Depois pegamos uma fila enorme para subir os 463 degraus da cúpula, mas valeu muito a pena!!! Já aviso que a subida é tensa, porque é tudo apertado e as pessoas sobem e descem pelo mesmo caminho, então você tem que se espremer para dar passagem. No final das contas, compensa, mas não recomendo para quem tem claustrofobia.

Basilica di Santa Croce

Descemos com as pernas ainda bambas, paramos para tomar um sorvete maravilhoso no fofíssimo La Milkeria e seguimos até a Basilica di Santa Croce. Pagamos 6 euros por pessoa para entrar porque queríamos ver os túmulos de alguns florentinos famosos, entre eles Michelangelo, Galileu e Maquiavel. A igreja é bem simples por dentro, se comparada ao seu exterior lindíssimo, mas os túmulos são bem interessantes. Não deixe de passear pelo jardim e visitar as salas e capelas ao redor dele.

Almoçando em Florença

Ficamos tão apaixonados pelo sanduíche que comemos no dia anterior, que decidimos voltar para aquela rua e experimentar os sanduíches de um concorrente lotado, o All’Antico Vinaio. Ficamos na fila uns 10 minutos e escolhemos dois sanduíches aleatórios que também estavam ótimos, mas que custaram 50 centavos mais caros que os de ontem…rs. Valeu a pena, anyway!

Ponte Vecchio

Fomos andando com nossos sanduíches e ficamos apreciando a Ponte Vecchio, que cruza o rio Arno, até terminarmos de comer. Esta ponte medieval é bem interessante, porque possui joalherias em toda a sua extensão. A história diz que Ferdinando I de Médici retirou todos os açougueiros que tinham ali, porque ele não gostava do cheiro do local quando passava pelo Corridoio Vasariano, que é uma passagem  que liga a Uffizi ao Palazzo Pitti.

Galleria degli Uffizi

Nós cruzamos a ponte e só passamos em frente ao Palazzo Pitti, pois tínhamos hora marcada para visitar a Galleria degli Uffizi (compramos online – 16.50 euros por pessoa). Mesmo com ingressos comprados com horário marcado, pegamos uma baita fila com pessoas de horários aleatórios. A frustração foi menor que o dia anterior, porque eu já estava preparada emocionalmente. Esta galeria é ENORME (45 salas com 1500 obras) e como nós somos bem objetivos, focamos em conhecer apenas as principais obras apontadas pelo nosso guia. Demoramos umas 2 ou 3 horas lá dentro, mas dá para ficar muito mais.

Piazza della Signoria

Saímos de lá exaustos e paramos em um restaurante bem turístico na Piazza della Signoria para beber vinho e relaxar. Ficamos apreciando o Pallazo Vecchio (prefeitura e câmara municial), a Fontana di Nettuno e as diversas réplicas de estátuas dentro do Loggia dei Lanzi. Vale a visita!

Provando a Bistecca Fiorentina

Como o Celo estava com vontade de experimentar a famosa bistecca fiorentinanós procuramos um restaurante no TripAdvisor que fosse famoso por este prato. Acabamos escolhendo o Trattoria Osteria Da Que’ Ganzi, que é um restaurante bem acolhedor em uma rua calma da cidade. Nós chegamos lá cedo e conseguimos uma mesa para vinte minutos depois e para nossa surpresa, fomos atendidos pelo dono, que é um cara muito simpático e muito interessado em agradar seus clientes.

Nós explicamos que queríamos provar a bistecca e ele prontamente nos indicou o melhor vinho para acompanhar, as melhores entradas, os melhores acompanhamentos…Foi o melhor jantar de toda a viagem, com certeza! O mais caro também (80 euros), mas valeu cada centavo. A bistecca estava divina e posso dizer que foi uma das melhores carnes que já comi na minha vida (se não a melhor!). RECOMENDO!

Atrações visitadas neste dia:

Day 2 florenca

Dia 3 – sábado (26/09/2015)

Mercato Centrale

Entregamos a chave do apartamento e fomos para o Mercato Centrale da cidade, que é o paraíso para quem gosta de mercadões como nós. Passeamos por ele com vontade de comprar tudo e escolhemos uma barraca para comprar sanduíches enormes e saborosos, com muito prosciutto e muito queijo gordo. Este foi o nosso café da manhã. Que delícia!

Seguimos andando com as nossas malas até o local onde pegaríamos o carro da Álamo, que fica bem perto da estação de trem Santa Maria Novella. Não entramos na igreja de mesmo nome, pois achávamos que íamos conseguir fazer quando voltássemos para devolver o carro, mas no final das contas, não deu tempo e eu estou aqui arrependida.

Lição aprendida: nunca deixar para amanhã o que dá para fazer hoje.

Pegamos o carro sem problemas e ficamos 100% ligados nas placas de Traffico Limitato, que indica zonas apenas para moradores.

Piazzale Michelangelo

Demos um pulinho na Piazzale Michelangelo e adoramos a vista! Olha só:

Agora com o carro, seguimos para conhecer as cidadezinhas fofas da Toscana e contei tudo sobre nossos dias de exploração por lá neste post aqui.

Partiu viagem romântica <3


Quer saber mais sobre ESSA VIAGEM? Veja os posts abaixo:

Se quiser saber mais sobre outras viagens nossas pela Itália, veja abaixo:

Índice

Parceiros
Recentes
Newsletter
Instagram
Facebook
Planeje sua viagem
Booking.com

Planeje sua viagem com nossos parceiros!

Ao usar os links abaixo para organizar sua viagem, você ajudará este blog a continuar existindo, já que os nossos parceiros nos repassarão uma pequena comissão. Você não pagará nada mais por isso e nós ficaremos muito felizes! :)

Conteúdo Relacionado

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter